English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Boa noite, meu filho tem 9 anos, sou separada, tenho 28 anos e cuido dele sozinho, embora meus pais ajudem. Sempre fui contra surras e castigos, nunca dei uma palmada nem botei de castigo, sempre acreditei no diálogo, mas de uns meses pra cá meu garoto ficou rebelde e respondão, adora me chamar de bobona e já me ofendeu várias vezes, não obedece e faz o que quer. Conversei com os professores, levei em 3 psicólogos e todos disseram que não existe nenhum problema, é rebeldia e atrevimento mesmo por falta de limites e corretivos, todos disseram pra eu ter atitude e corrigir, inclusive meus pais e meu ex-marido, pois meu filho respeita os avós e o pai, pois já levou palmadas deles, contra minha vontade e sem minha presença.
Claro que nào vou bater, mas decidi castigar de alguma forma. Aos pais e mães experientes, como devo agir, qual o castigo mais adequado pra um caso desses e na idade do meu garoto? por favor, preciso de uma orientação, muito obrigada.

2006-11-21 11:21:20 · 14 respostas · perguntado por Amanda G 1 em Família e Relacionamentos Família

14 respostas

...sabe o que você pode fazer??Lembre de quando vc era criança e como os adultos conseguiam de vc o que queriam,no caso obidiência!!!Faço isso quando vou lidar com o meu filho,que é um pintão!!!E eu me lembro com muita clareza que eu odiava fikar de castigo,prefiria levar umas palmadas e poder sair pra brincar,e assistir meus desenhos do que fikar dentro do quarto de castigo só fazendo dever,sem assistir TV,nem brincar com as amigas!!!!!!!!
Agora te aconselho tbm se for agir assim leve até o fim,se não eles percebem que vc tira ele do castigo antes do tempo e aí não temem fikar sem certas coisas!!!
bjoooo
**Boneka**

2006-11-21 11:30:30 · answer #1 · answered by Boneka esperta... 2 · 0 0

Existem alguns programas de TV que são bastante educativos, o da BBC é super nanny, mas já vi uma versão brasileira no SBT, tente assistir algum. Além disso, te aconselho privar seu filho de alguma coisa que ele goste, cada vez que ele desobedecer: mas tem que avisar antes as novas regras, e quando for punir explicar o motivo (por mais que pareça óbvio). Detalhe: castigo não deve ser muito exagerado, pode ser uma hora sem assistir tv ou usar o Pc, etc, depois retire-o do castigo, mas peça p/ ele se desculpar antes, aí dê um grande abraço e diga que o ama muito. Em tempo: é muito importante tb elogiar quando ele for obediente, ou fizer alguma coisa legal. IMPORTANTE: Nunca grite (por mais que vc já esteja perdendo a razão) - fale baixo, porém autoritária, pode ter certeza que eles escutam tudo. E tente relaxar tb, filho estressa muito mesmo. Boa sorte!

2006-11-21 19:34:30 · answer #2 · answered by Anonymous · 3 0

Leia em sua bíblia em provérbios capitulo 22 versículo 6 pois você encontrara resposta mais certa.Depois é só orar por ele e após;leia em salmos 37 versículo 5. Eu acredito que seu filho tem algumas virtudes boas procure elogiar, sempre que possível demostre amor. Atenção,carinho,amizade procure sempre que ele lhe tratar mau trate ele bem, você vai ver que vai dar certo(tenho experiência)

2006-11-21 20:11:20 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Em primeiro lugar antes de castigar uma criança esta na hora de descobrir o motivo da rebeldia.
O que pode estar acontecendo com ele é uma adolescência prematura.

A adolescência é um período de mudanças significativas, como o crescimento físico e a transição psicossocial, que geralmente engloba a segunda década da vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos doze aos dezoito anos.

Os aspectos físicos da adolescência (crescimento, maturação sexual) são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos os indivíduos.

Quanto às dimensões psicológica e social, estas são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo.

Atualmente o conceito mais aceito é o de que não existe adolescência e sim adolescências em função do político, do social, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de gênero, classe e etnia.

Granvillle Stanley Hall (1844-1924), famoso psicólogo e educador americano, primeiro presidente da Universidade de Clark em Massachusetts, EUA, definiu este período como sendo de “tempestades e estresse”, posto que conflitos nesse estágio de desenvolvimento podem ser considerados normais.

Seu filho é um pré - adolescente ou já entrou na adolescência, nesta época as crianças estão sofrendo transformações enormes fora que a sua formação física que ainda não esta completa.

Se eu estivesse no seu lugar eu tentaria me informar com médicos especializados sobre formação de adolescente.
Daria uma chance para ele tentando saber como me comportar nesta fase muito difícil.
Leia bastante sobre este assunto e converse muito com seu filho, serão estas conversas que te darão o caminho.
É uma fase difícil, mas se vc, tentar ajudá-lo ela passa como todas as outras fases.
Eu acho que se punição resolvesse as cadeias estariam vazias, é muito difícil educar uma criança, mas com amor e paciência vc. conseguirá ultrapassar esta fase.
Leia este artigo que ele pode te esclarecer muito:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolesc%C3%AAncia

Boa sorte e coragem, conte até 5000, que vc. vai conseguir, todo mundo consegue.
Um abraço!

2006-11-21 20:09:45 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Converse com ele, mantenha um diálogo, não de mãe para filho e sim de amiga para amigo. Dê carinho, talvez ele faça essas coisas para chamar sua atenção, por carência. Seja mais paciente, dedique-se mais à ele, saiam juntos, façam passeios, divirtam-se, talvez assim ele se sinta amado e protegido e comece a melhorar de comportamento. As vezes os filhos se comportam assim por causa da separação dos pais é o jeito deles de mostrar que não estão satisfeitos com a situação. Se não obtiver sucesso, procure um psicólogo que certamente conseguirá um resultado satisfatório no comportamento do seu menino.

2006-11-21 19:52:49 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Oi Amanda! Difícil né, tive uma experiência como a sua, e digo realmente não é fácil, mas aprendi algumas coisas com o meu filho.
Primeiro você tem que descobrir qual é o motivo da rebeldia, pq esta rebeldia nada mais é do um alerta de que algo não está bem com ele, e por isso encontra formas de chamar a sua atenção, isso é bem comum, e se encaixa na maioria dos casos de filhos rebeldes. Você não diz a qto tempo está separada, este fato é mto importante, ele não tem como explicar a falta de td que bruscamente mudou na vidinha dele, a rotina os hábitos, seus amigos e seus hábitos td isso ele capta. Tente descobrir qual é o motivo que ele teria pra desenvolver esta rebeldia, busque explicações já que o problema não é clínico. Converse mais com ele, ouça mais o q ele tem a dizer, preste atenção nas brincadeiras dele, olhe os cadernos dele, alguma coisa vc vai descobrir, e só assim então aplicar um corretivo justo a situação, use o seu senso materno funciona sempre, diagnosticando a causa td vai ficar mais simples, mais não deixe o tempo passar pq depois dos 15, 16 e 17 anos vc não tem mais o controle da situação...Boa sorte!!

2006-11-21 19:44:18 · answer #6 · answered by Suhh 7 · 0 0

Só quem pode resolver isso é a Super Nanny uma coisa q tu falou q ele respeita todos menos voce o problema é que tu não tem uma atitude com ele desde pequeno como: botar de castigo não bater porque não resolve mais sim botar ele num cantinho e conversar com ele e dizer que é errado falar alto com a mamãe se ele não entender deixe ele lá até ele entender porque ele já é bem grandinho pra entender. BOA SORTE!

2006-11-21 19:41:31 · answer #7 · answered by pitty 1 · 0 0

Em primeiro lugar procura detectar quando ele começou a ser rebelde ; se teve algum motivo aparente! Procure se lembrar de alguma coisa que ele ouviu de vc ou de alguém (as crianças tiram conclusões muito fácil, por isto é fácil traumatiza-las) que talvez tenha feito ele mudar de opinião repentinamente! Depois procura ter mais tempo com ele , criança detesta perder espaço p/ qualquer coisa que seja! Carinho faz muita diferença e por ultimo , imponha desde já os limites, pois criança sem limites é dificuldades mais á frente com certeza! Ainda é tempo ! Sorte e felicidades!

2006-11-21 19:40:50 · answer #8 · answered by Rocker 4 · 0 0

Castiga ele...
Faz ele fazer as tarefas da casa por exemplo... lavar uma louça... e daí só assim o autoriza a brincar.
E vai castigando....
Bater tbm acho que nã oé legal... mas as vezes um tapinha ajuda sabe!

Imponha mais limites.... ele tem que fazer por merecer!

2006-11-21 19:36:22 · answer #9 · answered by Sweet... 2 · 0 0

As orientações que a Super Nanny passa não são brincadeira. Ela é uma psicóloga e a didática que ela passa aos pais e para quem assiste é para ser seguida. Eu ainda não tenho filhos, mas odeio terminantemente malcriação. Tenho um primo que é insuportavel de mimado, é um saco o muleque. Mimado pra caramba. É assim que vc quer que as pessoas vejam seu filho? Um filho que nao respeita a mãe? Não precisa bater, simplesmente não o mime, e quando ele não te respeitar, ponha-o no cantinho do castigo, pra ele refletir o que ele fez. Mas é preciso que todos na casa adotem a mesma medida, senao ele encontrá o refúgio em uma das pessoas na casa. ok?

Não deixe ele virar um mala igual meu primo..

2006-11-21 19:33:55 · answer #10 · answered by Vanessa K 1 · 0 0

Na verdade parece que ele que te punir de algo, converse com ele, procure observar as frases que ele diz para você quando faz rebeldia, quem sabe tá a resposta aí... boa sorte

2006-11-21 19:32:04 · answer #11 · answered by Filho do universo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers