English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-21 22:53:10 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ajuda para Lição de Casa

5 respostas

Serviço executado com ou sem remuneração....

2006-11-21 23:03:38 · answer #1 · answered by AMRR 5 · 0 0

Um servico que executa com ou sem remuneracao......

2006-11-25 13:53:00 · answer #2 · answered by Nita 3 · 0 0

Trabalho
Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega tau) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

O trabalho de uma força F pode calcular-se de forma geral através do seguinte integral de linha:


onde:
F é o vector força.
s é o vector posição ou deslocamento.
O trabalho é uma grandeza escalar que pode ser positiva ou negativa. Quando a força actua na direcção do deslocamento, o trabalho é positivo, isto é existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrário também é verdadeiro. Uma força na direção oposta ao deslocamento retira energia do corpo ou sistema. Qual tipo de energia, se energia cinética ou energia potencial, depende do sistema em consideração.

Como mostra a equação acima, a existência de uma força não é sinónimo de realização de trabalho. Para que tal aconteça, é necessário que haja deslocamento do ponto de aplicação da força e que haja uma componente não nula da força na direcção do deslocamento. É por esta razão que aparece um produto interno entre F e s. Por exemplo, um corpo em movimento circular uniforme (velocidade angular constante) está sujeito a uma força centrípeta. No entanto, esta força não realiza trabalho, visto que é perpendicular à trajectória.

Esta definição é válida para qualquer tipo de força independentemente da sua origem. Assim, pode tratar-se de uma força de atrito, gravítica (gravitacional), eléctrica, magnética, etc.

Índice [esconder]
1 Trabalho e energia
2 Unidades
3 Outras fórmulas
4 Ver também



[editar] Trabalho e energia
Se uma força F é aplicada a um corpo que realiza um deslocamento dr, o trabalho realizado pela força é uma grandeza escalar de valor:


Se a massa do corpo for suposta constante, e obtivermos dWtotal como o trabalho total realizado sobre o corpo (obtido pela soma do trabalho realizado por cada uma das forças que atua sobre o mesmo), então, aplicando a segunda lei de Newton pode-se demonstrar que:

dWtotal = dT
onde T é a energia cinética. Para um ponto material, T é definido como:


Para objectos extensos compostos por muitos pontos, a energia cinética é a soma das energias cinéticas das partículas que o constituem.

Um tipo particular de forças, conhecidas como forças conservativas, pode ser expresso como o gradiente de uma função escalar, a energia potencial, V:


Se supusermos que todas as forças que atuam sobre um corpo são conservativas, e V é a energia potencial do corpo (obtida pela soma das energias potenciais de cada ponto, devidas a cada força), então:


logo, - dV = dT
e d(T + V) = 0
Este resultado é conhecido como a lei de conservação da energia, indicando que a energia total E = T + V é constante (não é função do tempo).


[editar] Unidades
A unidade SI de trabalho é o joule (J), que se define como o trabalho realizado por uma força de um newton (N) actuando ao longo de um metro (m) na direcção do deslocamento. O trabalho pode igualmente exprimir-se em N.m, como se depreende desta definição. Estas são as unidades mais correntes, no entanto, na medida em que o trabalho é uma forma de energia, outras unidades são por vezes empregadas.


[editar] Outras fórmulas
Para o caso simples em que o corpo se desloca em movimento rectilíneo e a força é paralela à direcção do movimento, o trabalho é dado pela fórmula:


onde F é a força e s é a distância percorrida pelo corpo. Caso a força se oponha ao movimento, o trabalho é negativo. De forma mais geral, a força e o deslocamento podem ser tomados como grandezas vectoriais e combinados através do produto interno:


Esta fórmula é válida para situações em que a força forma uma ângulo com a direcção do movimento, mas pressupõe que a magnitude da força e direcção do deslocamento sejam constantes. A generalização desta fórmula para situações em que a força e a direcção variam ao longo da trajectória (ou do tempo) pode ser feita recorrendo ao uso de diferenciais. O trabalho infinitesimal dW realizado pela força F ao longo do deslocamento infinitesimal ds é então dado por:


A integração de ambos os lados desta equação ao longo da trajectória resulta na equação geral inicialmente apresentada.

2006-11-24 09:09:46 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 0

não sei!

2006-11-22 11:17:11 · answer #4 · answered by Deby 3 · 0 0

Serviço.

2006-11-22 06:56:19 · answer #5 · answered by wendikaly 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers