Gosto dessa explicação...
Olha, imagine que vc e um amigo estão estendendo uma toalha de mesa, deixando-a totalmente esticada. Se alguém coloca uma pedra sobre ela, podemos esticá-la ao máximo, que ela sempre ficará um pouco funda.
Se colocarmos uma bolinha de gude sobre a toalha, o que acontecerá? Ela vai rolar em direção à pedra!
Podemos comparar a toalha com o Universo e a pedra com os corpos celestes. O que acontece é que, devido à massa, o corpo celeste causa uma deformação espaço-temporal, fazendo com que corpos de menor massa "caiam" em direção a ele. Podemos citar o exemplo dos meteoritos.
Isso acontece no dia a dia também. E é uma das aplicações práticas da Teoria da Relatividade. O que aprendemos no colégio, a Mecânica Newtoniana, é apenas uma parte do que prega Einstein, mas perfeitamente aplicável em nosso dia a dia.
2006-11-21 15:16:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
JP -
Sem dúvida, a origem da força que conhecemos por gravitadional é o átomo. Ainda que se tenha alguns poucos átomos, eles tenderão a se aproximar para formar uma molécula ou coisa parecida. Essa força é proporcional a massa dos objetos e quanto maior a massa, maior essa força, considerada a força mais fraca existente. A distância entre o núcleo e a órbita eletônica de um átomo é tida como enorme, guardadas as proporções, e as partículas que se atraem nos átomos são os núcleos e os elétrons, pelo menos é assim que parece, nas reações químicas e eletrólises. Esse equilíbrio entre as forças tornam o átomo estável até certo ponto mas, de cada conjunto formado por átomos há uma sobra “despresível” que vão se acumulando na matéria e se somando. Vejo lógica nesse raciocínio, e não na nececidade de se criar algo novo como quer a física quântica com relação aos gravitons. Também me é ilógico querer detectar com instrumentação inadequados, uma coisa que não se sabe o que é, caso do Detector de Ondas Gravitacionais que está sendo criado no Brasil. Talvez, essa força de gravidade não tenha uma velocidade determinável, talvez seja instantânea. Tive informações sobre alguém nos EUA já ter produzido efeitos anti-gravitacional, traballhando com ondas específicas produzidas por bobinas de Tesla. Isso pode ser possível, por que efeitos magnéticos específicos podem interferir profundamente na estrutura dos átomos e inverter essa sobra de energia atrativa para repulsiva.
Abraços....
2006-11-22 03:47:31
·
answer #2
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
A mecanica quantica postula que a origem da força da gravidade seja os gravitons. Gravitons são particulas hipotéticas que transmitem a força da gravidade.
Porém os gravitons existem apenas em teoria, ainda não foi observado nenhum na natureza, mas fiquei sabendo de grupos de cientistas que tem projetos tentando encontrar algum graviton livre na natureza.
No instituto de fisica da USP esta sendo instalado um detector de ondas gravitacionais. Um dos objetivos desse projeto é justamente detectar os gravitons.
No link abaixo tem uma materia sobre esse detector:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3072&bd=1&pg=1&lg=
Espero que tenha ajudado!
Falow
2006-11-22 01:08:31
·
answer #3
·
answered by Malkav 3
·
0⤊
0⤋
Como eu respondi anteriormente, têm cientista ganhando o leitinho das crianças para responder esta questão, e quem responder ganha nobel.
2006-11-21 12:52:58
·
answer #4
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Aaaah! Entendi. Mas o q é msemo?
2006-11-21 11:22:22
·
answer #5
·
answered by ..... 7
·
0⤊
0⤋
Peço desculpa pela resposta que dei,mas eu entendi mal a pergunta.
Onde ela tem origem? Lamento mas não sei.
Boa sorte e oxalá que consiga encontrar a explicação.
2006-11-21 10:58:04
·
answer #6
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
Não pense no átomo e sim na massa. Quanto maior a massa (ou a falta dela) maior o poder gravitacional.
2006-11-21 10:52:16
·
answer #7
·
answered by Euseidetudo 5
·
0⤊
0⤋