OBRIGAÇÃO, EU NÃO ACREDITO, EMBORA VOCÊ POSSA FAZER OU AJUDAR.
(Desenho é desenho, cálculo, é calculo e projeto é projeto. Cada um é uma área bem específica.)
Mas acho que essa ajuda deveria ser cobrada à parte, afinal de contas você vai perder um certo tempo nele. "Desenho custa dez. Desenho mais cálculo, doze, desenho mais cálculo e uma perspectiva, quinze, e por aí vai. Isso tem que ficar BEM CLARO, MAS MUITO BEM CLARO, E BOTA CLARO NISSO, antes de se fechar negócio.
Existem cálculos que são pertinentes só ao Engenheiro.
Memorial, também é responsabilidade dele, principalmente se for levar junto com as plantas para a prefeitura.
Se você está fazendo um desenho da ferragem de uma estrutura, as quantidades de ferros, tipos, bitolas, etc, tem que ser executadas ou supervisionadas pelo engenheiro também.
Mas, isso depende do tipo de relação comercial você tem com ele. Você não diz se você é assalariada, se faz desenhos por fora, se tem uma firma de desenho, ou o que. São todos casos diferentes.
Se você é assalariada, e no seu contrato de trabalho reza que você tem que auxiliar nisso, acho que tem que fazer. Se não quer fazer, deveria ter pensado melhor, antes de aceitar esse emprego. Mas a responsabilidade e a revisão de todos esses cálculos é sempre do responsável pela obra.
No caso de uma estrutura, o mesmo outros cálculos de materiais, é loucura para o engenheiro não ficar em cima disso. Se você erra, a responsabilidade é dele. Só se o cara for "louco" vai lhe passar essa responsabilidade.
Eu não faço isso, de jeito nenhum. Já, se for para calcular a àrea de uma parede para saber quanto azulejo vai, é coisa tão simples, que não vejo mal algum. Ou o tamanho de uma abertura de um vão para ventilação na planta de prefeitura. É tão simples, que não vejo problemas.
Tipo: quanto vai de azulejo numa parede? 4mts x 2,50? Dez metros. Você calcula até de cabeça. Eu faria até como uma gentileza. (desde que o cara não abuse)
Já, calcular isso num Shopping, leva tempo, e eu acho que esse tempo deve ser cobrado sim. Um dia somando isso, é um dia sem desenhar no CAD. É prejuízo. Mas se você é assalariada, e ganha pelo tempo e o serviço é fácil, eu não encrencaria com isso.
Mas é como lhe digo. Tudo depende do que vocês combinaram antes. E fazendo ou não os cálculos, a responsabilidade das medidas é sempre do responsável pela obra.
Coisas mal combinadas só dão dor de cabeça, no final.
2006-11-23 00:54:07
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋