Cefeu e Cassiopeia
Galeria de Constelações
Cefeu
--------------------------------------------------------------------------------
CARACTERÍSTICAS DA CONSTELAÇÃO
Embora não muito brilhante, a constelação é mesmo assim muito fácil de identificar, situando-se a Oeste de Cassiopeia. A estrelas são na maioria de 3ª ou 4ª magnitude. A constelação tem numerosos binários, alguns bons binários, e uns quantos objectos do céu profundo interessantes.
Alpha Cephei é conhecida como Alderamin ("O Ombro Direito"). Daqui a 5500 anos esta estrela irá tornar-se a Estrela Polar.
Beta Cephei é chamada Alfirk ("A Manada"). É um binário visual e também uma variável (ver abaixo).
Gamma Cephei é Er Rai (Pastor). Antes de Aldemarin se tornar a Estrela Polar, esta vai assumir este título (4000 DC).
Delta Cephei é um protótipo de um dos mais importantes tipos de variáveis (ver abaixo). A estrela também é um bonito binário com contraste de cor.
Mu Cephei é uma estrela colorida e brilhante, de um vermelho profundo que levou William Herschel a chamá-la "A Estrela Pedra Preciosa". A cor depende do tamanho do telescópio; os maiores vêem-na com uma cor laranja. É também uma variável semi-regular (ver abaixo).
ESTRELAS DUPLAS:
A constelação tem um bom número de binários, alguns muito fáceis de observar em pequenos telescópios, outros mais difíceis.
Beta Cephei é uma gigante azul com uma ténue companheira facilmente visível: 3.2, 8.
Delta Cephei é um duplo fixo, uma gigante amarela com uma companheira azul: 3.8, 7.5.
Xi Cephei é considerado o mais atraente binário de Cefeu, uma primária azul-clara e uma amarela (ou avermelhada) companheira que orbita em cada 3800 anos: 4.4, 6.5.
Kruger 60 é um famoso binário a apenas 12.9 anos-luz de distância, de anãs vermelhas. Observadores dizem que viram aumentos de brilho na superfície da companheira, que orbita em cada 44.6 anos: 9.8, 11.4. O binário encontra-se a menos de 1º Sul-Suldoeste de delta Cephei.
Struve 2816 é um binário múltiplo, um atraente triplo: 6.3, 8.1, 8.0.
No mesmo campo estão Struve 2813 e Struve 2819, todas centradas no meio da larga mas ténue nebulosa difusa IC 1396, a Sul de mu Cephei.
ESTRELAS VARIÁVEIS:
Beta Cephei é o protótipo de uma classe de variáveis pulsantes. Estas são quentes, luminosas, e muito massivas. O grupo também é chamado "beta Canis Majoris", pois esta estrela também pertence a este grupo. É o membro mais brilhante. As variações na magnitude visual são muito pequenas, quase 1/4 de magnitude. Beta Cephei varia 0.04 do seu brilho habitual de 3.2 num período de 4 horas e 34 minutos.
Delta Cephei também é um protótipo de uma classe de variáveis. As suas variáveis são estrelas imensamente úteis. Estudos no período de pulsação e da magnitude aparente levaram os investigadores a inventar um método de calcular a distância de galáxias distantes (o chamado relação período-luminosidade). Delta Cephei varia entre 3.48 e 4.37 em cada 5 dias, 8 horas, 47 minutos e 31.9 segundos. Isto significa que o máximo brilho pode ser calculado com um razoável grau de exactidão. Depois de alcançar o máximo, uma diminuição gradual da magnitude ocorre nos próximos três dias, apenas para a estrela outra vez aumentar o seu brilho nos dois dias seguintes até que chega outra vez ao seu máximo. Comparando a sua magnitude com zeta, apenas a Oeste, dir-lhe-á que chegou ao seu máximo. Zeta tem uma magnitude visual de 3.4, enquanto delta Cephei varia entre 4.4 e 3.5. Isto é, durante a maioria do seu ciclo, vai estar mais ténue que zeta, mas quando chega ao seu máximo, deve ter uma magnitude similar ao seu vizinho.
Mu Cephei é uma supergigante semiregular que varia entre 4.5 e 3.5 num longo período: 730 dias.
S Cephei é uma variável tipo-Mira de longo período: 7.4 - 12.9 num período de 486 dias.
T Cephei é também uma variável tipo-Mira, entre 5.2 e 11.3 em cada 388 dias.
OBJECTOS DO CÉU PROFUNDO:
NGC 188 é um ténue enxame globular de 150 estrelas. A sua importância verifica-se no facto de ser extremamente velho: pensa-se que tenha sido formado entre 10 e vinte biliões de anos atrás. A maneira mais fácil de o encontrar é baixar quatro graus da Estrela Polar, para a estrela chamada "2 UMi", que se situa em Cefeu. O enxame encontra-se a Sudoeste desta estrela.
NGC 6939 é um bom enxame estelar aberto de mais ou menos oitenta estrelas num campo muito rico que inclui NGC 6946, uma galáxia espiral. O enxame encontra-se a 2.5º de theta Cephei, ou a cerca de 2º Sudoeste de eta Cephei.
______________________________
HISTÓRIA DA CONSTELAÇÃO
Cefeu é o nome de dois reis mitológicos. Um era o filho de Aleus, de Arcadia. Tornar-se-ia no rei de Tegea (uma comunidade na península de Peloponeso), teria mais de 20 filhos, e partiria com Jasão como um Argonauta.
O outro Cefeu era o filho de Belus, rei do Egipto (que era filho de Poseídon). Este Cefeu cresceu para se tornar o rei da Etiópia (ou Joppa). Casou com Cassiopeia e tiveram uma filha chamada Andrómeda (sim, toda a família eventualmente acaba nos céus).
Cassiopeia era incrivelmente bela mas muito vaidosa. Também se orgulhava da beleza da sua filha. De facto ela gabava-se que as duas eram muito mais bonitas que as 50 ninfas que estavam na corte de Poseídon.
Estas ninfas (as Nereidas) queixaram-se a Poseídon, que achou que devia defender a sua reputação. Então mandou uma cheia para devastar o reino de Cefeu. Os oráculos disseram a Cefeu que em ordem a salvar o seu povo ele deveria sacrificar a sua filha a um grande monstro do mar: Andrómeda foi atada a uma rocha na costa, apenas vestida com as suas jóias. O monstro chegaria dentro de um certo tempo para levar o seu prémio.
Naquele momento Perseu apareceu. Tinha acabado de matar a Medusa Gorgon e trazia a sua cabeça para Atenas.
Medusa era uma das três irmãs Gorgones. Tinham sido muito belas mas Medusa dormiu uma noite com Poseídon no templo de Atenas. Isto enfureceu tanto Atenas que tornou os cabelos da Medusa em cobras e a tornou num terrível monstro com grandes dentes e garras. Apenas um olhar da Medusa tornaria qualquer pessoa em pedra. Com a ajuda de Atenas, a inimiga mortal da Medusa, Perseu enganou a Medusa pondo-a a olhar para o seu reflexo. Depois cortou a sua cabeça (Pégaso e um guerreiro chamado Chrysaor formaram-se do corpo morto da Medusa).
Perseu chega então ao local do sacrifício e conversa com Cefeu e Cassiopeia; acorda-se que se Perseu salvar a sua filha, pode casar com ela. Então ele voa por cima das águas e a sombra que ele provoca confunde o monstro, que Perseu mata. Felicíssimos, Cefeu e Cassiopeia tentam impedir que a sua filha case com Perseu. No entanto Andrómeda resiste, e a cerimónia é realizada mesmo ali no local.
A meio da cerimónia Agenor, um familiar, aparece e reclama Andrómeda como sua noiva. Isto irrita Perseu, o que dá origem a uma grande batalha. No entanto, Perseu, que estava em desvantagem, não teve remédio senão usar a cabeça da Medusa, e torna toda a gente em pedra, incluindo os pais de Andrómeda.
Poseídon põe então Cefeu e Andrómeda nos céus, mas com uma reviravolta: pôs a vaidosa Cassiopeia andar à volta da sua cadeira, ficando de cabeça para baixo metade do ano. A Cefeu, Poseídon deu-lhe um número de estrelas médias.
2006-11-22 07:15:47
·
answer #3
·
answered by kdvced 3
·
1⤊
0⤋