Fábio, participei ativamente de 94 a 97 de um programa do governo de Minas chamado, àquela época, PROMAM. Consistia de identificar nas ruas da capital, menores de rua entre 14 e 17 anos de ambos os sexos que demonstrassem a vontade de "mudar de vida". A abordagem inicial era feita pela PMMG que fazia uma triagem e conduzia esses menores ao batalhão para as preliminares que consistiam na seleção daqueles que tinham maior aptidão (mental ou física) para desempenho de várias tarefas distintas. A partir daí quatro grandes empresas públicas (Ministério Público, Obras Públicas, CEMIG e SERVAS) absorviam a mão-de-obra deles. Além de lhes dar emprego e salário certos, visitávamos suas famílias a fim de lhes propiciar também oportunidades de inclusão sócio-profissional. O lema, muito difundido, era "não dar o peixe, mas ensinar a pescá-lo". Era um trabalho difícil pois 25% dos jovens "recuperados" tinham recaída e voltavam às ruas, à marginalidade (nós próprios os víamos praticando pequenos delitos). Mas houve o lado bom: vários deles são hoje homens e mulheres com oportunidades e perspectivas.
2006-11-21 12:37:30
·
answer #1
·
answered by Sábio 3
·
1⤊
0⤋
baby , eles são pau pra toda obra, aqui onde moro, eles sempre conseguem muitos trabalhos ( geralmente braçais), e muitos conseguem se reintegrar á sociedade, digamos que seja , ( pessoas sem preconceitos os contratam e eles conseguem aos poucos ter um lugar pra morar e se tornam pessoas mais respeitáveis),
Conheço e muitos que viviam na rua e hoje tem moradia e tudo
bjão
2006-11-21 12:13:12
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
sou voluntário em uma ação social na cidade onde trabalho
2006-11-21 12:07:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Olha pra mim antes de se pensar em manieras de se incluir uma pessoa seja ela um mentigo, criança em estado de abandono, idodo entre outros eu acho que se deve pensar no motivo pelo qual a pessoa é uma excluisa...Eu estudo na faculdade normas de inclusão sabe, a midia, as pessoas, a modo determinam regras para nós que definem se somos ou não incluidos na sociedade normas estas que podem ser, beleza, sinheiro, cor de pele....Pra mim deve-se sim pensar em politicas sociais que visam incluir ou reintegra as pessoas na sociedade mais tbm devemos analisar o que deixa as pessoas excluidas..
bom é isso
xau xau
2006-11-22 02:27:40
·
answer #4
·
answered by Paulinha* 2
·
1⤊
0⤋
Aco que a responsabilidade é da sociedade como um todo e creio que qualquer ação que leve estas pessoas a terem resgatada a sua dignidade, levando-as a se tornarem conscientes de que são cidadãos, que podem exercer seus direitos e deveres nesta sociedade pode ajudá-las a se reintegrar.
2006-11-21 18:57:34
·
answer #5
·
answered by DéAlves 3
·
1⤊
0⤋
Fábio, eu não acho que seja só responsabilidade do governo não, acho q é responsabilidade de uma sociedade como um todo.Se eu tivesse meios de mexer os pauzinhos "influencia" eu faria com que fosse construído gigantescas indústrias de CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, escola, alimentação um intensivão para em que um tempo mínimo estas pessoas pudessem lutar por seus direitos e adquirir seu espaço no mundo, não demoraria mto tempo e cada um encontraria uma forma de viver com seu próprio trabalho. Na Indústria, teria td que um excluído pudesse ter para se reintegrar a sociedade outra vez. Mas teria que ser algo sério onde as pessoas que comandassem esta Indústria fosse eleito um a cada mês, os profissionais que ali pudessem ensinar seriam remunerados, e toda as despesas deste lugar fosse financiado pelo governo do Est. ajudado pelo governo Fed., seria uma Indústria em cada Estado Brasileiro, e sem discriminação atenderia a todos os necessitados e carentes deste nosso País.....Isso é um sonho, q poderia se tornar realidade!!
2006-11-21 12:41:19
·
answer #6
·
answered by Suhh 7
·
1⤊
0⤋
acho que toda questão se resume em uma solução:educação....de qualidade e gratuita!
2006-11-21 12:08:12
·
answer #7
·
answered by Rodrigo 2
·
1⤊
0⤋
Acho que deveríamos pressionar o governo para diminuir a carga tributária, melhorando a condição dos empresários para diminuição de preços e consequente expansão e contratação.
Deveria ainda incentivar MUITO a educação (não essa de hoje que analfabeto se forma até chegar na faculdade) e as Cooperativas e Micro e Pequenas empresas, desonerando estes de impostos e encargos trabalhistas excessivos (como se fossem empresas de grande porte).
No demais, deveríamos ajudar não mais doando esmola nem comprando nada na rua de crianças que ficam em faróis. TODOS deveriam doar dinheiro à alguma ONG que faça esse trabalho e acompanhar este trabalho (e participar! melhor ainda!).
Estes são alguns pontos que eu acho que resolveria muitos problemas.
2006-11-21 12:04:59
·
answer #8
·
answered by Eduardo Soares 3
·
1⤊
0⤋
Com a tomada do povo no poder. Posteriormente, a destruição dos Aparelhos Ideológicos, e a implantação de um Aparelho proletário.
Só com o povo no comando, as desigualdades vão ser diminuídas (leia-se encerradas).
Viva o socialismo, companheiro!
A educação é a solução!
2006-11-21 12:35:04
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Fabio admiro sua preocupação, porém quem ter que ter atitudes integrando e tratando deste cidadãos são os governantes, para isso pagamos a mais alta taxa de imposto do mundo, só que os ladrões não investe no social e sim no bolso deles e dos companheiros.
2006-11-21 12:15:18
·
answer #10
·
answered by welpitico 5
·
0⤊
0⤋