Sério, "escuto" cada bobagem às vezes nessas RESPOSTAS que dá dó! Sou Engº Agrônomo e posso te responder certas coisas com CERTEZA! A primeira coisa é:
Suas plantas não estão crescendo?
Em que tipo de ambiente ela está?
Certas espécies necessitam de ambientes menos iluminados (como antúrios e copo-de-leite), se colocados à pleno sol eles não crescem. Outras plantas necessitam de bastante luz, um bom exemplo é a grama esmeralda ou a própria batatais, não crescem quando muito sombreadas.
Suas plantas estão em vasos ou no solo?
O tamanho do vaso pode restringir o crescimento radicular que por sua vez limita o crescimento da parte aérea. Caso esteja no vaso, será que ele não é muito pequeno? Você já viu como se faz um bonsai? Caso esteja no solo, este não será o problema de suas plantas.
Tipo de fertilizante?
Alguem sugeriu análise de solo... bom, para um hectare ou muitos hectares! Para dois pés de rosas é preciosismo!
Caso estejamos falando de plantas em vasos saiba que um erro na quantidade adicionada vai matar suas plantas por "queima" devido aos adubos! Adubo químico (uréia, superfosfato simples ou triplo, calcário, gesso agrícola, seja lá o que for) só deve ser aplicado em quantidades específicas. Só para você ter idéia 1 kg de uréia possui 450 g de nitrogênio elementar, uma aplicação de 100 mg de nitrogênio por kg de solo é uma recomendação utilizada para vasos. Já pensou usar 450000 mg de nitrogênio de uma só vez? Caso as plantas estejam em vasos a quantidade de adubo será em função do volume de solo dos vasos. Até que adubos de leberação lenta (Osmocote ou Nutricote) são mais fáceis de serem utilizados, consulte um Agrônomo e ele te indicará o melhor.
Bom, deixa eu te contar uma história...
certo dia um ex-professor meu disse em aula... "se voces forem na casa de suas namoradas e sua sogra pedir uma receita de adubação para a plantinha dela, receitem esterco curtido! A matéria orgânica pode não resolver, mas mal não irá fazer! Assim você não corre o risco de perder a namorada matando a planta da sogra"... moral da história, quando não posso saber o que está acontecendo (como é o caso agora!) e não sei o que REALMANTE o que está acontecendo, não vou tentar me vangloriar te dando sugestões que podem matar suas plantas só para que todos acharem que (à princípio) sei demais. Te indico então o uso de um esterco qualquer, curtido, para suas plantas! Não acredite em receitas mirabolantes ou em milagres! Procure alguém que possa ver suas plantas ou que você explique melhor sua situação! É como fazer consulta com o médico pela internet e dizer..."estou com uma pinta vermelha na testa, o que devo tomar?". Boa sorte com suas roseiras e... cuidado com as baboseiras que se escreve na net! Saudações amigo!
2006-11-23 07:43:15
·
answer #1
·
answered by eu 2
·
0⤊
0⤋
sou distribuidor de um exelente adubo foliar, poderei lhe dar todas as dicas, me escreva, poderei dar uma ex. orientação sobre cultivo. meu e-mail diiervolino@gmail.com. ate breve.
2006-11-23 10:26:52
·
answer #2
·
answered by NELSON AYRES I 1
·
0⤊
0⤋
Não sei, mas com certeza não é o shampoo que você usa!
2006-11-22 21:06:27
·
answer #3
·
answered by Professor Papagaio 3
·
1⤊
1⤋
A resposta certa só pode sair com uma análise do solo. Se estiver ácido (pH<< 7) será bom fazer uma correção.
Um tiro certo é colocar um pouco de adubo - fertilizante, mas se você errar na mão, pode matar / queimar a planta.
Estes produtos de supermercado (terra vegetal, terra orgânica, farinha disso ou daquilo) podem não ser a melhor solução - alguns trazem junto uma infestação de ervas daninhas.
Procure 1) um agrônomo e peça uma dica - afinal são apenas umas roseiras 2) uma loja que venda adubos (quem sabe um quilograma de Uréia não resolva?) 3) o jardineiro mais próximo.
dicas
Como devem ser as regas das roseiras?
Logo após o plantio das mudas e até a primeira floração, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois disso, recomenda-se regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana em época de seca. Na temporada de chuvas é possível até suspender as regas. Uma dica: a terra deve permanecer ligeiramente seca entre uma rega e outra.
Quanto ao pH, o índice ideal situa-se entre 6,5 e 7 (neutro). Em lojas de produtos para jardinagem, é possível adquirir kits para medir o pH do solo. Se for necessário fazer a correção, uma boa dica é a seguinte: a adição de 150g de calcário dolomítico por m2 de canteiro eleva em 1 ponto o índice de pH; por outro lado, 150g de sulfato de ferro por m2, diminui o pH em 1 ponto.
Uns produtos que o Emerson (jardineiro aqui do edifício) recomenda: um tal de Natus Floreira ou Plantmax Flores !!
2006-11-22 21:23:43
·
answer #4
·
answered by Apolo 6
·
0⤊
1⤋
coloque adubo orgânico, todos os dias junte restos de lixo orgânico e faça uma composteira, pode ser até com fese de vaca, galinha ou serragen e todas as semanas coloque ao redor dos pés de roseiras. verás a diferença em um mês em diante.
2006-11-22 21:11:29
·
answer #5
·
answered by kuaray t 2
·
0⤊
1⤋