O mago é, sem dúvida, uma figura humana formidável. Quando cismar de escrever a própria biografia, venderá mais que todos os outros livros que publicou até hoje. Mas daí a dizer que faz uma literatura de alto nível, vai uma distância incomensurável. Paulo Coelho é gênio porque faz a Literatura possível, em uma sociedade desvairada, ávida por consumir todo o lixo cultural que lhe seja exposto através da Mídia famigerada. É notável pelas peripécias, pela busca constante de si mesmo, por ter sido parceiro do Raul Seixas e vislumbrado - trinta anos atrás - para onde caminhava a humanidade Sociedade Alternativa, de 1974, e Gita, do mesmo ano, já mostram o rumo que Paulo Coelho traçara para si, no campo da Literatura. Viu aí as minas de onde arrancaria o ouro, não digo dos tolos, mas daqueles que também buscam um sentido para as coisas absurdas da vida. Com EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS, de 1976, ele lacra, em definitivo, o que viria a ser o destino da nossa pobre literatura. O que acham?
2006-11-22
23:13:25
·
14 respostas
·
perguntado por
Literatura
4
em
Artes e Humanidades
➔ Livros e Autores
Há um momento na vida em que a desilusão impera. É quando surgem os questionamentos filosóficos, aquela coisa absurdamente dissecada pelos infelizes e amargurados, que é a busca de respostas para as coisas inexplicáveis, como a felicidade, a morte, o amor, as desigualdades sociais, o Bem, o Mal etc e tal. E é exatamente aí onde entram os sapientes senhores da verdade. Eles trazem sempre a fórmula ideal para a elucidação dos grandes tormentos. Eles são carismáticos, bons de retórica, e com ótima penetração na Mídia - que é o instrumento que concede legitimidade às grandes fraudes contemporâneas. Assim, temos aí o artista fenomenal, o jogador magnífico, o Pastor que indica o caminho, o político que salva a pátria e, lógico, o escritor que anestesia, que oferece o bálsamo a esses desesperados. Paulo Coelho optou pela literatura, mas se tivesse preferido compor pagode ou atuar na Globo, seria sucesso da mesma forma. Não sei se em âmbito mundial. A não ser que fosse ser parceiro da Madonna.
2006-11-22
23:55:01 ·
update #1
Um rapaz citou aqui o Sarney, de forma depreciativa, como se o Senador fosse um escritor medíocre e estranho à Literatura. Apenas pelo fato de ser político e nortista, o moço julgou que ele fosse um mero aventureiro. Quanta tolice! O Sr. José Sarney tem livros de méritos, e é um apaixonado pelas Letras. Grande bibliófilo, a resgatar obras raríssimas que hoje compõem o acervo da excepcional Biblioteca que legou ao povo maranhense. Não sou eleitor do Sarney; sequer o conheço pessoalmente, mas falo isso por uma questão de justiça. Ele não é, portanto, figura non grata à Literatura. Da mesma forma que não o é o Sr, Mindlin pelo simples fato de ser industrial. Trata-se também de uma figura da maior respeitabilidade; amante de livros e o maior bibliófilo do país. Para mim, ter paixão por livros de verdade representa muito. Eu que abomino baionetas e bisturis. Agora se formos analisar pelo aspecto de que a ABL também abriga grandes fraudes literárias, até que Paulo Coelho fica bem de fardão.
2006-11-23
00:29:14 ·
update #2
Meu caro amigo, a Academia Brasileira de Letras é uma panela muito bem fechada. Só entra quem pertencer a um grupo muito seleto de "escolhidos", como Roberto Marinho, o próprio Paulo Coelho, Ivo Pitanguy (meu Deus!). Em conpensação, o nosso grande poeta Mário Quintana morreu "mortal".
Resumindo: no Brasil, você tem que pertencer ao grupo certo, senão está fora.
Desta forma, depois de Ivo Pitanguiy, até que Paulo Coelho não é uma das piores indicações para a ABL, não acha?
Em tempo:
Bruna Surfistinha está lançando novo livro. Será que será indicada para a ABL?
2006-11-22 23:23:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Max, então vc não percebe que estamos num mundo de futilidades e grandes conquistas econômicas?
Que o que o povo quer como "Há dez mil anos atrás" é pão e circo?
Tá aí!
Estão "Dando a Cesar o que é de Cesar"!!
Abraços
2006-11-23 12:17:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Realmente existe uma infinidade de lixo cultural sendo divulgado hoje em dia. Paulo Coelho imortal... mas e daí? Ele escreve livrinhos meia-boca? Sim, mas tem uma legião de pessoas que o lêem e adoram. E partem dele para procurar outro tipo de literatura, de mais qualidade por sinal. Sou suspeita para falar porque sempre gostei de ler e li, sim Paulo Coelho. E conheço pessoas que começaram lendo Paulo Coelho e foram buscar mais, uma literatura respeitável, e hoje em dia fazem pesquisa em Guimarães Rosa e Machado de Assis. E tudo começou com Paulo Coelho, quem diria? Este ser tão esculhambado pelo meio acadêmico. Não vou dizer que gosto dos seus livros porque acho todos iguais, mas a partir do momento que a literatura no Brasil é algo tão distante para a maioria da população, o fato de Paulo Coelho abrir caminho para este mundo maravilhoso da literatura já é algo válido. Se uma pessoa aprende a gostar de ler com Paulo Coelho e depois continua lendo, mas desta vez um Rosa, um Machado, um Alencar, um Graciliano... um Dostoiévski... o que importa se ela começou a tomar gosto pela leitura com Paulo Coelho? Mais: o que importa se ele agora é um imortal e tantos gênios da nossa literatura não o foram? Eles não se tornaram menos geniais por isso e nem Paulo Coelho mais genial por isso.
Pertencer à ABL não diz nada, talvez tivesse dito em tempos de Machado, mas hoje em dia, vamos nos ater às obras e à nossa realidade, uma realidade cujas pessoas ainda pensam que ler é coisa de "CDF" e os que gostam de ler não tem dinheiro para pagar os preços abusivos dos livros de hoje em dia...
Aliás, vamos lembrar que muitos autores que estudamos hoje, também foram massacrados pela crítica, tal qual essa literatura de "auto-ajuda" o é hoje. Quem garante que daqui a uns 20 anos não se ensinará Paulo Coelho, J.K. Rowling e afins nos colégios e faculdades? Sinceramente não defendo e nem aprecio esse tipo de literatura, mas temos que pensar que se nada mudasse, ainda estaríamos falando latim nas escolas públicas e estudando apenas o cânone literário (e nunca saberíamos da existência de Rosa, Mário de Andrade, Machado de Assis, Cecília Meirelles... Imagine que perda...)
2006-11-23 11:40:41
·
answer #3
·
answered by Mi 3
·
1⤊
0⤋
Não , a ABL não entende nada de literatura, são uns lunáticos...
Mas ainda acho Roberto Marinho mais estapafurdio.
2006-11-23 10:54:39
·
answer #4
·
answered by roberta r 5
·
1⤊
0⤋
Max Brum,
é lamentável que este tipo de coisa ocorra na casa de Machado de Assis. Porém se a cada dia mais pessoas protestam contra tal situação, certamente que frutos desta discursão haverão de surgir.
É memorável aquela versão da música de Elvis Presley, Was Born About Ten Thousand Years Ago
2006-11-23 08:02:36
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Paulo Coelho pode até fazer uma literatura que agrade muita gente. Afinal, ele escreve o óbvio e esse estilo de literatura com traços de auto ajuda está em alta. Mas dizer que ele merece o patamar da imortalidade é demasiadamente exagerado.
2006-11-23 07:38:48
·
answer #6
·
answered by Fabricio Davi 2
·
1⤊
0⤋
O ser humano passa uma boa parte de sua vida buscando aquela palavra mágica que vai trazer soluções para todos os seus problemas, não precisa ser muito sábio, basta ser um pouco inteligente p/ descobrir a fome que existe dentro de cada ser humano, e contar c/ apoio da mídia pra fazer propaganda do seu trabalho.
2006-11-23 07:27:34
·
answer #7
·
answered by Garoto levado. 3
·
1⤊
0⤋
Q é inútil, dizer q ele é imortal, pois antes gostava muito dele até ler um livro o alquimista, e ver q n era nada daquilo q me falavam.
Sinceramente não desconhecendo a capacidade dele, mas prefiro outros autores q ai são denominados imortais.
2006-11-23 07:20:45
·
answer #8
·
answered by DHUDHU 2
·
1⤊
0⤋
Ele é o brasileiro que mais vende no mundo, fiz uma viagem pra Buenos Aires e o cara tava lá, entre os 3 mais vendidos do país (em segundo diga-se de passagem)...
Não sei qual o critério que usam pra eleger os imortais mas com certeza se o Ivo Acerola pôde entrar... Que moral se tem pra barrar o Pauo Coelho?? Simplesmente perdeu-se o critério de escolha... O que importa é a mídia!
2006-11-23 07:30:40
·
answer #9
·
answered by Hugo - 200 pontos para o nivel 5 4
·
1⤊
1⤋
Nunca li e capaz que jamais leia os livros do Paulo Coelho, mas porque não aceita-lo como um imortal ? Se a ABL é uma homenagem aos grandes escritores ( acho uma babaquice esse lance de imortal ), queiram ou não, Paulo Coelho é o maior de todos. Não adianta eu escrever um livro lindo e ninguem compra-lo e le-lo. Ele é quem mais vende, é o mais lido. Seria o Paulo Coelho, pior escritor que o Jose ribamar Sarney e seus Marimbondos de Fogo ? Sera que o Paulo Coelho é tão ruim como dizem ? Sera que franceses, ingleses e outros povos altamente cultos, tambem estão "loucos", por comprarem seus livros. Se eu fosse ele, renunciaria na solenidade de posse
2006-11-23 07:48:40
·
answer #10
·
answered by yzkarro 3
·
0⤊
1⤋