Eu acho, que para ser superior tem que se respeitar á tudo e á todos, essa qualidade por completo nenhum ser humano tem, portanto não temos esse direito. Temos que respeitar até quem se ache superior.
2006-11-22 06:05:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meu amigo sem o poder de julgar você seria um NADA, porque é ele que te orienta no caminho melhor para a evolução e se não fosse ele você não teria sentido de direção do que é melhor ou pior e mais uma infinidade de valores e virtudes que este poder nos dá, então ate o teu discernimento vem deste poder, vê se capricha um pouco mais em suas próprias visões de discernimento para justamente compreender que todas as dificuldades, barreiras, medos, duvidas e julgamentos são dons que nos impulsionam para termos a visão do caminho certo.
Um abraço
2006-11-22 19:34:18
·
answer #2
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
Claro que sim, faz parte da natureza humana. Devemos julgar sim, porém, devemos também estarmos preparados para sermos julgados.
2006-11-22 18:59:02
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não, ninguém tem esse direito.
2006-11-22 16:45:45
·
answer #4
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
0⤊
0⤋
Não só temos esse direito como somos superiores aos demais animais SIM.
Deus quando criou todos os seres viventes, pôs o HOMEM numa posição de domínio e superioridade diante dos outros animais.
O fato do homem criar tantos problemas pra si e p/ o mundo, não significa que são inferiores.
A questão do "PODER DE JULGAR", é natural dos seres racionais que tem um senso crítico das coisas, situações, pessoas, as vezes estrapola, é verdade, mas só os racionais tem essa capacidade, os irracionais não.
Enfim, quem somos nós pra julgar?
Somos seres humanos, capases de errar e acertar, típico mesmo do homem (animal racional), isso é o que nos impulciona à evolução.
Aí alguém pergunta: Mas que evolução?
Eu respondo: Volte p/ o tempo das cavernas (se fosse possível) e fique por lá, se achares melhor.
2006-11-22 16:31:32
·
answer #5
·
answered by Mô 4
·
0⤊
0⤋
.
Boa pergunta!
Responderei por partes:
1. Acho que somos tão animais quanto qualquer outro. Claro que a natureza nos dotou de algumas qualidades que nos levaram a "dominar" o mundo e a interferir com a própria natureza. Nesse sentido, somos "superiores" porque atingimos o patamar seguinte, um patamar que as outras espécies - ainda? - não atingiram.
2. Isso faz com que nos sintamos superiores - e, no que isso diz respeito à nossa capacidade de raciocínio abstrato e de interferir com o mundo em que vivemos, é a mais absoluta verdade. No entanto, qualquer superioridade ou inferioridade não me parece absoluta: é só nos lembrarmos que, um dia, quem dominou a terra foram os dinossauros e eles já se foram faz tempo...
E mais: até mesmo o que você chama de o "poder de julgar" não pode nem deve ser visto como a marca de uma superioridade absoluta. Nossos julgamentos - sejam eles justos ou não - derivam de nossa cultura: tanto de nossa cultura familiar ou individual, como de nossa cultura social e relativa a nosso tempo.
3. É com base na noção que tenho sobre nossos julgamentos serem fruto de nossas experiências individuais e culturais que eu acredito que nós não somos ninguém para julgar os outros, particularmente quando eles não dividem nossa cultura. E, mesmo que a dividam, nunca encontraremos todos os indivíduos de um grupo achando ou fazendo a mesma coisa.
É o confronto com o contrário ou o diferente que estimula os julgamentos - e esses sempre vão existir, por mais que sejam, tantas vezes, injustos.
Mas, para algumas mentes mais libertárias, a percepção da motivação ou do resultado desses julgamentos [e de suas injustiças] acabará gerando um movimento de aceitação do contrário ou da diferença - e assim a humanidade continuará a avançar, se tornando um pouco melhor a cada século.
Pelo menos é o que eu espero!
Caso contrário, só estaremos... ih, reparou que lá ia outro "julgamento"?
Reparou como é impossível que vivamos sem fazer esses tais julgamentos?
Sua pergunta traz julgamentos de valor, minha resposta também...
Por isso, só espero que nós sejamos capazes de ter consciência dos julgamentos que fazemos [a toda hora e mesmo sem perceber] para que possamos transformá-los em ganho para nós, nossa sociedade e nossa espécie.
.
2006-11-22 16:28:42
·
answer #6
·
answered by m_amoy 5
·
0⤊
0⤋
Não nos julgamos superiores... Nos julgamos capazes de decidir com maior dicernimento dos fatos.
2006-11-22 15:41:23
·
answer #7
·
answered by HELLBOY 4
·
0⤊
0⤋
imagina o mundo como uma escada
o homem está em um degrau
mas tem os abaixo e os acima
nós somos superiores pra quem está abaixo
mas somos inferiores pra quem está acima
2006-11-22 14:03:54
·
answer #8
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
0⤋
ah nossa superioridade esta no poder do racionicio, não tão instintivamente como os animais isso nos torna superiores, claro que não devemos avaliar pelo pensamento destrutivo mas sim pela nossa capacidade de : pensar, criar, raciocinar e adaptar.
2006-11-22 14:02:17
·
answer #9
·
answered by Magok 1
·
0⤊
0⤋
O homem não pode se achar superior e sair julgando as pessoas pelos seus erros, pois todos nós estamos aptos a errar, às vezes fazemos as coisas achando que estamos acertando, mas quando se assusta fizemos tudo errado.
E então com que direito podemos julgar as pessoas? Somos humanos e por isso nós sempre tentamos fazer algo e só depois é que entendemos se é certo ou errado. E acontece com todas as pessoas não somente com outros, no entanto acontece com a gente. OK!!!
2006-11-22 13:59:22
·
answer #10
·
answered by Regi 3
·
0⤊
0⤋