English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Agora tem cotas para negros em todos os lugares, tem até o Dia da Consciência Negra. Mas, se criarmos o Dia da Consciência Branca e aluta pela preservação racial caucasiana, seremos considerados "racistas" e estaremos sujeitos a sanções legais. Não parece que o processo de racismo oficial já está iniciado?

2006-11-21 11:53:30 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

11 respostas

Albion: em poucas palavras você disse tudo que eu queria dizer.
Parabéns, sua pergunta foi um primor.
Vamos então instituir o dia do branco, e depois como ficarão os amarelos e os vermelhos?.
Racismo é um câncer.
Porque você é branco, preto ou seja lá qual sua cor, qual é a diferença?. Não somos todos humanos?. Os direitos não são para todos?.
Você foi muito feliz nessa pergunta.

2006-11-21 12:03:05 · answer #1 · answered by veregri 6 · 0 0

Na verdade não deveria ter cota para ninguém, nem dia especial. Também tem o Dia Internacional da Mulher, pq não tem o do homem? Esse mundo é muito preconceituoso, tanto com homens, mulheres, negros, brancos, ricos, pobres, etc. Nessa questão que vc citou o que deveria ser feito é o que todos sabem: melhorar a educação pública brasileira. Não é dado o devido valor à educação no Brasil, por isso tem tanta desigualdade e por isso poucos negros conseguem melhorar de vida. E ainda perguntam pq a maioria dos traficantes são negros, porque estudante de escola pública (a maioria negro), falta tanto... ou repete tanto... me diz uma coisa, pq uma pessoa iria pro colégio se ele não ensina? Mesmo que o aluno seja nota 10 ali, isso não quer dizer nada! Nota 10 na maioria dos colégios públicos quer dizer nota 3 nos colégios particulares! E isso não é culpa dos alunos, mas da instituição de ensino! Se o aluno soubesse que ele teria alguma chance na vida se for estudioso, muitos iriam se esforçar mt! Eles não têm muita esperança, sabe? Mas com essas nossas escolas, mesmo os mais esforçados muita das vezes não consegue nem entrar na faculdade. Mas não é por isso que a cota é válida! O ruim é que melhorar a educação é demorado e enquanto isso muitos negros sofrem com a falta de oportunidades. É muito fácil falar em não fazer cotas quando vc é um branco com dinheiro para pagar um pré-vestibular e passar na faculdade... sua vida não vai atrasar. Mas e a vida deles? Vc acha q é certo esperar q a educação melhore para o filho dos seus filhos tenha uma oportunidade de entrar na faculdade? Essa é uma questão complicada... ter cota ou não ter? Talvez seja bom ter agora, enquanto a educação não está boa! Mas q isso dure pouco, pois tb tem muita gente q se esforça e não entra na faculdade, mesmo tendo capacidade para isso... Enfim, isso é mt complicado e eu to com preguiça de continuar escrevendo.

2006-11-21 12:29:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Não, esse dia é onde se comemoram, como heróis, os escravos, a cultura que nos deixaram, ...acho que ele é importante, e veja bem, não há pq ser criado o Dia da Consciência Branca já que em nenhum momento da história fomos escravizados, tratados como inferiores, etc..os que sofrem são os negros, apesar de eu ser branca vários amigos negros já me contaram que sofreram alguma descriminação racial. Hoje msmo passou no JN o caso de uma mulher que chamou a outra de "negrinha"...
As cotas eu não sei dizer, pois são muito poucos os negros nas escolas e faculdades, e as cotas podem ajudar, mas por outro lado seria dizer que eles precisam de cotas pra entrar em faculdade pq não tem a msma capacidade de um branco.
Esse assunto devia ser debatido melhor entre os próprios representantes dos negros no Brasil, ao meu ver.

2006-11-21 12:24:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É um presente de grego. É uma maneira de dizer que os negros são incapaz de passar em um vestibular a não ser por um decreto (cota). De qualquer maneira, isto não passa de um engôdo. Uma astúcia sedutora para encobrir algo inconfessável.

O que precisa urgentemente é recuperar o ensino público, principalmente o básico e médio, desse descalabro que se encontram e não esse malabarismo ilusório cuja finalidade é varrer para debaixo do tapete a incompetência administrativa na resolução de um problema inadiável.

Sobre o racismo peço que medite sobre o seguinte:
"Se eu fui que fiz, vou mostrar como aconteceu". O autor da frase é famoso jogador de futebol americano O.J. Simpson e, sim, ele está se referindo ao assassinato de sua ex-esposa, Nicole Brown, e de seu amigo Ronald Goldman a facadas, pelo qual foi julgado e inocentado há mais de dez anos.

2006-11-21 12:16:26 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo com você. Uma coisa é praticamente certa que vai acontecer nas universidades: O racismo vai se acentuar e muito.

Imagine que as alunos brancos vão segregar os negros porque eles tiveram um processo seletivo mais folgado e fácil de passar.

Estudei com pessoas negras super capazes e respeitadas na faculdade, que tinham vivenciado um vestibular tão competitivo como o que eu passei, mas agora acho que as pessoas terão dúvidas em relação aos novos alunos, mesmo que eles não tenham se declarados negros na inscrição para o vestibular, serão discriminados pela injustiça do processo seletivo ou talvez até pelo sentimento de pena que possam despertar.

É a volta da antiga lei que permitia que alunos filhos de fazendeiros fossem privelegiados em Faculdades de Cinências Agrárias no RS. Ninguém gostava né? Porquê repetir a discriminação.

Mexer na raiz do problema, ninguém quer... melhorar a qualidade do ensino público é fundamental e extermina este placebo ridículo. Sem falar que outros excluídos não são beneficiados, como índios, pessoas de baixa renda, gays, lésbicas, judeus, etc.

2006-11-21 12:11:44 · answer #5 · answered by Raquel P 3 · 0 0

Você disse tudo em poucas palavras, mas na Constituição Brasileira está que todos nós somos iguais perante a lei, e olhe a hipocrisia, hoje mesmo vi no noticiário que uma mulher foi presa no aeroporto porque ofendeu uma funcionária chamando-a de negra, o racismo é uma doença, para não falar um palavrão.

2006-11-21 12:11:40 · answer #6 · answered by ange k 3 · 0 0

Sem dúvida que temos uma dívida muito grande com os negros no Brasil, assim como com os índios também. As pesquisas estão aí mostrando isso: defasagem salarial, cargos ocupados nas empresas, alunos concluíntes do Ensino Médio - eles são minoria em muitos aspectos. Pior ainda quando falamos de mulheres negras. No entanto, esse é o tipo de medida que considero "panos quentes" que foi encontrada pelo governo para fugir da sua responsabilidade de prover educação com qualidade a todos que aí estão, independentemente de cor, raça ou credo - como assegura a nossa Constituição. E acredito sim, que abra precedentes para outros setores da vida comum. Não creio que resolva o problema. Uma pessoa com boa base escolar tem condições de ingressar numa Universidade sem subterfúgios como esse, independentemente da sua cor.

2006-11-21 12:08:45 · answer #7 · answered by N Junio® 3 · 0 0

É um grande retrocesso neste particular, o que foi feito até hoje, que é pouco, com esta medida vai piorar muito o racismo no Brasil.Somente um imbecil etílico poderia fazer isto, deveria de separar cotas para negros e pardos, educar todas as crianças até o ensino fundamental, ali que forma o caráter da pessoa, ela tento assistência, educação e alimentação adequada garanto que a qualidade de vida nossa de péssima passaria em pouco tempo para boa.Mas não podemos esperar muito, crianças não vota.

2006-11-21 12:05:07 · answer #8 · answered by welpitico 5 · 0 0

pois é, será que foram os negros q escolheram esse negócio de cotas? concordo com vc, faz parecer que os negros são coitadinhos e incapazes.

2006-11-21 12:04:18 · answer #9 · answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7 · 0 0

e retornar a seculos passados , uma regressão a tud que foi estudado e modernizado

2006-11-21 12:03:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers