English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-21 08:07:19 · 6 respostas · perguntado por JéH* 1 em Artes e Humanidades História

6 respostas

A vida das mulheres medievais não era fácil. De acordo com a classe social a que pertenciam suas funções variavam. Nas classes mais altas, as mulheres tomavam conhecimento em política, economia e até em disputas territoriais. As mulheres dos senhores feudais eram responsáveis pela organização do castelo; supervisionavam tudo, desde a cozinha até a confecção de vestimentas. Elas tinham que saber como preservar a carne e alimentos e também coordenavam todos os empregados. Além disso, tinham que estar preparadas para defender o castelo na ausência de seu marido. As camponesas trabalhavam junto com seus maridos nas terras do senhor feudal e, além disso, ainda tinham que cuidar dos afazeres domésticos.
As mulheres não tinham muitas opções: ou se casavam, ou iam para os conventos. Entretanto, o convento não era para qualquer uma, e sim, para uma minoria da alta classe que tinha que pagar uma taxa bastante cara para se tornar uma freira. A maioria porém, estava destinada ao casamento e a uma vida submissa ao marido. As meninas eram educadas somente para este fim: serem boas esposas.
O casamento era arranjado pelo pai quando sua filha ainda era criança. A mulher era como uma propriedade, usada para obter vantagens. Os casamentos geralmente visavam o aumento de terras. Nas classes sociais mais altas, as meninas eram casadas com a idade de oito anos. A mulher era objeto de seu marido, devendo a este obediência e fidelidade. Dirigia-se a ele com formas de tratamento respeitosas como "meu amo e senhor". Era permitida a agressão física a mulheres quando o marido achasse que ela o havia desobedecido e as histórias de mulheres que sofriam agressões eram contadas nas vilas em tom humorístico. As agresões não podiam causar a morte nem incomodar os vizinhos, entretanto, em caso de adultério flagrante, o marido tinha o direito até mesmo de matar a própria esposa. A lei não poderia intervir em nada.
Todas as mulheres deveriam aprender sobre a cura e medicina familiar. Mas não deveriam se aprofundar ou aprender muito sobre a cura, pois seriam consideradas bruxas; uma verdadeira contradição.

2006-11-23 07:18:47 · answer #1 · answered by EVELYN 1 · 1 0

O luke ai naõ tá sabendo q mulher da idade media tem 50 anos mané!

2006-11-21 16:24:01 · answer #2 · answered by teteia 4 · 1 0

Quando elas eram crianças ajudavam a mãe em tarefas domesticas e cuidar das crianças(menos se fossem nobres) ,elas provavelmente seriam cristãs , mas havia uma minoria de judeos e muçulmanos , o nome delas seria proveniente da Biblia ,antigo testamento ou alcorão , ou de avós ou de amigos ricos e poderosos ,elas poderiam ser entreges a mosteiros ,se ela fosse nobre casaria aos doze(arranjado), se vc fosse camponesa teria mais chances de casar por amor (por volta de 20 anos )

2006-11-24 16:34:19 · answer #3 · answered by sagara 1 · 0 0

Jeh , a mulher na idade média é a melhor que existe.
madura, sabe o quer e quando quer e não se ilude com qualquer paraquedista.


Brincadeiras à parte. Dependendo da classe social em que viviam, a vida era ou não atrativa. Para discorrer leva muito tempo. acesse o google. você terá todas as informações.

2006-11-24 16:13:58 · answer #4 · answered by xebola 3 · 0 0

Sociedade medieval

Um padre, um cavaleiro e um trabalhador. Esta miniatura medieval ilustra a ideologia das três ordens sociais (os que rezam, os que guerreiam, os que trabalham).Com a decadência do Império Romano do Ocidente, segunda metade do século V d.C. (476), como conseqüência das inúmeras invasões (ou migrações) dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo índice urbano. Isso ocorria devido às mortes provocadas pelas guerras, às doenças e à insegurança existentes logo após o fim do Império Romano. O esfacelamento do Império Romano do Ocidente, e as invasões bárbaras em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas, principalmente, na Europa Ocidental, e que alteram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antigüidade. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que acabou consolidando-se ao término do Império Carolíngio, no século IX d.C., e que é hoje genericamente chamado de Feudalismo.

Pessoas que viveram durante a Idade Média e teorizaram sobre a estrutura da sociedade, entediam que ela era composta por três estamentos (três grupos sociais com status fixo) : os clérigos, os nobres e os servos. orattores, belattores e laborattores*Os clérigos tinham como função oficial rezar. (Na prática, exerciam também grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação total entre a religião e o estado era desconhecido.)

Os nobres tinham como principal função guerrear, além de exercer o poder político sobre as demais classes.
Os servos, trabalhadores constituídos pela maior parte da população camponesa, estavam presos à terra e prestavam serviços aos nobres, pagando diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar.
A partir do Renascimento do Século XII, muitas cidades européias tornaram-se livres das relações servis e do predomínio dos nobres (senhores feudais). Essas cidades chamavam-se burgos. Por motivos políticos, os "burgueses" (habitantes dos burgos) recebiam freqüentemente o apoio dos reis, que muitas vezes estavam em conflito com os outros nobres. Na língua alemã, o ditado Stadtluft macht frei ("O ar da cidade liberta") ilustra este fenômeno. Em Bruges, por exemplo, conta-se que certa vez um servo se escapou da comitiva do conde de Flandres e fugiu por entre a multidão. Ao tentar reagir e ordenar que perseguíssem o fugitivo, o conde foi vaiado pelos "burgueses" e obrigado a sair da cidade, em defesa do servo, que se tornou livre deste modo.

2006-11-23 22:43:38 · answer #5 · answered by Mel 4 · 0 0

Mulher na idade média é quando ela tem uns 35 de idade. kkk

2006-11-21 16:10:46 · answer #6 · answered by L U K E 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers