Se D. Elza quer saber então eu vou responder! (Nossa, senti a falta do Mestre Fernando até descobrir o Zodiaco e a D. Elza!).
O destino do ouro dos templários permanece um mistério, apesar de existirem vários acontecimentos históricos que podem ter levado à pauperização destes cavaleiros.
Custear constantemente as guerras implicava dispor permanentemente de capital.
No entanto, como ainda hoje acontece, a inveja mostrou a sua cara! Os templários dispunham de grandes quantidades de bens, pois tinham inúmeras propriedades, as quais estavam isentas de impostos, mas recebiam rendas. Eximios administradores do seu património, tornaram-se "banqueiros" a quem os monarcas confiavam o seu ouro, uma vez que estariam bem guardados nos templos fortaleza, bem protegidos pelos cavaleiros templários. Toda esta hegemonia despertou invejas e em 1307, Filipe IV, devedor de dinheiro à ordem e provavelmente para financiar as mais que muitas guerras, ordenou a prisão de todos os templários do seu Reino, usando a velha cabala da época medieval: a heresia! Acusados de homossexuais, de cuspir ou urinar sobre a cruz, adoradores do diabo, segundo rituais pecaminosos, entre outras acusações.
Determinado no exterminio dos cavaleiros, Filipe IV coagiu o Papa Clemente V a dar carta branca a todos os soberanos para que eles prendessem e tomassem posse das propriedades dos templários. Durante anos os cavaleiros foram presos, torturados e mortos sob a acusação de heresias. Dando mais uma vez provas da sua falta de espiritualidade, Clemente V, cerca de 1912, cedeu mais uma vez às pressões de Filipe IV e decretou a dissolução da ordem dos Cavaleiros Templários.
O ouro dos templários estará então espalhdo, principalmente por essa Europa fora! Os outros Monarcas aproveitaram os insistentes ataques de Filipe IV para encherem os respectivos cofres. No entanto Filipe IV terá sido o principal beneficiário. Não creio que se possa saber ao certo por onde anda esse ouro o que foi feito dele mas um estudo à vida e obra desse monarca poderiam ajudar a levantar um bocadinho o pano sobre esse mistério.
2006-11-22 01:52:46
·
answer #1
·
answered by PP 6
·
1⤊
1⤋
sei lá, eles eram ricos???
2006-11-22 12:20:53
·
answer #2
·
answered by Rafael S 2
·
1⤊
0⤋
O mesmo que aconteceu com o ouro do Brasil.
2006-11-24 16:21:08
·
answer #3
·
answered by xebola 3
·
0⤊
0⤋
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, melhor conhecida como Ordem dos Templários é uma Ordem de Cavalaria criada em 1118, na cidade de Jerusalém, por nove cavaleiros de origem francesa, entre os quaisTobias Kunde, Hugo de Payens e Geoffroy de Saint-Omer, visando a defesa dos interesses e proteção dos peregrinos cristãos na Terra Santa.
Sob a divisa Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam (Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória), tornou-se, nos séculos seguintes, numa instituição de enorme poder político, militar e económico.
Inicialmente, as suas funções limitavam-se à protecção dos peregrinos que se deslocavam aos locais sagrados, nos territórios cristãos conquistados na Terra Santa, durante o movimento das Cruzadas. Nas décadas seguintes, a Ordem beneficiou-se de inúmeras doações de terra na Europa que lhe permitiram estabelecer uma rede de influências em todo o continente.
Índice [esconder]
1 Origem do nome e lendas
2 Alguns fatos
3 Influências
4 Mestres
5 Castelos
6 Em Portugal
6.1 Mestres Portugueses
6.2 Castelos Portugueses
6.3 Mosteiros Portugueses
7 Literatura de referência
8 Ver também
9 Ligações externas
2006-11-23 22:33:59
·
answer #4
·
answered by Mel 4
·
0⤊
0⤋
Não se sabe ao certo mas, pois alguns dizem que eles foram totalmente exterminados por Felipe o Belo outros dizem que sobreviveram na denominação de maçons, uma sociedade secreta com grande influência histórica. Talvez esse poder todo tenha respaldo no ouro.
2006-11-22 07:38:10
·
answer #5
·
answered by Esmeralda 4
·
1⤊
1⤋
Acho que a maioria está espalhado pelo mundo, em mãos de colecionadores ou caçadores de fortuna, algo parecido com isto penso eu.
Abraços.
2006-11-21 20:42:34
·
answer #6
·
answered by Era 3
·
1⤊
1⤋
Ouro? Pedras preciosas? Tecidos raros? Em vez destes vulgares tesouros, os 120 participantes do Raid dos Templários encontra-ram paisagens admiráveis, através de vales frondosos e serras rochosas, pelos trilhos do Ribatejo Norte.
Eis o verdadeiro segredo dos Templários desvendado através desta iniciativa da ADIRN, Templar e Região de Turismo, que procurou cruzar história, cultura e saberes e sabores num percurso que condimentou as passagens mais delicadas, em trilhos a merecerem alguma exigência técnica, com a paragem para algumas experiências gastronómicas.
Lagar de S. José, Quinta do Falcão, Quinta Casal das Freiras e Restaurante Almourol desempenharam, momentaneamente, o papel de "santuários", num contexto assinalado pelo momento alto da Noite Templária, incluindo um jantar medieval no castelo de Torres Novas.
Como a actividade templária não se restringia a uma perspectiva meramente conventual, as 30 equipas participantes foram obrigadas a transpor outro tipo de obstáculos - de índole castrense - através de slide, rappel e tirolesa. O tiro com arco testou o sentido de precisão dos atiradores, no Parque Aventura do Agroal. JAB
2006-11-24 04:36:37
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
O ouro e as jóias desapareceram misteriosamente
2006-11-21 20:46:25
·
answer #8
·
answered by ♥ 7
·
0⤊
1⤋
Uma parte dele ficou em Portugal, sob o controle da Ordem de Cristo e à disposição do Infante D. Henrique que o usou para financiar as viagens marítimas de descoberta e exploração.
2006-11-21 21:01:22
·
answer #9
·
answered by tubalcain1733 7
·
1⤊
3⤋
Você é o dono das respostas, inclusive é chamado de sábio, de mestre...
O que aconteceu... o que... hem?
Comigo não está, nem uma pepita mixuruca.
2006-11-21 20:47:31
·
answer #10
·
answered by Anna 7
·
1⤊
3⤋