English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Hahahaha ...

2006-11-21 11:11:07 · 7 respostas · perguntado por 7 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

7 respostas

TRECHO DO HINO À BANDEIRA :

<< Salve , lindo pendão da esperança

<< Salve , simbolo ' augusto da paz '

2006-11-21 11:26:07 · answer #1 · answered by jasvrim 4 · 0 0

ACHO QUE ESSE ARTIGO IRÁ TE AJUDAR OK..assim eu espero!!! bj.






"Pelo direito augusto de viver" 30/12/2005





Acho que os leitores fiéis sabem que não acredito nem um pouco nessa história de Ano Novo. Salvo engano, já me manifestei sobre isso em um fim de ano qualquer. O dia 31 de dezembro só não me é indiferente porque minha mãe cismou de nascer justamente nessa tão expressiva data, em que se fazem promessas e mais promessas de... De nada de nada vezes nada.
Mas deixemos isso para lá e aproveitemos a ocasião para fazer com ela o que fizemos com o Natal: comentar alguma passagem interessante de um texto que tenha a data como mote. Nosso "guru" será outro Andrade (na semana passada foi Mário; nesta, será Carlos Drummond). É do poeta mineiro o texto "Receita de Ano Novo", em que se encontra esta passagem: "Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver".
O que vem a ser o "direito augusto de viver"? O que significa o adjetivo "augusto", que ouvíamos (os que já rompemos a barreira dos 50), pelo menos uma vez por ano, quando cantávamos o "Hino à Bandeira" ("Salve, lindo pendão da esperança, / Salve, símbolo augusto da paz!")?
Vamos lá. Quem procura "augusto" num dicionário encontra "venerável", "respeitável", "venerando", "sacro", "sagrado", "que merece respeito", "solene" etc. O "direito augusto de viver", portanto, é o direito sagrado de viver. Na letra do "Hino à Bandeira" (cuja música é de Francisco Braga), o poeta Olavo Bilac talvez tenha empregado "augusto" mais com o sentido de "respeitável" do que com o de "sagrado". O fato é que "augusto" é uma daquelas tantas palavras de cuja existência temos ciência (porque já ouvimos ou lemos), mas cujo significado nem sempre somos capazes de "traduzir" de bate-pronto.
Pois bem, caro leitor, e se eu lhe disser que "augusto" vem do latim (da família de "augere", que significa "crescer", "elevar a dignidade", "glorificar") e é da mesma família de "augurar", "augúrio", "agouro", "agourento" etc.?
O mais interessante é que, ao pé da letra, "augúrio" e "agouro" são sinônimos, mas, na prática, traduzem idéias um tanto distintas: enquanto "augúrio" é apenas um desejo ou presságio de que algo aconteça, "agouro" e "agourento" carregam forte conotação pejorativa (aves agourentas trazem maus presságios).
Voltemos ao belo texto de Drummond, que termina assim: "Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre".
Não resisto à tentação de comentar a competência lingüística e poética que Drummond manifesta ao empregar o trio "tente, experimente, consciente". É genial o efeito da ruptura morfossintática obtida com o uso do adjetivo "consciente", depois de dois verbos (com os quais rima). Percebeu, caro leitor? Não é por acaso que Drummond é... Não preciso terminar, preciso? É isso.
Coluna publicada no dia 29 de dezembro de 2005, no jornal "Folha de São Paulo".

2006-11-22 00:05:27 · answer #2 · answered by eu Amabile 7 · 0 0

Sim. Sr Augusto da Paz, nasceu em berço esplendido, porem entre os bravos se criou, seu nome lenda se tornou. Doutorou-se pela Faculdade de Roça Grande, desde cedo lutava pela paz. Foi um martir da liberdade humana. Reconhecido no exterior como Pai dos Brasileiros tendo inclusive recebido das mãos do Rei de Portugal a medalha de ouro Paz Perfeita, hoje desaparecida do Museu Brasileiro. Talvez o seu maior feito tenha sido resolver uma contenda entre o Brasil e a Bolívia. Nomeado por Dom Pedro I, intendente mor, rumou pelo recôncavo goiano chegando a La Paz onde conseguiu finalmente por um fim as contendas. Regressando ao Brasil foi condcorado com a medalha dos Bandeirantes e citado várias vezes pela imprensa como Augusto da Paz, na verdade chamava-se Clemente Jacinto Coelho e era de família muito humilde. Após a sua morte, tendo o mesmo colaborado pela paz brasileira, então por ordem de Washington Luiz, que vendo a comoção popular gritando por Augusto da Paz, ordenou que o nome do mesmo fosse incluido no hino da Bandeira da República porem com a resalva única que se citasse no dito hino que tratava-se de um símbolo.
Ganhei 10 professor?

2006-11-21 11:33:06 · answer #3 · answered by lazosilva 3 · 0 0

Salve, lindo pendão da esperança,

Salve, símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança

A grandeza da Pátria nos traz

2006-11-21 11:24:56 · answer #4 · answered by cida moura 4 · 0 0

ele foi um chileno q mudou a cabeça de dois povos q estavam em guerra e os fizeram assinar um tratado de paz
suas terras foram divididas sem batalhas e sem mortes
um fato belo para a hitória temos muito q aprender com este homem

PS: ele se chamava apenas Augusto Franco ficou conheçido como Augusto Da Paz após este feito.

2006-11-21 11:21:08 · answer #5 · answered by Ken 2 · 0 0

um escritor

2006-11-21 11:21:03 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Mais uma do Augusto!

2006-11-21 11:15:10 · answer #7 · answered by Eduardo 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers