Antes de apontar alguns artigos para esclarecimentos sobre o assunto, uma crítica não só a tua pergunta, mas à posição que muita gente tem sobre este e outros assuntos científicos.
Você pede a opinião de todo mundo sobre o Big Bang e outras coisas que você não entende, a minha pergunta é, qual o valor da opinião de curiosos? Quer dizer, os físicos e astrofísicos estudam durante muitos anos para formular teorias como a do Big Bang, que tem uma formulação matemática complexa, e existem teorias alternativas, com formulação um pouco mais simples, mas não tão populares, como a do 'Plasma Universe', e mesmo outras teorias que visam complementar a teoria do Big Bang, como a Teoria das Cordas e seus Universos Paralelos. Estas teorias não nasceram de uma... egotrip ou do barato de uma droga qualquer, elas são o resultado de anos de estudos, de observações do Cosmos, de críticas severas, de encontrar erros e procurar corrigí-los, de ouvir as críticas e verificar se são pertinentes, e de muito estudo e dedicação - há na ciência um rigor que não se encontra em outras áreas da atividade humana, exceto talvez as ciências aplicadas, como as engenharias. Dentro deste cenário, que é complexo, o vulgo pode não entender ou não concordar com as teorias científicas, mas se tudo que o vulgo tem se baseia no "eu acho que não é assim", qual o valor desta opinião? Será que além de uma nação de técnicos de futebol, agora todo mundo também é astrofísico por aderência? E se você ou outra pessoa precisasse de uma apendicectomia, pediria palpite para estranhos, sem nem saber se eles tem algum conhecimento de medicina? E se fosse você um neurocirurgião, e estivesse em meio a uma palestra sobre avanços que você introduziu na técnica de cirurgia cerebral, aceitaria que um estranho que nunca estudou medicina viesse te dizendo "você está fazendo tudo errado"? É mais ou menos assim que eu vejo pessoas que não só não tem preparo em física e matemática como até, em alguns casos, odeiam matemática e física, ou acham estas disciplinas "difíceis", se pondo a criticar o que não entendem, principalmente por não gostarem. A ciência não é matéria de opiniões! Não é concurso de beleza ou de popularidade! Opiniões sem uma base nos fatos ou em teorias científicas não tem valor em ciência. Podem servir no máximo como o estopim de guerras religiosas. Qual o valor da minha opinião sobre a teoria do Big Bang? Nenhum! Não sou astrofísico, não vou me meter a criticar o que eu não entendo. Não sou tão arrogante como certas traças de Bíblia que se põe a falar que está tudo errado por que não está escrito em um livro de religião, filosofia e moral (nem mesmo de ciências é o livro).
Claro que a ciência não está acima de críticas e a Teoria do Big Bang tem suas falhas e paradoxos, mas o mínimo que se espera de alguém que queira discutir seriamente o assunto, ou pelo menos criticar o mesmo, é que procure se informar. É neste espírito, de informação, que eu completo esta resposta a tua pergunta.
Sobre o Universo não ser infinito, imagine que alguém te diga que a Terra não é infinita. Você pode dizer que não vê o fim dela, e que por mais que caminhe, nunca chega ao fim dela. Como assim, a Terra não é infinita? Mas você pode voltar para o ponto de onde partiu, sem nunca ter dado meia-volta, desde que caminhe em linha reta. É assim o modelo do Universo finito, mas ilimitado. Ele não está em torno de uma esfera tridimensional, mas possivelmente em uma forma quadridimensional (não temos acesso a um universo quadridimensional, mas podemos imaginar como algumas coisas são, e mesmo conhecer a sua geometria, já que a expressão dela é matemática, e a nossa matemática é bastante avançada) - ele não tem centro e não tem borda, e se você andar em linha reta em uma direção, depois de muito andar irá passar novamente pelo ponto em que iniciou a tua viagem.
Big Bang para Principiantes (uma boa explicação para ajudar a entender a quarta dimensão):
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/
Big Bang na Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang
E sobre a origem do Big Bang? Como pode ter surgido o tempo e a matéria ao mesmo tempo no Big Bang? Entenda a Teoria das Cordas, com seus Universos Paralelos - uma tentativa de encontrar a Teoria Unificadora da Mecânica Quântica, da Teoria da Relatividade, e do modelo cosmológico do Big Bang (45 minutos de vídeo):
http://video.google.com/videoplay?docid=4183875433858020781
Uma teoria alternativa ao Big Bang, o "Plasma Universe" (só encontrei em inglês), que afirma que o Universo jamais teve início e nunca terá fim:
http://en.wikipedia.org/wiki/Plasma_cosmology
A Fronteira: Big Bang, você está morto! (um artigo em três partes, também em inglês):
http://geobeck.tripod.com/frontier/bbang1.html
A Cosmologia Plasma é citada na Wikipedia como sendo uma protociência (o gérmen de uma ciência que está nascendo):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_protoci%C3%AAncias
Existe muito mais sobre o Big Bang, mas para início de conversa estes artigos servem para dar o gostinho do assunto. Nele você não vai encontrar a matemática necessária para entender melhor o Big Bang, e, se quiser se aprofundar no entendimento dele, vai ter que entender a Mecânica Quântica, a Teoria da Relatividade, e saber bastante matemática.
2006-11-21 20:13:45
·
answer #2
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
Excelente resposta Cesar G, era tudo que eu queria dizer e não sabia como. Adorei a parte que diz:
"Será que além de uma nação de técnicos de futebol, agora todo mundo também é astrofísico por aderência? E se você ou outra pessoa precisasse de uma apendicectomia, pediria palpite para estranhos, sem nem saber se eles tem algum conhecimento de medicina?"
Por favor, vamos dar nota mil para o Cesar.
Guardemos esta resposta lapidar para usar em outras oportunidades (e são muitas).
.
2006-11-22 10:22:49
·
answer #4
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋