Bom, eu acho que este livro é fenomenal!
Sim, a morte da Bertoleza foi cruel, mas a vida é cruel, e naquela época, ainda mais para uma negra fugida.
Realmente, em um livro naturalista, a coisa mais difícil que você vai encontrar é um final feliz. O Naturalismo é isso, a realidade nua e crua (e muito crua e indigesta para alguns), o ser humano animalizado, os instintos que prevalecem em algumas camadas sociais... Um retrato perfeito (um pouco exagerado, talvez, quem sabe?) da época... Em suma, uma obra-prima do Naturalismo.
Quanto ao fim do livro, é tudo conseqüência. Lembre-se que ali prevalece a lei do mais forte (ou do mais esperto). O português queria subir de vida e a Bertoleza atrapalhava, sendo assim a solução mais plausível era se livrar dela. Não se esqueça que, diferentemente dos personagens românticos, os naturalistas não se preocupam tanto com a consciência, apenas vão vivendo a vida, resolvendo os problemas que aparecem à frente, nem sempre da forma mais politicamente correta, claro. E lembre-se que "politicamente correto" é um termo completamente inexistente aí.
2006-11-23 03:16:44
·
answer #1
·
answered by Mi 3
·
0⤊
0⤋
O Livro é impressionante! Gostei muito de lê-lo!
O que eu entendi do fim do livro? Acho que ele queria mostrar apenas como é a essência humana. Quando o cara lá (O pior é que eu esqueci o nome do infeliz) era pobre, Bertoleza era uma princesa pra ele, já quando começou a melhorar de vida começa a surgir uma ojeriza aos seus "hábitos", o seu cheiro, a sua, vamos dizer, conduta socialmente inaceitável. Do fim do livro eu não tenho muito a acrescentar, porque pelo desenrolar dos acontecimentos, o que aconteceu já era de se esperar através da própria linguagem que ele começa a utilizar!
No mais, tenho apenas que dizer que Aluísio de Azevedo é o cara! Muitos Bjos! Bye!
2006-11-22 12:42:15
·
answer #2
·
answered by Aléssio Lima Oliveira 7
·
0⤊
0⤋
Retrata a realidade, quanto mais uma mulher trabalha e se esforça menos valor tem. Concordo com o autor.
2006-11-22 12:40:54
·
answer #3
·
answered by AUREA P 6
·
0⤊
0⤋
Então Bergamota. Eu já li. No 2º ano do Ensino Médio. O livro é um bom retrato da sociedade brasileira no final do século XIX. Tem realmente o "espírito" que os escritores do Naturalismo queriam passar. A linguagem do romance é coloquial, simples e direta. Muitas vezes, para descrever vícios e mazelas humanos, o autor usou expressões vulgares e temas do cotidiano urbano, como crimes, miséria e intrigas. Os personagens são tipificados: o adúltero, o louco, o pobre.
A descrição predomina sobre a narração, de tal modo que se considera que o autor, em vez de narrar acontecimentos, os descrevem em detalhes. Acontecimentos e emoções ficam em segundo plano.
Claro que o gostaríamos de ler alguns "finais felizes", mas isto não estava nos planos do autor, que queria denunciar e criticar a sociedade brasileira.
Não é meu livro de cabeceira e não faz o meu estilo, mas enfim, eu tive que lerrr! Bjos!
2006-11-22 12:35:11
·
answer #4
·
answered by ok, vamos nessa! 5
·
0⤊
0⤋
não, mas sei que tem um site que vc escreve o nome do livro e ele te dá o resumo direitinho, procura no google !
=)
2006-11-22 12:31:57
·
answer #5
·
answered by xD 2
·
0⤊
0⤋