English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

essa pergunta esta no trabalho de portugues do meu filho que esta fazendo a quinta serie

2006-11-23 06:07:26 · 4 respostas · perguntado por Meire G 1 em Sociedade e Cultura Idiomas e Línguas

4 respostas

Essa pergunta apareceu duas vezes. Vou colar minha resposta aqui:

Sim, podemos usar. A gíria é parte da expressão cultural de um grupo, seja por classe social, faixa etária, classe profissional etc.
Elas, quando reprimidas, trazem uma artificialidade no falar e a expressão se torna mais pesada.
Por outro lado, é óbvio que se deve saber em que ocasiões usá-las. Há pessoas (preconceituosas) que se sentem ofendidas pelo seu uso e, desta forma, devemos saber escolher os momentos.
Em situações formais (audiências, cultos religiosos etc), deve-se procurar uma linguagem padrão, evitando-se mal-entendidos e tratamento discriminatório.
Em situações contextualizadas, o falante não deve se reprimir. Se está entre amigos, deve escolher o vocabulário que o deixe à vontade naquele esfera. A linguagem com colegas de trabalho é outra, com o chefe, ainda outra.
O importante é entender que em cada situação o ser humano escolhe um registro de linguagem diferente e que nenhum desses registros é superior ao outro: simplesmente cada um se adequa melhor a cada situação.

2006-11-24 02:06:20 · answer #1 · answered by Alyson Vilela 6 · 0 0

As gírias são vistas no português como uma variação ou simples forma de expressão!!!Por exemplo: a norma culta "obriga" a escrevermos " nós vamos",mais na fala tem gente que diz "nóis vai" é errado,mas é uma variação!!Em um texto,depende muito do que se trata,se for uma carta informal(amigos,vizinhos,conhecidos) o uso da gíria é até aceitável,porém,se for um texto formal(como dissertações) é proibido o uso de gírias pois elas "empobrecem" o texto,mesmo sendo aceitas quando ditas no dia-a-dia!!!!

Bjos

2006-11-23 18:06:55 · answer #2 · answered by Lari 3 · 0 0

Depende do contexto e do tipo de texto que vc estiver redigindo.
Se for um texto dirigido a amigos, colegas, inimigos etc. não tem problema.Ou seja textos de forma informal em geral. Na verdade eu digo que se pode usar, mas não sig que devemos, "devemos" passa uma sensação de obrigatoriedade e ng é obrigado a escrever girias.

No texto literário, em minha opinião elas, as girias, só cabem se a narração estiver em primeira pessoa, e se narrador for personagem, e no caso se este personagem for caracterizado como um falante de girias.
Ex;

"Eu sou João, sou malandro, moro no morro, curto as minas e os caras, e não dou mole pros gambé"(como se esta frase tivesse sido tirada de ua redação de escola por exemplo, onde a professora pediu para que o tema ou ambiente fosse a classe baixa social)

sei que o exemplo esta ridiculo, mas foi a forma que encontrei para expressar o que havia dito.

espero ter ajudado, bye bye

2006-11-23 14:23:40 · answer #3 · answered by Jenny Jen 4 · 0 0

sim
pq a lingua é uma coisa viva, e tudo q é vivo muda
a giria é a mudança
só tem q manter um minimo as regras pra qdo falar com outras tribos.

2006-11-23 14:16:30 · answer #4 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers