A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
2006-11-23 23:40:39
·
answer #1
·
answered by Carol 3
·
0⤊
0⤋
Se for...
maneira correta: boa pra saude
correta e levada a serio: boa saude e e um fisico maravilhoso.
de qq maneira: dores nos musculos e articulações.
2006-11-21 11:07:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tem importância fundamental para a saúde. Combate a hipertensão e a diabetes além de trazer benefícios para o sistema músculo-esquelético.Com orientação médica pode ser feito por pessoas de qualquer idade sendo um poderoso auxiliar para as pessoas que sofrem de insônia. Além de fazer perder peso. O que está esperando? Mexa-se!
2006-11-21 11:03:48
·
answer #3
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Oxigena melhor o cérebro também... é bom pra responder mais no Y!R
2006-11-21 10:59:30
·
answer #4
·
answered by mecatron 4
·
0⤊
0⤋
É muito bom para saúde, você respira melhor, se alimenta melhor e dorme melhor
2006-11-21 10:54:16
·
answer #5
·
answered by Filho do universo 4
·
0⤊
0⤋