English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Achando que fazia o melhor, vc se viu a dar um castigo um tanto severo aso seu filho(a) de 15 anos, , de modo a evitar que se perdesse. Deu certo, o comportamento mudou, más companhias foram abandonadas, o filho(a) é agora motivo de orgulho (excelente aluno, boas companhias, bom caráter , bom coração) mas extremamente ressentido com os pais, pois julga que exgeraram, foram apenas lei e não pais, não souberam perdoar e nem amar. Não esquece o ocorrido, sempre remoendo o passado. Evita os pais, sendo polido, respeitoso, mas distante. Evita conversar, sair com os pais, em casa isola-se. Um estranho profundamente ressentido. Se vc o abraça, é como abraçar uma estátua.
Como lidar com este tipo de comportamento, que vai se arrastando por meses e meses que que parece que vai perdura ao longo dos anos? Deve-se intevir ou deixar como está, esperando uma mudança espontânea do filho? Novos castigos não me parecem corretos, pois o adolescente não está fazendo nada de errado.

2006-11-23 01:19:05 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

11 respostas

Bem, acho q os pais devem ter uma longa conversa com o filho... e deixar bem claro q se arrependem e q estão conscientes de que exageraram... Reconhecerem o erro é o primeiro passo para a reaproximação.
Depois devem demonstrar sempre mais afeto e amor por ele... e tentar recompensá-lo do exagero do castigo de alguma forma... com uma viagem, um presente que ele queira muito... mas deixando claro que estão fazendo isso para serem perdoados e não para comprá-lo...

2006-11-23 01:27:24 · answer #1 · answered by Alice 3 · 0 0

Adolescentes normalmente não entende os pais e não entende que os pais querem o melhor. E uma situação difícil. Não deixe como esta, busque o dialogo, monstra que o que foi feito foi para o bem dele e ate mesmo uma ajuda com um psicólogo. Um apessoa que esta de fora da situação, normalmente enxerga o problema diferente e vai poder dar essa percepção para o seu filho. O psicólogo vai mostrar para ele porque ele estava errado e ele vai chegar a conclusão. Agora nesse momento com certeza o seu filho se sente injustiçado. Ele e a vitima de tudo. Com certeza ele se vê como vitima e você e a sua esposa São os agressores. Novos castigos não e correto. Caso você e a sua esposa não estejam conseguindo lidar com a situação, uma vez que ele e muito fechado e isolado e não vai se abrir com nenhum de vocês eu acho que um psicólogo, um analista e um começo. Porque essas pessoas São treina das a lidarem com esses problemas e analisarem a raiz.

2006-11-23 10:52:08 · answer #2 · answered by bbluckylove 3 · 0 0

O resentimento é uma reação negativa que precisa ser trabalhada tanto no adulto como na criança; acho que como educadores os pais não devem educar os filhos também para atingir um equilibrio emocional; acho que o dialogo, o carinhoe a paciência de ensinas ajudam muito; render-se ao ressentimento seria prova de fraqueza de efeitos pouco construtivos. espero ter ajudado.

2006-11-23 10:51:36 · answer #3 · answered by jorge_mendes_ssa 2 · 0 0

Parabéns pela sua atitude que me parece ter sido certíssima, já que o adolescente agora, está do jeito que vocês queriam e seguindo o caminho certo. Porque se culpar por isto??? Vocês não devem, principalmente mostrar que estão arrependidos da atitude tomada. O universo aos poucos vai derreter este ressentimento, mostrando pra este jovem o que iria acontecer se ele seguisse por aquele caminho, não com ele, através de outras pessoas, que continuaram. E quando isto acontecer, ele vai agradecer muito o cuidado e o amor que vocês tiveram com ele. Só que isto leva tempo, é só esperar que acontece. Mas não recuem vocês estão certíssimos.

2006-11-23 09:49:00 · answer #4 · answered by macritheus 6 · 0 0

Olha, já fui castigado, tomei surras, fiquei de castigo e até então, não me ressenti com meus pais. Os amo muito pelo cuidado que tiveram para comigo. No caso deste filho, talvez o castigo não tenha sido o motivo em si, avalie melhor, quem sabe não ocorreu algo a mais, ou voltando atrás, avalie o castigo, quatro exemplos:
1° Um garoto foi obrigado a dar uma volta nú, em torno da casa, enquanto seus coleguinhas brincavam na rua;
2° Um garoto foi preso um dia inteiro na casinha do cachorro, onde fez necessidades, comeu e dormiu, por ter "roubado" uma pasta de dentes do super mercado;
3° Uma garota teve um ovo escaldante sobre a mão por ter mexido na panela antes do almoço;
4° O pai autorizou o irmão mais velho a castigar o mais novo, diferença de idade 6 anos, ocorreu até abuso sexual evidenciado para a família, nada foi feito.
Estes são castigos que merecem uma boa reavaliação. Geram sem dúvida traumas. No castigo tem que ficar evidente o amor pela criança, o motivo principal do castigo. Não um descontrole que transmita a idéia de tortura, ou explícita falta de amor. Sugestão, converse com a criança, ou o adolescente de forma franca, reconheça erros, tente dar um rebote na situação.

2006-11-23 09:39:45 · answer #5 · answered by Filipe 4 · 0 0

O dialogo aberto é a melhor forma de resolver esse dilema, pois esse ressentimento só vai prejudica-lo, no entanto tente conversar e mostrar a ele que sua atitude foi tomada tão somente para o bem dele.
Não deixe ele se afastar assim de você pois o amor e a cumplicidade entre pais e filhos é imprescindível.
Vale a pena aquela conversa franca e aberta e inclusive admitir que você pegou pesado mas que valeu PENA POIS HOJE ELE É UM MENINO DE OURO.

2006-11-23 09:36:21 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Posso apostar que tem muitos pais descabelando ao ver seus filhos se perderem e querendo saber qual foi esse castigo que tanto deu resultado...
os castigos de hoje em dia não estâo servindo de nada!
Não sei que castigo foi esse,mas com certeza fez um bem enorme para seu filho...Não se torturem,não se sintam culpados...vai chegar um dia que ele vai entender porque fizeram isso e ira agradecer...
Dê um tempo pra ele...Não o sufoque...
Boa sorte e felicidades!
Beijos!

2006-11-23 09:33:37 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O ideal é buscar o diálogo e, na medida do possível, provar que o que se fez foi por excesso de zelo, mas também por amor.

2006-11-23 09:29:42 · answer #8 · answered by Roberto 7 · 0 0

Continue amando seu filho, quando ele for pai com certeza vai entender.

2006-11-23 09:29:28 · answer #9 · answered by magrobola 2 · 0 0

os pais q são pais de verdade ñ dão castigo aos filhos de graça e se foi bom p/ ele ótimo, mas mesmo q foi bom pra ele, e o mesmo se senti ofendido pelo castigo deve arrancar esse ressentimento do peito conversando c/ eles em um dialogo de amigos e ñ de filho p/ pais

2006-11-23 09:28:58 · answer #10 · answered by duda 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers