Se vc ainda não leu o livro, aí vai um resumo e a análise de alguns personagens
Sonho de uma Noite de Verão (sinopse)
Em Atenas uma lei obriga as moças a se casarem com os noivos escolhidos por seus pais. Caso estas não aceitem podem ser condenadas à morte ou reclusas num convento.
As vésperas do casamento de Teseu, herói grego, Duque de Atenas com a Amazona Hipólita, Egeu chega com sua filha Hermia e pede que se cumpra a lei já que ela está destinada a Demétrio, mas ama Lisandro.Teseu fica preocupado, mas como governante deve fazer cumprir as leis. Dá um prazo a Hermia para aceitar o casamento com Demétrio: quatro dias. Ou decide a favor do noivo ou será condenada à morte.
Hermia procura Lisandro e este lhe propõe uma fuga. Marcam um encontro para o dia seguinte num bosque, de onde vão partir para casar fora dos domínios da cidade onde a lei não vigora. Feliz com a solução Hermia conta a Helena os seus planos. Helena ama Demétrio e pensando em ter sua gratidão conta a ele os planos do casal.
No bosque escolhido para o encontro vivem seres misteriosos: fadas, elfos e duendes, fiéis súditos de Oberon rei dos duendes e Titânia, rainha das fadas. Oberon e Titânia são casadas e brigam pela tutela de um menino órfão cuja mãe foi amiga de Titânia que cuida do pequeno.Um grupo de artesão resolve encenar uma peça de teatro para homenagear Teseu em seu casamento. Também escolhem o bosque para seus ensaios.
Na noite do encontro entre Hermia e Lisandro, Oberon e Titânia se encontram casualmente e se desentendem porque ele lhe pede um pajem especial e ela recusa saindo do bosque. Oberon promete que vai castigá-la antes do amanhecer. Chama Puck, um duende esperto e brincalhão cujo maior divertimento é pregar peças nos outros e ordena-lhe que bosque uma flor chamada amor-perfeito, encantada pelo cupido e que guarda em seu sumo o poder de quando derramado sobre as pálpebras de alguém que dorme, este se apaixona pela primeira criatura que vê ao acordar. Com o encantamento de Titânia ela lhe entregaria o menino e depois ele desfaria o feitiço com outra erva.
Enquanto Puck busca a flor e Oberon espera, Demétrio chega ao bosque seguido por Helena. O rapaz à censura e ela desabafa seu sofrimento por amá-lo tanto. Ele a deixa sozinha, mas ela corre atrás dele implorando seu amor. Oberon decide ajudá-la: vai derramar nos olhos de seu amado o suco da flor.
Quando Puck volta Oberon pega a flor e diz que vai encontrar Titânia. Pede a Puck que procure um rapaz que despreza uma moça, e derrame o suco em seus olhos,cuidando para que ao acordar a moça desprezada seja a primeira que ele vê. Recomenda que se certifique de ter encontrado o rapaz certo, observando os seus trajes, típicos de um ateniense.
Puck parte o Oberon segue para o esconderijo onde Titânia dorme. Ao encontrá-la derrama o suco sobre seus olhos e sai.
Hermia e Lisandro chegam ao bosque cansados e decidem dormir. Puck ao encontrá-los reconhece neles o modo de vestir dos atenienses e derrama o suco sobre os olhos de Lisandro que dorme um pouco afastado de Hérmia. Certo de que ele a verá ao acordar por não haver ninguém por perto Puck sai tranqüilo.Helena que ainda procura Demétrio que lhe fugiu, encontra Lisandro e preocupada por vê-lo no chão chama-o. Ao acordar e vê-la Lisandro apaixona-se imediatamente e lhe faz declarações de amor. Ela não entende e foge. Ele a segue, deixando Hermia que ao acordar se vê sozinha e sai à procura de seu amor.
Puck, crente de sua missão cumprida, vai ao lugar onde Titânia dorme e encontra os artesãos ensaiando a peça. Quando um deles, Botom, se afasta, Puck coloca-lhe uma cabeça de burro sobre os ombros. Quando ele retorna ao grupo, todos se assustam e fogem. Com o barulho, Titânia acorda e ao ver o burro, apaixona-se por ele. Puck corre para contar a Oberon. Nisso passam pelo bosque Helena seguida por Lisandro. Oberon percebe que Puck se enganou. Entram então Hérmia seguida por Demétrio. Eles discutem. Demétrio resolve parar para descansar e Oberon aproveita para derramar o suco sobre seus olhos. Quando Helena que está pelo bosque fugindo de Lisandro passa por ali, acorda Demétrio que ao vê-la se apaixona. Lisandro chega e então os dois passam a brigar por Helena. Ela não entende nada, acha que os dois estão debochando dela. Hermia chega e fica sem entender nada. Ao vê-la, Helena acredita que Hermia também está no jogo contra ela. Elas brigam e enquanto isso os dois rapazes resolvem procurar um outro lugar para brigar.
Oberon que assiste a tudo invisível repreende Puck. Ele se desculpa dizendo que não fez por mal pois não sabia que havia dois casais de atenienses no bosque. Oberon ordena que Puck separe os dois rapazes e que quando estiverem cansados os faça dormir, derramando sobre os olhos de Lisandro o suco da planta que desfaz o encanto para que ele volte a amar Hermia e todos sejam felizes.
Titânia não tem mais tempo para cuidar do pajem, pois se desdobra para agradar o homem com a cabeça de burro pedindo a suas fadas que façam todas as suas vontades. Oberon que conseguiu que Titânia lhe entregasse o menino, resolve desfazer o encanto e quando ela dorme ao lado do seu amor derrama-lhe o antídoto sobre os olhos. Ao acordar, Titânia diz a Oberon que teve um sonho estranho no qual parecia estar apaixonada por um asno. Oberon aponta o camponês que ainda dorme com sua cabeça de burro e ela fica horrorizada sem entender nem acreditar no que vê. Eles fazem as pazes e Oberon pede às fadas que cantem música para embalar e encantar o sono de todos que dormem no bosque, para que ao acordarem pensem que tudo não passou de um sonho. Também pediu a Puck que desencante Botom. Este ao acordar também pensou que tudo o que ocorreu fosse sonho e saiu a procura de seus amigos para representarem a peça.
Ao amanhecer, Teseu, Hipólita, Egeu e uma pequena comitiva observam uma matilha à procura de caça. Ao encontrarem os jovens dormindo se admiram. Egeu reconhece sua filha. Teseu pergunta o que dois inimigos fazem tão próximos.Lisandro diz que pretendia fugir com Hermia e Egeu fica furioso. Demétrio então conta a Teseu que não mais ama Hermia e que está apaixonado por Helena. Teseu, contrariando Egeu abençoa os casais e propõe que eles se casem junto com ele e Hipólita. Diz que o amor é superior a qualquer lei. Na festa de casamento, Botom e sua trupe apresentam a mais lamentável comédia trágica: a morte de Píramo e Tisbe. Todos assistem e em seguida recolhem-se a seus leitos nupciais. Neste momento, todos os seres mágicos do bosque entram nos quartos para garantir a felicidade dos casais.
Puck, Oberon e Titânia
Em Sonho de uma Noite de Verão, vários seres sobrenaturais pertencem a um mundo fantástico, paralelo ao mundo real. Além de realizarem a ligação entre as cenas como um recurso cênico bastante eficiente, têm participação ativa, como personagens, desenvolvendo tensões dramáticas que conformam um material fundamental na peça. Estes, apresentam semelhanças com o mundo real, pois mesmo possuindo poderes enquanto seres superiores, possuem fraquezas e defeitos humanos ; sentem paixão, raiva, amor, piedade.
São personagens que interferem no destino dos humanos, conduzindo-os pelos caminhos das decisões pessoais, modificando seu destino, mesmo sem contar com o consentimento destes, e nem ao menos estabelecer contatos mútuos com os humanos. Não há diálogo entre os mundos real e sobrenatural, mesmo quando há indícios deste contato: ocorrem pressentimentos dos humanos de que alguém esteja agindo, como podemos verificar na fala de Demétrio no quarto ato, cena um: “meu caro senhor, eu desconheço por que forças...mas por alguma força foi...que meu amor por Hérmia como a neve derreteu-se.”, ou na fala de Botom, na mesma cena: “Tive uma visão das mais fantásticas”.
Os espíritos que assombram o bosque, são mais que espíritos, são elementos cuja discórdia perturba o cosmos. Percebe-se isso na fala de Titânia que diz a Oberon que ambos são os culpados pelos problemas da natureza na cena dois do segundo ato: “E uma igual proliferação de males nasce de nossas brigas, de nossas desavenças. Somos pais e a origem desses males”.
Oberon, Rei dos Duendes, é dotado de uma grande inteligência, além da capacidade de se tornar invisível. Não hesita em utilizar seus poderes para tirar proveito de uma situação, como no caso em que lança sobre Titânia sua raiva por esta não lhe dar o pajem desejado: “segue teu caminho. Mas, não sairás deste bosque sem que eu te atormente por esse insulto”. Na cena um do segundo ato, ele mostra uma outra face: identifica-se como um ser bondoso e solidário quando percebe o sofrimento de Helena e resolve ajudá-la a conquistar seu amor: “Não se preocupe senhorita, ele não sairá do bosque sem que a queira”.
Puck, o fiel escudeiro de Oberon, é um espírito maroto e trapalhão. Diverte-se com suas travessuras: “sou eu quem faz sorrir [...] sou eu, que derrubo as contadoras de histórias” (cena 3; ato 1). Também demonstra satisfação ao ver os mortais em situações difíceis provocadas por ele: “Gosto de ver tudo assim às avessas” na cena dois do quarto ato, quando percebe que se atrapalhou involuntariamente, ao despejar o sumo mágico nos olhos de Lisandro e não em Demétrio.
Titânia, como Rainha demonstra um aspecto de superioridade. Percebe-se isso em suas falas como na cena um do primeiro ato, quando se dirigiu a Oberon e às fadas “Se você quiser dançar pacientemente em nossa roda e acompanhar nossas folias ao luar, venha conosco, ou então se afaste de mim e eu cuidarei de evitar seus lugares preferidos”; “Minhas fadas, vamos embora! Vamos acabar brigando feio se eu ficar aqui mais tempo”. Na cena dois do mesmo ato, Titânia ordena às fadas: “Cantem para eu dormir, depois todas embora daqui [...] Algumas matem lagartas nas rosas, outras guerreiem com morcegos e tirem seu couro para eu fazer casaquinhos para meus elfos, e outras, afastem a coruja [...] Vamos, cantem para que eu adormeça, depois, todas ao trabalho e deixem-me repousar”. Mais adiante, na primeira cena do terceiro ato, ao ser acordada pelo canto de Botom: “Quem vem me acordar tirando-me da minha cama florida? [...] Tu deves permanecer aqui, seja este teu desejo ou não”.
2006-11-22 06:44:19
·
answer #1
·
answered by telawi 3
·
0⤊
0⤋