English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-21 22:54:33 · 7 respostas · perguntado por ronnie von s 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Um satélite artificial é qualquer corpo feito pela mão humana que orbita um planeta. Os satélites podem ser naturais, como a Lua, ou artificiais como os satélites do sistema GPS. Actualmente estão em órbita, para alem dos satélites do sistema GPS, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial.

2006-11-21 22:57:16 · answer #1 · answered by Baby 2 · 0 0

São "aparelhos" que seguem a órbita da Terra sem que tenham sido formado naturalmente, ou seja, são humanos que o lançam lá.

Valeu!

2006-11-24 10:05:41 · answer #2 · answered by Valk 3 · 0 0

OS SATÉLITES DAS TELECOMUNICAÇÕES. E OUTROS QUE FORAM LANÇADOS PELOS HOMENS PARA SEU LAZER AQUI EMBAIXO.

2006-11-22 12:04:55 · answer #3 · answered by William Bakana 3 · 0 0

São máquinas. São satélites porque orbitam um planeta, lua, asteróide, etc.; são artificiais porque foram construídos por nós.

Você pode ver muitos satélites artificiais a olho nu. Eles giram aos milhares em torno da Terra. Olhe para cima no início da noite, quando o céu estiver ficando escuro e estrelado. Os satélites se mostrarão a você como se fossem estrelas em movimento, gastando cerca de 5 minutos para percorrer o céu de um lado a outro.

2006-11-22 07:46:29 · answer #4 · answered by Tau Ceti 5 · 0 0

São "corpos" que giram ao redor de terra, como se fossem satélites (Como a lua), só que forem feitos pelo homem ..

2006-11-22 07:04:01 · answer #5 · answered by Roberto 5 · 0 0

Satélites artificiais são engenho colocados, por meio de foguetes, em uma órbita elíptica, que tem como um dos focos o centro da Terra. Os satélites artificiais são geralmente lançados por um foguete-motor de diversos estágios. A ação da força propulsora deve cessar ao serem excedidos os limites da atmosfera densa, na qual o satélite seria rapidamente consumido por aquecimento cinético. A direção da velocidade no momento em que o satélite é posto em órbita deve ser perpendicular à direção satélite–Terra. A velocidade é então dita “horizontal”. Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (4 out. 1957) e o Sputnik II (3 nov. 1957), lançados pelos soviéticos, e seguidos pelo Explorer I (31 jan. 1958), lançado pelos norte-americanos.

Sua importância no mundo atual é extrema, e pode ser citado o fato de que, para as grandes potências, um país que domina a tecnologia de lançamento de satélites é um país já “desenvolvido”, uma vez que a maioria dos meios de comunicação utilizam os satélites como meio de propagação de suas ondas. Um exemplo é a televisão. As ondas eletromagnéticas são geradas numa estação chamada geradora, e lançadas para a órbita da terra, onde são recebidas por um satélite. Este, por sua vez, retransmite o sinal para uma segunda estação na terra, chamada receptora, muitas vezes a milhares de quilômetros de distância.

Por meio de sinais eletromagnéticos auxiliados por satélites, também funcionam alguns tipos de telefonia celular, TV´s por assinatura, alguns tipos de radioamador, etc..

Outro exemplo é o moderno Sistema de Navegação Por Satélite (GPS – sigla de Global Sattelite Position). É um aparelho portátil, que, por meio de uma pequena antena, determina o posicionamento de 3 ou mais satélites em órbita da terra. Com base nos dados recebidos desses satélites, e por meio de cálculos matemáticos com relação ao tempo de retorno do sinal emitido pelos mesmos, determina sua posição em qualquer ponto da superfície do planeta Terra.

O sistema GPS é muito usado pelas forças armadas (principalmente a norte-americana), no sistemas de defesa e lançamento de mísseis teleguiados, pois, devido à sua extrema precisão – de centímetros – possibilita acertar um alvo a quilômetros de distância com margem de erro inferior a meio metro. Atualmente, tem-se tornado muito comum seu uso também em embarcações (iates, lanchas e navios) em substituição à bússola.

Importante salientar que tudo isso só é possível graças ao auxílio dos satélites artificiais, sem os quais o volume e a qualidade das informações que nós nos acostumamos a receber seriam muito inferiores.

2006-11-23 10:03:28 · answer #6 · answered by neto 7 · 0 1

satelites artificiais.

2006-11-22 07:05:46 · answer #7 · answered by euamo o 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers