Às vezes me indago sobre a motivação de, aqui no YR, colegas internautas se propuserem a responder questões sobre as quais nada sabem. Seria só para ganhar pontos?! Acabam confundindo o autor da pergunta e, mais do que isso, aumentando seu desconhecimento, vez que, não raro, este vem desprezar respostas corretas e escolher como melhor a completamente errada, significa dizer, registra em seu cérebro como certa uma afirmação errada.
Até houve quem invocasse Einstein e a Teoria da Relatividade para responder a presente questão!!!
A rigor, do ponto de vista geométrico, e reta e curva são conceitos geométricos e como tal devem ser tratados, NENHUMA RETA É CURVA, embora algumas curvas possam ser assimiladas a retas. Por exemplo, dizemos que um barbante bem esticado é uma reta, mas, a rigor, trata-se de um segmento de catenária. Quanto mais esticado for, mais se aproxima da reta, mas romperá, bem antes de tornar-se reto.
Costuma-se dizer que uma circunferência de raio infinito é uma reta.
Para bem se entender tal afirmação é preciso conhecer o conceito matemático de limite. Para tanto consideremos o valor de 1/x onde x é potência de 10 (10, 100, 1.000, 10.000 ...), ou seja, 0,1; 0,001; 0,0001; 0,00001 ... . Quanto mais elevado for o denominador da fração, ou seja, a potência de 10, menor será 1/x, mas, por maior que seja x, o resultado da divisão sempre será maior do que zero, embora dele cada vez se aproxime, à medida que x aumenta. Diz-se então que, no limite, quando x tende ao infinito, 1/x = 0, ou seja, que a fração assume valor zero.
Esse limite, porém, é apenas uma ficção, pois não existe valor de x, por maior que seja, que faça 1/x= 0.
Posto isso, tracemos uma circunferência com 10 cm de raio e, nesta uma tangente t em um ponto T.
Em seguida tracemos circunferências com raios sucessivamente maiores, 100, 1.000, 10.000; 100.000, 1.000.000, e assim por diante, todas elas tendo como tangente a mesma reta t, no mesmo ponto de tangência T. Assim procedendo, vc observará que, à medida que o raio aumenta, os pontos da circunferência próximos de T mais se aproximarão da reta, sem porém, nunca atingi-los.
Diz então que quando o raio é tão grande que se aproxima do infinito, ou, na linguagem matemática, quando tende ao infinito, que a circunferência tende à reta. Daí dizer-se, SIMPLIFICADAMENTE, que uma reta é uma circunferência de raio infinito, o que não passa de outra ficção matemática, pois, por maior que seja o raio, uma circunferência continuará sendo uma circunferência, jamais se transformando em reta.
Da mesma forma, uma curva, por mais que se aproxime de uma reta, por mais "reta" que seja, sempre será uma curva, jamais uma reta. Curva e reta são conceitos mutuamente exclusivos, ou um traçado é reto ou é curvo, não pode ser simultaneamente reto e curvo.
2006-11-23 04:57:24
·
answer #1
·
answered by podocarpo 7
·
3⤊
4⤋
que existe reta ou curva. a única coisa q faz sentido , é real e o estudado... o que fazemos em matemática, é uma reta. mas toda reta, é um seguimento de curva. no que tange a matemática, reta é reta, no que tange a realidade, toda reta é um seguimento de curva. um raio pode ser tão longo, que a visão humana jamais assimilará que é uma curva, verá uma reta. na matemática a menor distância entre 2 pontos é uma reta, que na verdade é um seguimento de curva de raio longo.
2016-11-26 23:12:24
·
answer #5
·
answered by W. Souza 2
·
0⤊
0⤋