Existem diversas formas de energia conhecida como atômica: energia contida nos elétrons sob as mais diversas formas (elétromagnética, cinética e potencial) e a energia do núcleo dos átomos.
Popularmente, quando se fala em energia atômica refere-se normalmente a dois tipos de energia: a produzida por fissão e a produzida por fusão nuclear.
A fissão nuclear é produzida por materiais radioativos pesados, tais como o Césio, o Urânio ou o Plutônio. Ocorre que os núcleos desses materiais são muito instáveis e se "desfazem", liberando a energia que mantém o núcleu coeso. Essa energia pode ser usada, por exemplo, para aquecer água e gerar vapor sob pressão. Essa pressão é liberada em uma turbina que gera eletricidade (princípio das usinas nucleares).
Se for usado um material pesado como Urânio enriquecido, a fissão nuclear pode produzir um efeito em cascata em massas supercríticas criando uma instabilidade que libera uma grande quantidade de energia (bomba atômica).
A fusão nuclear ocorre quando dois átomos de Hidrogênio se fundem em um átomo de Hélio. Nesse processo, um nêutron se converte em energia e é liberada. Essa energia também pode ser usada para gerar energia elétrica, mas seu processo requer também uma grande quantidade de energia para ocorrer. Esse é o processo que ocorre, por exemplo, no Sol.
Se você usar uma bomba atômica de fissão nuclear e direcionar essa energia para um contêiner de hidrogênio, você pode provocar uma reação de fusão nuclear liberando uma quantidade muito maior de energia. Esse é o princípio da bomba de hidrogênio (ou bomba H), mais de 2000 vezes mais potente que uma bomba atômica.
2006-11-23 04:27:09
·
answer #1
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
Energia atômica pode ser considerada a energia que é retirada dos núcleos dos átomos, ela pode ser retirada através de dois processos principais, a fissão nuclear e fusão nuclear.
A fissão nuclear se dá pela quebra do núcleo atômico através da absorção de um nêutron, os núcleos atômicos vibram em uma determinada frequência e quando o nêutron é absorvido o núcleo irá alterar essa frequência de tal maneira que irá se partir em duas partes geralmente de massas diferentese também resultará na liberação de alguns nêutrons, o núcleo do átomo se mantém unido através da força nuclear forte, se não fosse ela ele se espalharia pela repulsão dos prótons que tem carga positiva, essa energia é quebrada e liberada na forma de energia cinética que cada uma das partes resultantes do núcleo terão. Dentro do reator nuclear os fragmentos do núcleo colidiram com as paredes internas do reator, esse transferirá o calor para uma porção de água que estará a altíssima pressão e essa água aquecerá uma outra porção de água, mas sem entrar em contato com ela por causa da radioatividade que esta tem devido à exposição próxima de material radioativo, essa última água que foi aquecida gerará vapor que por sua vez acionará a turbina e gerará eletricidade. Mas agora por que o reator não explode como uma bomba atômica? Simples, porque dentro do núcleo do reator existem as barras moderadoras que são feitas de um material que absorve os nêutrons, lembra são eles que provocam a fissão, a maioria dos nêutrons que são liberados com a fissão são absorvidos por essas barras moderadoras e é por isso que a reação não sai de contole. Na bomba atômica não existem barras moderadoras e a reação acontece de maneira descontrolada. Um outro motivo para que uma usina nuclear não vire uma bomba é a concentração de material fissionável que a usina contém, para que possa gerar eletricidade o urânio de uma usina nuclear tem que ter uma concentração de isótopos de urânio 235 na proporção de 3%, os outros 97% do material é de urânio 238 um tipo que não é facilmente fissionado, já em uma bomba nuclear a concentrção de urânio 235 tem que ser de 95%, dessa maneira é quase impossível dizer que uma usina pode explodir como uma bomba.
A outra maneira de se obter energia através de reações nucleares é a fusão nuclear, nela um núcleo de deutério (isótopo do hirogênio com dois nêutrons), se unirá com um núcleo de trídio (outro isótopo de hidrogênio só que este tem 3 nêutrons), a união formará um núcleo de hélio, nêutrons e muita energia,um dos grandes impecílios a esta maneira de se obter energia é que ela também gasta muita energia porque os núcleos dos átomos tem que vencer a repulsividade dos prótons e isto só se é conseguido se os materiais que serão fundidos estiverem com uma temp-eratura extremamente alta a ponta de tudo ser apenas plasma e esse é outro problema por que ainda não existe maneira de se conter o plasma por tempo suficiente para que a fusão aconteça, existem as pesquisas com os TOKAMAK's que são máquinas que conseguem manter os plasmas por confinamento magnético por um determinado período de tempo, mas esse tempo não dura nem sequer segundos então fica difícil fazer a fusão nuclear. Mas existem projetos como o ITER que tentarão manter os plasmas por tempo suficiente para que a fusão nuclar possa ocorrer, mas este tem previsão para começar a operar somente em 2017, mas existem outros reatores que estão sendo desenvolvidos em outros lugares do mundo, o ITER fica na França e os outros estão sendo desenvolvidos no oriente. Em breve teremos uma geração de novos reatores tentando fazer a fusão nuclear. Bom espero que tenha respondido a sua pergunta de maneira clara. Até mais.
2006-11-24 06:56:40
·
answer #2
·
answered by tortuguita 2
·
0⤊
0⤋
o que?
2006-11-23 12:46:37
·
answer #3
·
answered by Joao 3
·
0⤊
0⤋
A energia contida no núcleo de um átomo, se totalmente liberada, seria suficiente para varrer do mapa o sistema solar inteiro uma centena de vezes. Hoje, a maior discussão da física teórica gira em torno da constatação de que o funcionamento do Universo se assemelha mais a um holograma do que a uma realidade física imutável.
2006-11-23 07:04:28
·
answer #4
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋