English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Com a Revolução Industrial inicia a revolução tecnológica que chega aos dias de hoje e com a globalização ficou mais fácil a interferência do homem no planeta. Não há preocupação com o meio ambiente e nem há uma postura educacional para resolver isso. Os adultos não corrigem as crianças por sua postura errada em relação ao meio ambiente; a sociedade não cobra uma postura do governo quanto ao desmatamento, a destruição, a poluição; por sua vez o governo é responsável pelo combustível utilizado e pelo carro poluente, aterros de lixo, queima da cana, mudança do curso dos rios, entre outros

2006-11-22 09:33:50 · answer #1 · answered by luci w 1 · 0 0

Vc fez uma pergunta específica e muitos se confundem.
Efeito estufa e falhas na camada de ozônio são dois problemas distintos entre si.
Vou lhe explicar o porquê do aquecimento Global.
No planeta existem dois ciclos de carbono um longo e um curto.
O longo é o que ocorreu durante milhões de anos quando a natureza se incumbiu de "sepultar" grande quantidade de carbono que vem a ser exatamente o petróleo, petróleo este, que estamos já por dar um fim nele, pois as grandes jazidas estão se exaurindo, graças a Deus, hehehe.
O outro ciclo é o do vai e vem, hihihihi, ou seja, o nascer e morrer em tempos mais ou menos curtos.
São as plantas os animais, ah e o álcool, que é ecologicamente correto por ser um destes de ciclo curto, e nós também os seres "Humanos" hunnnn.
O que acontece: O carbono é o elemento que controla a temperatura do ar, pois ele constitui apenas 1% (hum por - cento) do ar que respiramos, mas veja bem do ar, não o percentual global da terra. O carbono faz com que o calor se propague tal como uma reação em cadeia, portanto, quanto mais carbono mais calor, isto faz com que as temperaturas subam mais rapidamente e aumente o calor da estufa, porque a terra é uma estufa natural.
Então com a queima destes combustíveis fósseis a emissão de moléculas de carbono tem sido cada vez maior.
E ainda existe um outro problema o chamado gás dióxido de carbono que na verdade é invisível, bem este gosta mais lá de cima é ele que não deixa o calor do planeta voltar ao espaço.
Acentuando mais ainda o calor aqui embaixo.
Mas, não fique triste não o petróleo já esta com os dias contados.
E se a humanidade suportar um pouco mais e se conformar com a morte dos parentes que certamente morrerão de fome, pois sem estes combustíveis oriundos do petróleo as máquinas usadas na agriculuta para, ai o planeta terra vai ter uma folga para respirar, porque os carburantes alternativos como o álcool e o biodiesel certamente não poderão suprir toda a demanda existente hoje e daqui a alguns anos será mais difícil ainda.
No mais é isto, economize gazolina, viaje menos, talvez, não sei qual a sua idade, vc consiga escapar destas antes.
Espero sinceramente que os Homens consiga desenvoler uma tecnologia capaz de suprir a demanda de energia no planeta.
Um Abraço...

2006-11-22 21:18:45 · answer #2 · answered by Parem o mundo, quero descer 6 · 0 0

Deixou que a Camada de Ozônio que protege em volta da terra fosse atacada por CFC (clorofluorcarbonos).
Ex: Sprays, fumaça liberada por carros.....

O Aquecimento Global são consequências do burraco na camada de Ozônio.


Qual a importância da Camada de Ozônio?

Ela forma uma camada fina em volta da atmosfera que absorve raios ultravioleta provenientes do Sol e que são prejudiciais à saúde.
Os raios ultravioleta, presentes na luz solar, causam mutações nos seres vivos, modificando suas moléculas de DNA. No homem, o excesso de ultravioleta pode causar câncer de pele.
No dia 3 de setembro, a NASA detectou através de instrumentos o maior ‘buraco’ na camada de ozônio já observado sobre a Antártica com três vezes a extensão territorial dos Estados Unidos (cerca de 28,3 milhões de quilômetros quadrados).
Também no Pólo Sul, um grande buraco foi encontrado, sua extensão é quase à da América do Norte, as geleras dereteram e cada ano o calor será maior, se não fizermos nada. Até ficar impossivel a vida na terra, como ja podemos ver os fenomenos em lugares que antes não causavam tantos estragos...
Ex: O furacão Catarina

A tese mais aceita hoje em dia é que o buraco do ozônio foi causado pelo próprio ser humano, através da contínua emissão na atmosfera de um composto químico, o clorofluorcarbono, mais conhecido como CFC (clorofluorcarbonos). O átomo de cloro desse composto é apontado como o vilão da história; alguns estudos sugerem que um único átomo de cloro é capaz de destruir cem mil moléculas de ozônio.



Quais efeitos a redução da camada de Ozônio (ou a falta da camada de ozônio, assim a importancia desta) pode trazer ao planeta, e aos seres humanos em particular?
Devastadores talvez seja um adjetivo adequado.


"Se a destruição da camada de ozônio já foi imaginada como uma arma de guerra, o leitor pode bem fazer uma idéia dos efeitos a que estarão sujeitos a população e o meio ambiente com esse acontecimento."




A importância da Camada de Ozônio é:

* Sem a Camada de Ozônio, são maiores às possibilidades de adquirirmos cancêr de pele como citado anterior. A UV-B provoca queimaduras solares e pode causar câncer de pele, inclusive o melanoma maligno, freqüentemente fatal.

*Há estimativas indicando que uma redução de 50% na camada de ozônio em redor do planeta provocaria cegueira e queimaduras de pele com formação de bolhas num prazo de dez minutos.

* A radiação UV-B também inibe a atividade do sistema imunológico humano, o mecanismo natural de defesa do corpo. Além de tornar mais fáceis as condições para que os tumores se desenvolvam sem que o corpo consiga combatê-los, supõe-se que haveria um aumento de infecções por herpes, hepatite e infecções dermatológicas provocadas por parasitas

*As espécies analisadas de plantas, até 1988, dois terços manifestaram algum tipo de sensibilidade.

* O fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha, assim como as larvas de alguns peixes, também sofrem efeitos negativos quando expostos a uma maior radiação UV-B.


*Ressalte-se que todos esses efeitos são ocasionados por "um ligeiro acréscimo" da radiação UV-B. Existe, contudo, um outro tipo de radiação ainda mais temível: a UV-C. A radiação UV-C apresenta comprimentos de onda entre 240 e 290 nanômetros e é (até agora) completamente absorvida pelo ozônio estratosférico. Sabe-se que a UV-C é capaz de destruir o DNA (ácido desoxirribonucléico), a molécula básica da vida, que contém toda a informação genética dos seres vivos. Nas palavras de John Gribbin, "ninguém é capaz de afirmar com certeza quais seriam as conseqüências de deixar essa radiação chegar até a superfície da Terra…"

*Acredito Eu, que SEM A CAMADA DE OZÔNIO, não existira vida na terra, pois seria teoricamente impossivel ate mesmo organismos vivos viverem na terra, os únios que se abtuariam, seriam microorganismos que ficam entre areia, terra.... assim como na teoria de como a Terra Evoluiu, Etapa à Etapa para poder abrigar seres vivos, e criar o CH²O


Obs: Para proteger a pele dessa reação nociva usar protetor solar todos os dias, e expôr-se ao sol antes das 10:00 hrs e depois das 16 horas... assim estamos não totalmente protegidos dos Raios Ultravioletas, mas nos habituando aos estragos que causamos, e tentando viver com estes.



Acompanhando manchetes de varios lugares do mundo, podemos ter a certeza que não só o hemisfério norte será atingido com maiores catastrofés do que às que ja começaram, este polo foi apenas o começo para Aquecimento Global e destruição de grande parte (ou intera) dá terra.
Acompanhe abaixo algumas noticias que alarmaram sobre a camada de ozonio, estes são exemplos mais amplos para mostrar os efeitos dos Raios Ultravioleta, e a importância da Camada de Ozônio :

Manchete: Buraco causa cegueira em coelhos (Gazeta Mercantil - 21.11.91)

"Coisas esquisitas começaram a acontecer no sul do Chile. Os pescadores estão capturando salmões cegos. Os camponeses relatam que os coelhos selvagens desenvolveram olhos saltados (exoftalmia) e devem estar sofrendo de distúrbios oculares, uma vez que são capturados com muita facilidade. Rodolfo Mancilla, um criador de ovelhas da Terra do Fogo, diz que seus animais também estão ficando cegos.

Algumas mudas de árvores estão mostrando um desenvolvimento deformado nesta primavera austral, enquanto certos tipos de algas marinhas estão segregando um pigmento vermelho nunca observado anteriormente.

Em Punta Arenas, há medo e preocupação em torno do bombardeamento invisível de radiação ultravioleta B. Ninguém sai de casa sem a proteção de chapéus ou óculos escuros. Os médicos vêm sendo insistentemente procurados por pacientes portadores de alergias e irritações oculares e dermatológicas."


CURIOSIDADE

Para tentar empedir que os raios ultrapassem a Camada de Ozônio, algumas idéias mirabolantes começam a surgir.. Como à dos Pesquisadores Russos:

Pesquisadores russos apresentaram um estudo segundo o qual seria possível reparar a camada de ozônio utilizando equipamentos de raios laser e satélites. O projeto consiste na montagem de um sistema com 30 a 50 satélites que bombardeariam a atmosfera com raios laser ultrapotentes, estimulando a produção de até 20 milhões de toneladas anuais de ozônio; esses cientistas acreditam que o problema pode ser contornado em dez anos, a um custo estimado de 100 bilhões de dólares... Tem gente também que quer fabricar ozônio no solo e comboiá-lo até a estratosfera em foguetes, grandes jatos e balões...

Obs: Apenas com base numa amostragem de todos os fracassos humanos já colecionados nas tentativas anteriores de dominar, intervir ou até mesmo prever fenômenos da natureza, já podemos afirmar, sem medo de errar, que mesmo que tais projetos fossem exeqüíveis, o resultado final seria mais um fiasco. Se for para incentivar atitudes desse tipo, exacerbadas e irrealistas, é melhor que se continue apresentando outras iniciativas, também inócuas mas pelo menos não tão dispendiosas, como a desesperada proibição da fabricação de CFC e a decretação do "Dia Internacional do Ozônio", comemorado em 16 de setembro de cada ano.



Isso td ai em cima é pro meu trabalho.

2006-11-22 19:21:23 · answer #3 · answered by Sofia 1 · 0 0

Na verdade, com a poluição, o homem acelerou em milhares de anos um processo que já aconteceu há outros milhares de anos.

O que acontece é o degelo das calotas polares e o aquecimento da terra - veja a reviravolta do clima!!!

2006-11-22 18:17:59 · answer #4 · answered by lulauffer 4 · 0 0

Poluição atmosférica e o uso do CFC.

2006-11-22 17:21:21 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

praticamente tudo!
1.andar de carro
2. usar desodorante (spary)

consequencia!
poderiamos morrer!!!
bjus!

2006-11-22 17:17:54 · answer #6 · answered by reyzinha! 1 · 0 0

A terra vai explodir!

2006-11-22 17:14:47 · answer #7 · answered by miguel a 6 · 0 0

No geral, tudo de ruim, poluição destruição, calor insuportavel, chuvas terriveis, tempestades, frio insuportavel, maremotos, furacões...chega de desgraça...

2006-11-22 20:11:54 · answer #8 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers