São os chamados anéis de crescimento.
Conforme as estações do clima, o crescimento das plantas se acelera ou retarda (no verão e inverno, respectivamente), e esta variação fica registrada no tronco da árvore.
Os anéis de crescimento variam em espessura, densidade e coloração, conforme a espécie e o clima da região.
Regiões temperadas, com poucas espécies, geralmente coníferas, e estações bem definidas geram anéis de crescimento bastante diferenciados e regulares. Com uma faixa larga, menos densa e mais clara (verão) e uma faixa estreita, densa e escura (inverno) que se alternam.
Regiões tropicais, com maioria de espécies angiospermas e estações não muito diferenciadas geram anéis de crescimento mais estreitos e não muito diferenciados. sua contagem é mais imprecisa.
Para tal contagem, retira-se uma amostra cilíndrica transversal do tronco, com um istrumento chamado sonda Presley - um tipo de trado que perfura o tronco da casca ao centro.
Podem indicar eventos climáticos importantes ocorridos, como secas, excesso de chuva, incêndios, etc....
2006-11-25 03:29:41
·
answer #1
·
answered by Marisa (Piripaq) 2
·
0⤊
0⤋
O espaçamamneto não é só para medir a idade, mas ali fica registrado com foi o clima naquele período de cada anel.
2006-11-22 15:11:12
·
answer #2
·
answered by Cesar S 6
·
0⤊
0⤋
Tempos em tempos a árvore vai crescendo lateralmente (ou diametralmente no seu tronco) apresentando-se de modo a se formarem anéis. A contagem desses anéis permite se avaliar os anos de vida da árvore.
2006-11-22 11:50:43
·
answer #3
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
os anéis concêntricos de uma árvore pode indicar a idade da mesma, em regiões muito frias, as arvores entram em repouso vegetativo no inverno, ou seja ela pára de crescer, e qdo o inverno termina ela retoma seu crescimento, assim qdo vc corta o tronco de uma árvore, basta vc contar o numero de aneis q vão indicar por quantos invernos esta passou, determinando assim sua idade.
2006-11-22 00:07:35
·
answer #4
·
answered by alx 2
·
0⤊
0⤋