Sim eu tenho!!!!, mas não sei se vai caber aqui!
Se quiser me manda um e-mail que eu te mando por anexo!
Abraço!
NADO BORBOLETA
Fase 1 – Introdução ao nado
Objetivo - Mantendo o corpo na horizontal
No nada borboleta, todo o corpo fica na horizontal, os braços são os primeiros a tocar na água, em seguida a cabeça, tronco e pernas, movimentos ondulatórios são adquiridos nesse nado mas com muito treino e dedicação.
ExercÃcio: em d.v fazer movimentos ondulatórios, descendo até a parte mais funda da piscina e subir novamente.
Fase 2 - Respiração
Objetivo - Efetuando e adquirindo uma respiração melhor
A respiração é algo fundamental na natação, isso não só no borboleta mas também nos demais nado. A respiração deve ser executada de forma ao contrário, ou seja, inspira pela boca e expira pelo nariz, essa é a respiração adequada. No nado borboleta, a respiração deve ser bem mais trabalhada, isso pelo fato de usarmos a quase todo momento.
ExercÃcio: Em duplas, executar o exercÃcio anterior só que utilizando a respiração.
ExercÃcio 2: Ainda em duplas, fazer pequenos movimentos ondulatórios utilizando apenas a cabeça e efetuar a respiração.
Fase 3 - Utilizando os braços
Objetivo – Pegada, Finalização e Recuperação
ExercÃcio: Nessa fase, a coisa já complica um pouquinho, os movimentos com os braços são utilizados com freqüência e precisão. Os braços entram simultaneamente na água bem à frente da cabeça na linha dos ombros. As mãos ficam a mais ou menos 45º do nÃvel da água, com sua palma voltada para fora, entrando na água primeiramente com o polegar.
ExercÃcio 2: A Puxada tem o padrão do "S" alongado, para cada braço, iniciando-se de forma subaquática, afastando os braços para lateral logo após a entrada na água, aproximando-se do corpo (na altura do quadril), mantendo os cotovelos altos, coincidindo com a elevação da cabeça, respiração e pernada (movimento descendente).
ExercÃcio 3: A Finalização ocorre quando as mãos passam próximos à s coxas, com a palma voltada para dentro, rompendo a linha da água primeiramente com o cotovelo.
ExercÃcio 4: Durante a Recuperação dos braços, primeiramente coloca-se a cabeça na água após a respiração, depois os braços passam pela lateral do corpo pôr cima da água, flexionados e os cotovelos altos, entrando novamente bem à frente da cabeça para iniciar a fase da Pegada.
Fase 4 – Pernas
Objetivo: Sustentação do corpo a partir da propulsão de pernas
A pernada no nado borboleta, é algo fundamental como em qualquer nado, mas ela ajuda a fazer a sustentação do corpo a partir da propulsão.
ExercÃcio: Em duplas, pernas unidas elevar o tornozelo até que o mesmo atinja o nÃvel da água. O aluno deve manter o quadril relaxado e concentrar a força no peito dos pés.
Fase 5 – Coordenação
Objetivo: Executando o nado
Nessa ultima fase deve se perceber que os movimentos adquiridos anteriormente são essencial para executar o nado, a fase de coordenação é muito mais complexa e de difÃcil aprendizagem para o aluno, pôr isso, deve ser passada passo à passo.
ExercÃcio: Com o auxÃlio da prancha, executar uma braçada com uma pernada, e durante a aproximação das mãos(na altura do quadril), realiza-se outra pernada e a elevação da cabeça para respiração. A respiração ocorre quando as mãos estão próximas do abdome e execução de uma pernada.
ExercÃcio 2: Executar o exercÃcio anterior, mas sem a prancha, executar o nado.
2006-11-23 05:34:39
·
answer #3
·
answered by Tirant X 2
·
0⤊
0⤋