Plano Collor ou Plano Brasil Novo.
--------------------------------------------------------------------------------
« O governo de Collor de Mello
Um dia depois de assumir a Presidência, Collor anunciou uma série de medidas que visavam reorganizar a economia nacional. Elaborado pela equipe da ministra Zélia Cardoso de Mello, o Plano Brasil Novo, mais conhecido como Plano Collor, determinou:
a extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional;
o bloqueio, por dezoito meses, dos depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem os 50 000 cruzados novos;
o congelamento de preços e salários;
o fim de subsídios e incentivos fiscais;
o lançamento do Programa Nacional de Desestatização;
a extinção de vários órgãos do governo, entre eles: Instituto do Açúcar e do Álcool, Instituto Brasileiro do Café, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS).
Imóveis, veículos e aviões do governo foram colocados à venda.
Os objetivos do plano eram: enxugar a máquina administrativa do Estado, acabar com a inflação e modernizar a economia. Sem dúvida, as medidas causaram grande impacto e afetaram a vida da população em geral, dos trabalhadores aos empresários. Porém, os resultados não foram satisfatórios.
Menos de seis meses depois do lançamento do Plano Collor I, o aumento da inflação levou o governo a elaborar novo "pacote" ou "medida de impacto" econômico: o Plano Collor II. Desde o início, a medida enfrentou forte oposição popular e empresarial. E assim como o primeiro plano, este também fracassou.
O primeiro ano de mandato do novo presidente terminou em meio à recessão econômica e ao agravamento dos problemas sociais no país.
Os planos econômicos do governo Collor pecaram pelo autoritarismo e pelo intervencionismo exagerado que caracterizavam uma violência contra o sistema econômico brasileiro. Com eles, foi maciça a transferência de renda do setor privado para o setor público. As radicais mudanças econômicas impostas à nação - congelamentos, confiscos, bloqueios, interferência nos sistemas de contratos econômicos - não conseguiram eliminar a inflação nem dar estabilidade à economia. Somente o primeiro plano bloqueou o equivalente a 80 bilhões de dólares. Como reflexo do impacto causado à nação, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 6% nos três primeiros meses do governo.
Em maio de 1991, a ministra Zélia Cardoso de Mello demitiu-se.»
2006-11-22 15:21:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Plano collor que passou um trator por cima do povo brasileiro, quem tinha dinheiro no banco so podia tirar 50,00 cruzados novos da conta e bloqueou o saldo por 18 meses, so que os valores sumiram com a inflacao dos 18 meses e perdeu o poder de compra quem tinha o equivalente a um carro zero, ficou com o equivalente a uma bicicleta.Congelou os salarios apesar da inflacao enorme. Foi o maior roubo da historia, colocou o assalto ao trem da Inglaterra, no bolso!! Hoje Dona Zelia Cardoso vive em New York City com seus filhos em total mordomia! E o Sr. Collor foi eleito senador pelo estado das Alagoas, isto que eu chamo de POVINHO SEM MEMORIA!!!!!!!!!!
2006-11-23 00:24:39
·
answer #2
·
answered by Noah 5
·
0⤊
0⤋
De triste memória na história do Brasil, elaborou um plano econômico diabólico, nos piores padrões do regime comunista da Rússia da época da revolução bolchevista, que permitia o governo federal confiscar todo dinheiro da conta da poupança acima de R$50,00.
Este "plano" provocou que a maioria da população brasileira perdesse suas economias depositadas na poupança que o próprio governo federal estimulava depositar 1 dia antes da posse de Collor.
Provocou um dos piores desastres econômicos que se teve notícia no Brasil.
Umas das maiores inimigas do povo brasileiro,
quando viu para que lado o vento soprava, saiu do governo e fugiu do Brasil ANTES da casa cair e de ser pega pela Polícia Federal.
2006-11-23 00:01:43
·
answer #3
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
Plano de dona de casa nos EUA, tudo pago, vitalício, sob os aupícios da maracutaia.
2006-11-22 23:50:25
·
answer #4
·
answered by 2Toke 1
·
0⤊
0⤋
O plano "vamos ferrar o povo"...
Na verdade foi o nome original do plano foi plano Brasil Novo, mas popularmente foi chamado Plano Collor.
O plano determinou o seguinte:
# extinção do cruzado novo e a volta do cruzeiro como moeda nacional;
# o bloqueio, por dezoito meses, dos depósitos em contas correntes e cadernetas de poupança que ultrapassassem os 50 000 cruzados novos;
o congelamento de preços e salários;
o fim de subsídios e incentivos fiscais;
o lançamento do Programa Nacional de Desestatização;
a extinção de vários órgãos do governo, entre eles: Instituto do Açúcar e do Álcool, Instituto Brasileiro do Café, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS).
2006-11-22 23:45:32
·
answer #5
·
answered by alvarojunior 3
·
0⤊
0⤋
foi o Plano Cruzado
2006-11-22 23:39:30
·
answer #6
·
answered by Cherry c 6
·
0⤊
0⤋
Plano collor, eu acho.
2006-11-22 23:35:29
·
answer #7
·
answered by yesmim 2
·
0⤊
1⤋
O Famoso Plano Collor, que confiscou por 18 meses, todo o dinheiro dos brasileiros. Não abaixou a inflação, e quando ele devolveu 18 meses depois o dinheiro estava todo corroído pela inflação. E ainda elegeram o homem senador.
2006-11-22 23:14:27
·
answer #8
·
answered by Cesar S 6
·
0⤊
1⤋