Incrível ainda termos que pensar desta maneira...
pois a cultura afro está em nosso cotidiano, em nome de ruas, cidades, pessoas, comida...
A questão ñ é o reconhecimento e sim..conscientização...nada forçado...tudo de maneira simples...pergunte: onde moras?...o que comes?...qual o teu nome?...assim...a consciência passa a ser de todos, não só dos alunos...mas da comunidade escolar.
2006-11-25 13:23:47
·
answer #1
·
answered by sandra k 4
·
0⤊
0⤋
Poderiamos começar a assumir e a dizer que a cultura como por exemplo samba, pagode, carnaval, frevo, axe, capoeira e tantas outras que advieram dos descendentes de africanos fossem consideradas como CULTURA BRASILEIRA.
è claro que teriamos que falar da origem deste povo que trouxe isso, por razoes históricas.
Sou de opinião que isso não é negar a origem, mas sim valorizar o que é nosso, produzido aqui, por aqueles que lutaram por nosso país, aqui mesmo, sejam de origem africana, européia ou asiática.
Se for analisar minha carga genetica, eu seria 100% europeu, mas, entretanto, os europeus nao me reconhecem como europeu, nem eu tenhointenção de ser europeu, pois minha vida se passou no Brasil, onde fiz parte da história deste pais, portanto sou brasileiro.
Assim, os conterrâneos de origem africana também, sao brasileiros, e deveriam ser reconhecidos como brasileiros e a cultura por eles difundida é cultura brasileira, produzida por descendentes de africanos.
Em suma:
Somos brasileiros e desenvolvemos várias culturas, que já nao sao mais as culturas dos povos de origem, portanto ja pertencem a nos, brasileiros, que constuimos noss propria cultura brasileira, apesar de sermos descendentes de vários povos.
2006-11-22 07:43:00
·
answer #2
·
answered by Carlos M 7
·
0⤊
0⤋
Podem elaborar Projetos culturais interdisciplinares. Muita coisa da cultura brasileira tem raízes africanas e pouca gente conhece.
2006-11-22 07:27:46
·
answer #3
·
answered by izadenunes 7
·
0⤊
0⤋