O Portugal e a Espanha já estão integrados na União Européia, pelo tanto acho que isso não é verdade!
2006-11-22 10:16:41
·
answer #1
·
answered by Os Okampas 7
·
13⤊
0⤋
Este tema foi motivo de reportagem no jornal Folha de São Paulo no dia 12 de novembro de 2006.
Em crise, Portugal discute "absorção" pela Espanha
Para a maioria dos portugueses, país cresceria mais se pertencesse ao vizinho
Sem que exista projeto político de uma união ibérica, discussão revela preponderância espanhola no mercado português .
Quase metade dos espanhóis e um em cada quatro portugueses defendem que Portugal e Espanha deveriam ser um país único. Estas são as principais conclusões de duas pesquisas realizadas em outubro nos dois países. Sem projeto político que aponte uma união ibérica, os resultados despertaram polêmica. Portugal vive uma grave crise econômica e as empresas espanholas marcam cada vez mais presença no país.
Depois de mais de 800 anos da independência e de várias lutas pela soberania, 27,7% dos portugueses inquiridos pela pesquisa do semanário "Sol" gostariam que os dois países se unissem, vivendo em regime republicano (63,9%), com a capital do novo Estado em Lisboa (40,7%). O dado mais relevante desse estudo é que 96,5% acreditam que a economia cresceria mais se Portugal pertencesse ao país vizinho.
No estudo realizado na Espanha pelo instituto Ipsos para a revista "Tiempo", 45,7% dos espanhóis consultados querem a união entre Portugal e Espanha, 43% defendem que o novo país deve chamar-se Espanha, tendo Madri como capital (80%) e mantendo o regime monárquico.
Do lado português, os analistas salientam que os resultados são, sobretudo, a expressão do descontentamento diante da crise econômica que o país atravessa e não um desejo de perda de soberania.
Atualmente, a comunidade portuguesa é a maior da União Européia a residir na Espanha, estando inscritos na Previdência espanhola mais de 66 mil portugueses. A região da Catalunha é a que tem mais imigrantes registrados, cerca de 22,84% do total.
A tendência também se verifica com os imigrantes em Portugal. De acordo com o jornal "La Vanguardia", uma porcentagem significativa de ucranianos, brasileiros e africanos mudou-se para o país vizinho para fugir da crise econômica.
No que diz respeito ao custo de vida, muitos habitantes de cidades perto da fronteira fazem compras na Espanha, pois os alimentos e a gasolina são mais baratos. De acordo com a Associação de Comércio de Badajoz, 20% dos clientes do comércio espanhol das zonas fronteiriças são portugueses. O consumo de eletricidade também pune os portugueses. Os impostos para os consumidores domésticos são 18% mais caros em Portugal do que na Espanha.
Cresce dependência
A Espanha é um país composto por 17 comunidades autônomas, com diferenças culturais e lingüísticas. De acordo com a vontade de quase metade dos espanhóis, Portugal passaria a fazer parte deste xadrez, mantendo-se o regime monárquico e Madri como capital. Portugal é o quarto cliente da Espanha e esta é o seu principal fornecedor e cliente.
Desde 1986, a dependência piorou em vários setores, como bens agrícolas, indústrias alimentares, indústria química, calçado e máquinas elétricas. Basta olhar para as prateleiras de um supermercado para reparar na quantidade de produtos espanhóis, cuja presença é maior do que em qualquer outro país europeu.
Progressivamente, as empresas espanholas vão conquistando o mercado português. No mês passado, o grupo de mídia espanhol Prisa anunciou o lançamento de uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade das ações da Media Capital, empresa portuguesa que é dona de vários meios de comunicação.
Nos últimos anos, agricultores espanhóis têm comprado terrenos no Alentejo aproveitando os preços baixos das propriedades. Ao implementar uma agricultura intensiva, conseguem criar produtos que chegam aos consumidores com preços reduzidos.
Ainda longe de ser um sonho para a maioria dos portugueses, a união entre os dois países revela-se na realidade como uma absorção econômica do mercado português por parte de "nuestros hermanos".
2006-11-23 11:33:17
·
answer #2
·
answered by comandante 7
·
1⤊
0⤋
Eu apenas diria que isso é o que certos tugas queriam que acontecesse, porque Portugal é tão mau em estatísticas que fica sempre com as piores da EU. salário, educação, indústria etc...
Por outro lado, alías, a seguir de Portugal esta logo a Espanha, com uma das melhores ecónomias da União Europeia e isso tem levado certos tugas a pensar porque Portugal nunca teve a mesma pedalada da vizinha Espanha, por isso muitos chegam a conclusão que seria melhor Portugal sempre pertencer a Espanha, assim os Porugueses não teriam vergonha em dizer que são Porugueses na ocasião de visitar os seus irmãos Europeus...
Falando sério agora, isso realmente nunca acontecerá apesar da economia portuguesa estar a se afundar cada vezes mais, o que aconteceu realmente, foi uma entrevista ao antigo Chefe de estado Espanhol na qual se puseram em questão como Esp. e Pt. podem tirar melhor partido e fortalacer as relações ecónomicas uma vez que são vizinhos territóriais. E ainda houve uma posteriror reunião onde se descutiram os mesmos temas e se estaleceram certos acordos.
2006-11-22 10:45:23
·
answer #4
·
answered by Miurho 1
·
1⤊
0⤋
Esses boateiros parece que não tem o que fazer. Como pode um país como Portugal, fundir-se com a Espanha, dois países membros da Comunidade Européia e além de tudo são países ricos. Para de acreditar em Papai Noel.
2006-11-22 10:33:02
·
answer #7
·
answered by Anildo 6
·
0⤊
1⤋