English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Isto facilita a vida de quem está lá em cima?
A oposição pode se transformar num braço do governo?

2006-11-22 11:31:08 · 10 respostas · perguntado por 7 em Governo e Política Governo

10 respostas

Em política, há uma máxima em que se diz "resposta certa, na demanda errada é igual resposta errada". Existe um problema na formação representativa política do país que é justamente a série de partidos de conveniências, e não de representação. A lógica política deveria ser a seguinte: um setor da sociedade possui anseios e necessidades; entre os iguais desse setor, escolhe-se aquele que melhor representa. Quando esse setor encontra outros setores semelhantes, escolhem representantes de mesma matriz representativa. Esses, reunidos, formarão um partido, que irá levar para o conjunto da sociedade a sua visão de sociedade ideal baseada nos anseios de seus setores de origem (a chamada base). Pois bem, o que acontece no Brasil é justamente uma junção de formas políticas. A eleição é nominal (vota-se no candidato, não nas suas idéias, que é o partido que representa isto); e os partidos podem ser da forma descrita acima, como podem ser por conveniência (um grupo de pessoas, com idéias afins, que visem tão somente a conquista de espaços públicos para sua manutenção pessoal ou de grupo).

Uma vez que o nosso sistema político é baseado na eleição nominal, e não na escolha partidária; ocorre um problema que é a falta de mecanismos para que a sociedade possa cobrar a implementação das idéias das quais ele elegeu. Uma vez que se aprove medidas para que se acabe com os partidos de conveniência, a sociedade poderá acompanhar mais de perto a implementação dos projetos que, de fato, representam setores da sociedade (em alguns casos, classes sociais inteiras).

A tentativa de se extinguir os chamados "partidos nanicos", na chamada cláusula de barreira, parte do princípio de que todos os partidos pequenos são de conveniência, pois, nessa lógica, tão somente os grandes partidos possuem condições de representar os grandes setores da sociedade. Porém, trata-se de uma inverdade. Há setores da sociedade que não possuem um partido de grande magnitude por se organizar de outra maneira politicamente (sendo o partido apenas um dentre um montão de outros mecanismos políticos). Portanto, existe, e em um número grande, partidos sérios porém de tamanho diminuto.

Devido a essa lógica aprovada, fica garantida a manutenção dos grandes no poder. Portanto, a primeira parte de sua pergunta significa um sim. Facilita, e muito, a vida de quem está lá em cima.

Agora, por outro lado, a oposição não se transforma num braço do governo devido aos seus antagonismos (senão não seria oposição). Porém, devo alertar que, como se trata de representação nacional, não existe oposição 100% e nem pode existir; pois não haveriam condições de debate e a política seria um ringue de boxe, e não casa de decisão. Assim como não há como aliados da situação serem 100% apoiadores, pois não haveria necessidade de outro partido na aliança. A oposição continuará oposição, batendo firme onde necessita, e concordando quando as opiniões forem convergentes.

Quanto ao Grande Bloco, tudo indica que apenas se configurará assim no processo eleitoral. Depois de passadas as eleições, cada setor de cada bloco irá se organizar para que as representações se façam existir nas casas políticas.

E, se me permite um comentário: gostei da pergunta, de boa qualidade e muito atual. Parabéns!

2006-11-22 12:50:44 · answer #1 · answered by MikeGenofre 1 · 0 0

Parece até o tempo de apenas dois partidos: a Arena e o MDB. Acredito que com as alianças aumentam a possibilidade do atendimento dos interesses da grande comunidade que é o país. Porém, essas alianças (ou braços, como você disse) deveriam ser no mínimo honestas, já que há tanta pouca-vergonha dos nossos "representantes" no poder público. outra coisa a questionar é se eles são mesmo nossos representantes, pois uma parcela deles se mostra incapaz de trabalhar a favor da população brasileira, com honestidade e respeito aos cidadãos. Avida de quem está lá em cima creio que será dificultada pela maravilha que será a diversidade de opiniões (a democracia verdadeira na política), evitando que um único político ou pequenos grupinhos ajam como ditadores ou tiranos. Sempre existirá o partido "de cá" e o "de lá"...

2006-11-22 19:41:03 · answer #2 · answered by orsettocba 3 · 1 0

Realmente "um bloco"...de incopetentes, corruptos, inescrupulosos, preocupados com o bem estar próprio...

2006-11-22 19:36:01 · answer #3 · answered by maxbaker 6 · 1 0

Só não vai facilitar a vida de quem está aqui em baixo!
Pior que somos os patrões!

2006-11-22 19:33:43 · answer #4 · answered by virgentina55 6 · 1 0

Hoje no Brasil não existe oposição, todos os partidos são iguais(PT, PSDB, PFL, PMDB,PDT, PSB, etc), todos são socialistas(esquerda), todos tem o mesmo pensamento para resolver os problemas do país: Impostos altíssimos, juros altos, bolsa família, burocratização, extermínio da oposição de pensamento capitalista, enfim todo o receituário socialista.
O programa do PSDB e do PT para a presidência do Brasil são exatamente iguais.
A existência desse grande bloco poderia ser extremamente útil para solucionar os graves problemas do país, mas como todos são socialistas isto se torna impossível por absoluta falta de preparo intelectual. Socialista é treinado para consumir as riquezas não para criá-las, por isso que o nosso PIB não cresce a 21 anos. Antes de 1985 o PIB crescia a 10% ao ano, como a China capitalista está crescendo atualmente.

2006-11-22 20:59:33 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não existe governo e oposição, isto é apenas um teatro, são todos iguais, bando de ladrões, roubam do povo e dizem estar preocupados com o país.Estão preocupados em não deixar o povinho morrer de fome, de quem vão tirar dinheiro se faltar o zé povinho para ser sugado?

2006-11-22 19:49:56 · answer #6 · answered by welpitico 5 · 0 0

No Brasil os partidos nunca se afastaram nos seus interesses.
Este grande bloco é tradição. Não há oposição de fato. Para eles é ótimo. A união faz a força. No entanto, trabalham para separarem os brasileiros criando atrito racial, social, etc. Basta ver o renascimento dos preconceitos. Não tem oposição. Cheguei a pensar que o PT o fosse.
pisei na bola, lá, todos são amigos....

2006-11-22 19:44:51 · answer #7 · answered by Luz e sombra 7 · 0 0

por sinal um bloco onde um nome apropriado seria, "oia nois aqui seus idiotas"; por que é assim que eles pensam de nós!

2006-11-22 19:43:00 · answer #8 · answered by mario f 5 · 0 0

é um grande bloco para o carnaval. é precisojmuita gente para empurrar o carro alegórico.

2006-11-22 20:29:53 · answer #9 · answered by dl 2 · 0 1

Pode, por que não?

2006-11-22 19:42:41 · answer #10 · answered by Hazinha 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers