História do Rio de Janeiro
No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.
Duzentos anos adiante, em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.
Devido às guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Príncipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fato histórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.
A economia da cidade foi impulsionada a partir do século XVII pelos ciclos da cana de açúcar, do ouro e do café. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro é, após São Paulo, o segundo pólo industrial do Brasil, está entre os primeiros do turismo, além de ser o principal centro cultural do país e importante centro político.
Povos europeus, principalmente portugueses, misturando-se com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõem a população de mais de 6 milhões de CARIOCAS, como são chamados os habitantes da cidade.
Situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa.
Entre os seus superlativos são pontos altos as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, e Barra da Tijuca, as mulheres bonitas, o Maracanã - maior palco de futebol do mundo, o Corcovado, o Pão de Açúcar e, acima de tudo, o Carnaval.
Todos os anos na época de Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro respira durante cinco dias um invejável ar de alegria. Os cariocas esquecem problemas e obrigações e rendem-se ao gigantesco espetáculo de dança e magia. O auge da festa e o desfile do grupo especial na Marques de Sapucaí, onde diversas Escolas de Samba disputam entre si o titulo de Campeã do Carnaval. Samba, cores vivas, fantasias esplêndidas e mulheres bonitas são os principais ingredientes desta disputa grandiosa.
2006-11-22 01:38:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Quando a primeira expedição portuguesa veio explorar a costa brasileira,os exploradores confundiram a Baía de Guanabara com a foz de um grande rio e a data era 1 de janeiro de 1502 e resolveram dar ao rio o nome da data que chegaram. A terra era habitada pelos índios tamoios que eram dóceis, e auxiliarama na construção do aldeamento.que mais tarde se tornou um vilarejo.A cidade foi oficialmente fundada no dia 1 março de 1565, por Estácio de Sá. e recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao rei de Portugal D. Sebastião e ao santo de mesmo nome, que se tornou o padroeiro da cidade.
No final do século XVI a população do Rio de Janeiro e arredores era de 3.850 habitantes, sendo: 3.000 índios, 750 brancos e 100 negros. Com a chegada da família real em 1808, a cidade ganhou urbanização, com pavimentaçào de ruas, construção de um cais, iluminação com lâmpadas à óleo de peixe e medidas sanitárias.
Durante o século 19, a cidade sofreu transformações importantes: àgua à domicílio, rede de esgoto, construção de hospitais e cemitérios públicos, telégrafo, correios, telefone e iluminação à gaz. Essas transformações tornaram possível a fixação de uma população mais numerosa.
Em 1975, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro a cidade se tornou a capital do Estado do Rio.
2006-11-22 09:32:04
·
answer #3
·
answered by ? 6
·
0⤊
1⤋