English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-22 23:23:40 · 6 respostas · perguntado por Marilza R 1 em Educação e Referência Nível Superior

6 respostas

O Ciclo de Krebs é o processo metabólico que ocorre em células aeróbicas no qual todos os combustíveis celulares são totalmente oxidados, transformando-se em CO2 e H2O e liberando energia que será utilizada na realização de trabalho celular, na forma de ATP (fosforilação ao nível do substrato) e na forma de elétrons canalizados para a Cadeia de Transporte de Elétrons, once ocorrerá a "fosforilação oxidativa" do ADP formando ATP.
Esta via tem esse nome pelo fato de que Krebs (um grande cientista alemão que ganhou o prêmio Nobel pelo seu trabalho) a descobriu e por ser ela cíclica, isto é, o acetil-CoA que dá início a ela (derivado do piruvato, dos ácidos graxos ou de certos aminoácidos) é regenerado na sua última reação.
O ciclo de Krebs é formado por 7 enzimas e complexos multi-enzimáticos e necessita de vários coenzimas.
Esta via metabólica é regulável e ocorre de acordo com as necessidades da célula.

2006-11-23 02:54:56 · answer #1 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 0 0

klebs é o sobrenome do cientista patologista que desvendou o ciclo de vida do bacilo da Malária.

2006-11-27 05:48:04 · answer #2 · answered by elisamakai 5 · 0 0

Um ciclo vicioso onde uma criança começa e não para de kebrar as coisas. Meu filho está passando por esse ciclo.

2006-11-23 07:39:07 · answer #3 · answered by catimportnovais 1 · 0 0

Ciclo de Krebs
O Ciclo de Krebs inicia-se com a doação do radical acetil do Acetil-CoA para um composto denominado Oxaloacetato, que é regenerado ao final de cada volta.
Esta reação tem como produto o Ácido Cítrico ou Citrato, o primeiro intermediário da via, e é catalizada pela enzima Citrato-Sintase, uma enzima reguladora alostérica.
São 8 as etapas enzimáticas do Ciclo de Krebs. Esse processo ocorre na matriz mitocondrial.

Dados:

2006-11-23 07:34:07 · answer #4 · answered by Alisson 2 · 0 0

Não seria Krebs?
O ciclo de Krebs, tricarboxílico ou do ácido cítrico, corresponde à uma série de reações químicas que ocorrem na vida da célula e seu metabolismo. Descoberto por Sir Hans Adolf Krebs (1900-1981).

O ciclo é executado na mitocôndria dos eucariotes e no citoplasma dos procariotes. Trata-se de uma parte do metabolismo dos organismos aeróbicos (utilizando oxigênio da respiração celular); organismos anaeróbicos utilizam outro mecanismo, como a glicólise = outro processo de fermentação independente do oxigênio.

O ciclo de Krebs é uma rota anfibólica, catabólica e anabólica , com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.

Este ciclo inicia-se quando o piruvato que é sintetizado durante a glicólise é transformado em acetil CoA (coenzima A) por acção da enzima piruvato desidrogenase. Este composto vai reagir com o oxaloacetato que é um produto do ciclo anterior formando-se citrato. O citrato vai dar origem a um composto de cinco carbonos, o alfa-cetoglutarato com libertação de NADH, e de CO2. O alfa-cetoglutarato vai dar origem a outros compostos de quatro carbonos com formação de GTP, FADH2 e NADH e oxaloacetato. Após o ciclo de krebs ocorre outro processo denominado fosforilação oxidativa.

Acetil-CoA + 3 NAD+ + FAD + GDP + Pi + H2O --> 2 CO2 + 3 NADH + 3H+ + FADH2 + GTP + CoA

Função anabólica do ciclo de Krebs

Os compostos intermediários do ciclo de Otilia podem ser utilizados como precursores em vias biossintéticas: oxaloacetato e a-cetoglutarato vão formar respectivamente aspartato e glutamato. A eventual retirada desses intermediários pode ser compensada por reações que permitem restabelecer o seu nível. Entre essas reações, que são chamadas de anapleróticas por serem reações de preenchimento, a mais importante é a que leva à formação de oxaloacetato a partir do piruvato e que é catalisada pela piruvato carboxilase. O oxaloacetato além de ser um intermediário do ciclo de Krebs, participa também da neoglicogênese. A degradação de vários aminoácidos também produz intermediários do ciclo de Krebs, funcionando como reações anapleróticas adicionais.

[editar] O ciclo de Krebs e a Respiração

A influência do ciclo de Krebs no processo da respiração celular começa com a glicólise processo ocorrido no citoplasma de uma célula, onde a glicose, obtida através dos alimentos ingeridos, passa por uma série de dez reações químicas que culminam na formação de duas moléculas de ácido pirúvico. A partir desse ponto que começa a participação do ciclo de Krebs na respiração propriamente dita. O ciclo de Krebs ocorre dentro da mitocôndria, logo as moléculas de ácido pirúvico têm que entrar nela, esse processo só ocorre quando há moléculas de oxigênio suficientes para cada molécula de glicose, se há, na entrada do ácido pirúvico na mitocôndria faz com que o oxigênio reaja com o ácido formando gás carbônico e libera os elétrons dos átomos de hidrogênio presentes na fórmula da glicose.Esses elétrons são transportados pelo NADH e o FADH, duas moléculas transportadoras. Os elétrons então se reponsabilizam pela união de mais um átomo de fósforo, com uma molécula de adenosina difosfato(ADP) formando a adenosina trifosfato o famoso ATP. Esta molécula de ATP então é que fornecerá a energia para a vida da célula e o transporte ativo de substâncias pelo corpo.

2006-11-23 07:27:46 · answer #5 · answered by maybeazelig 2 · 0 0

Ciclo q acontece na mitocondria, e é atraves dele q gera energia para a célula.. =p eu num vo fala nd d ácido pirúvico nem acetilcoenzima a....pq c não fik mtu longo pra escrever

2006-11-23 07:27:38 · answer #6 · answered by Matheus 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers