English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

os programas com se liga, acelera, pode realmente resolver a distorção.

2006-11-21 21:02:10 · 7 respostas · perguntado por nicinha_mp 1 em Educação e Referência Educação Especial

7 respostas

escolher melhores professores, uma supervisão eficiente e ter certeza que a carga real de matéria/ano vai ser cumprida até o fim. Hoje professores pedem livros e no fim do ano quando você vai ver tem livros que nem na metade chegaram, aí pra não ficar feio perante os orgãos internacionais que tem muitos olheiros nos países para denunciaram coisas do tipo de evasão escolar, índice de repetência os governo sabiamente impõe o gargalão goela abaixo pressionando professores a facilitarem o aprovamento, incliundo sabatinão, recuperação e paleativos dessa natureza. Agora eu te pergunto? Um aluno que levou o ano inteiro pra aprender e não aprendeu, vai assimilar tudo em um mes? Tá de brincadeira né? Só pode ser gozação

2006-11-21 21:26:19 · answer #1 · answered by Patata F 3 · 0 0

Trabalhando a motivação, para despertar o interesse e, a importância do estudo!

2006-11-25 17:44:45 · answer #2 · answered by @ngell 6 · 0 0

Primeira coisa: Abolir a repetência que é um dos principais fatores de evasão escolar. Adotando o sistema de ciclos de desenvolvimento e deixando de lado o conhecimento escada, "bancário" ( como dizia Paulo Freire), onde os alunos são depositários do conhecimento que o professor possui. Num paradigma mecanicista em que se considera o conhecimento formado por partes, que vão se unindo até formar um todo, criamos as disciplinas e separamos o conhecimento da vida. Como se isso fosse possível. Olhar cada aluno como um ser único, com necessidades próprias e maneira de aprender diversas, respeitando seus momentos e tentando alcançá-lo alí onde ele está é que de fato não precisaremos mais utilizar a "arma da reprovação", para militarizar o ensino. Educamos pessoas e pessoas são diferentes, não podemos tentar homogeinizá-las. Devemos adotar o paradigma complexo. O conhecimento não é mais tão estanque quanto parecia, o que aprendo hoje, amanhâ nãop serve para mais nada, então como reprovar na certeza de que o conhecimento é "real". Temos que formar seres autônomos capazes de criar suas próprias soluções. E cada ser humano é capaz disso. Adotemos o paradigma Complexo (Egar Morin) e veremos que o conhecimento é dinâmico. Meu aluno poderia me reprovar ao me ver vendendo balas no sinal de trânsito.

2006-11-22 11:11:45 · answer #3 · answered by Sandra 1 · 0 0

O índice de repetência têm caído muito com todos esses programas mencionados e mais alguns outros desenvolvidos pelas prefeituras e os estados. Ao meu vê o grande problema é que tem caído também a qualidade de ensino. Não adianta acabar com a repetência. Tem que garantir a todos a mesma oportunidade de aprendizagem. Uma aprendizagem verdadeiramente eficaz. Para que isso se torne possível é necessário um amplo programa de qualificação dos profissionais que lidam diretamente com o ensino e um investimento verdadeiramente significativo em Educação. Melhores instalações e equipamentos, bibliotecas atualizadas, laboratórios de informática, salários mais dignos para os profissionais da área, capacitação contínua...

2006-11-22 06:34:12 · answer #4 · answered by Anny 3 · 0 0

mas...tem repetência...?

2006-11-22 05:27:15 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Olá Nicinha. A repetência está fortemente ligada à base da educação. Falando do ensino público, temos professores extremamente mal remunerados, desestimulados.
O investimento para reverter isso passa pela presença dos pais nas escolas, fundando associações, cobrando do poder público mais investimento.
Os recursos existem - veja que querem dobrar o salário do Judiciario, e em cascata, dos outros poderes. Mas...querem reduzir o salário mínimo de 375,00 para 367,00.
O OGU(Orçamento Geral da União) permite que qualquer cidadão mobilizado com sua comunidade apresente emendas.E também elegemos deputados e vereadores que não trabalham.E nós não cobramos serviço. O resultado está aí, no ensino oferecido aos nossos filhos.
Viremos o jogo.

2006-11-22 05:13:28 · answer #6 · answered by PernambucanaRS 2 · 0 0

Com aulas mais interativas, descontraídas e menos "decoreba". Fazendo com que o aluno tenha prazer em estudar. Valorizar menos o quesito nota e sim o quesito aprendizado.

2006-11-22 05:06:25 · answer #7 · answered by Juliano Nunes 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers