Pensar Enlouquece. Pense Nisso!!!
2006-11-23 08:27:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
PROCESSAR IDÉIAS. PRA MIM É O OPOSTO DE MEDITAR.
2006-11-27 07:22:40
·
answer #2
·
answered by Renata 6
·
0⤊
0⤋
Única característica exclusivamente humana. Se bem que, olhando pra tudo o que o homem tem feito e faz com seu planeta e com os outros homens, isso é contestavel...
2006-11-26 19:50:36
·
answer #3
·
answered by Ísis Vasconcelos 2
·
0⤊
0⤋
Discutir com seu eu interior, conversar consigo, nossa o ato de pensar só não é mais rápido que a velocidade da luz... a gente pensa tanto em tão pouco tempo... é fascinante como o cérebro humano tem tantas reações a diferentes estímulos...
:*
bjs
2006-11-26 04:53:22
·
answer #4
·
answered by Uni-Duni-Tê 2
·
0⤊
0⤋
Manter penso, na órbita, apenso à mente. Como ponte pênsil é uma ponte que une de maneira dinâmica duas extreminadades de um caminho. Etimológicament epensar é manter um assunto, um tema queestão na órbita, nas cogitações amente.
2006-11-24 17:01:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pensar é uma capacidade inerente ao ser humano (pelo menos é o que os cientistas dizem) de abstrair situações. Através do pensamento cria-se, virtualmente, outras realidades. Há até algumas pessoas que conseguem alguma tipo de realização apenas através do pensamento - não é telecinesia, nem telepatia, apenas conseguem sentir realmente aquilo que estão pensando. Tente, é muito interessante, mas cuidado para não fugir da realidade e ficar apenas no mundo dos pensamentos ...
2006-11-23 20:43:32
·
answer #6
·
answered by Rose 3
·
0⤊
0⤋
Segundo Lipman "pensar é fazer associações e pensar criativamente é fazer associações novas e diferentes".
"Pensar é o processo de descobrir ou fazer associações e disjunções
O termo genérico para associações e disjunções é relacionamentos".
Lipman está afirmando que pensar é o processo de descobrir relações existentes na realidade e representá-las em nossas consciências e que isso nos permite atinar para os significados ou os sentidos que, de alguma forma, estão dados na mesma.
Lipman indica, ainda, uma possibilidade especial do pensar: a de produzir ou criar novas relações e, portanto, a de os seres humanos estarem produzindo novas significações ou novos sentidos para a realidade e, por conseguinte, para suas próprias vidas, visto que fazem parte do processar-se da realidade.
A forma através da qual os seres humanos concretizam sentidos ou direções na realidade é sempre a sua prática, a sua ação. Ao mesmo tempo em que vão agindo e pensando reflexivamente o seu agir, os seres humanos podem estar representando as relações implicadas na realidade e podem estar representando intelectualmente novas relações. Tanto as relações percebidas quanto as relações criadas ou construídas são trabalhadas na consciência como indicadoras das direções (sentidos) da prática humana.
A ação tem, como componente importante e necessário, o processo do pensar. Não é só o pensar que determina a ação, mas o pensar, nos seres humanos, é um dos determinantes da ação. O pensar produz sentidos, direções, significações na e para a ação. Daí a importância de que o pensar seja bem "produzido", isto é, seja construído com rigor, sistematização, profundidade, com examinação (sic) constante e séria e com disposição constante a revisões (auto-correção), levando em conta as várias situações na sua globalidade e, dentro de cada realidade situacional, as relações dadas e as possíveis.
O raciocínio é o processo do pensamento através do qual nós produzimos nossas conclusões a partir de algo já sabido. Isso, todas as pessoas fazem, inclusive crianças pequenas.
*********************
Raciocínio - (À expressão lógica de um raciocínio chamamos argumento). Os raciocínios são relações entre juízos. pelo que podemos considerar que o raciocínio é uma operação racional que consiste na obtenção de um conhecimento novo (conclusão), a partir de conhecimentos previamente adquiridos (premissas), que não poderiam ser alcançados de outra forma com o mesmo grau de consistência.
Podemos dizer que, basicamente, adquirimos conhecimentos efectivos acerca da realidade a partir de duas vias: a experiência e a razão.
Pensar é conhecer, o seja, é recolher dados acerca de algo, o que não deixa de poder ser encarado como um acto de avaliação, e aqui convém dizer que só conhecemos algo de novo, integrando-o no conjunto dos conhecimentos já adquiridos, o que remete para uma necessária ponderação dos elementos novos e da sua compatibilidade com os já adquiridos.
Pensar é, também, julgar, ou seja, é comparar objectos (conceitos), de forma a que possamos distinguir e relacionar, de uma forma pertinente, os elementos da nossa realidade, interna e externa.
2006-11-23 20:40:01
·
answer #7
·
answered by marcos k 2
·
0⤊
0⤋
É o esforço necessário para se responder a uma pergunta como essa........
2006-11-23 16:25:22
·
answer #8
·
answered by virtuoso 4
·
0⤊
0⤋
Fazer reflexões; refletir, raciocinar:
2006-11-23 16:22:31
·
answer #9
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Reflitir.
2006-11-23 16:34:19
·
answer #10
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
1⤋
a definiçao de pensar é refletir, vc tentar responder algo sem saber a resposta.
2006-11-23 16:33:36
·
answer #11
·
answered by marylu 2
·
0⤊
1⤋