Pra mim um pouco de cada. Eu fui criando em um morro, onde 95% dos meus amigos hoje estão mortos ou presos. Hoje sou professor de educação fisica e nunca provei nenhuma droga até hoje. Contra partida a gente vê ai toda hora filhos de papai ricos sendo presos. E muito relativo isso.
Anjo
2006-11-21 00:44:00
·
answer #1
·
answered by Anjo® 4
·
0⤊
0⤋
ser pobre e abandonado não dar o direito de fazer o mal. se fez tem que pagar. no caso de ter matado alguém, só quem perde é quem morre.
2006-11-21 08:52:54
·
answer #2
·
answered by dany 2
·
2⤊
0⤋
Acho essa questão muito delicada. Penso que se nosso país garantisse uma boa educação, saúde e apoio às famílias mais carentes (ou qualquer uma delas) poderíamos ser mais rigorosos com menores infratores e cobrar deles uma postura mais séria diante da vida. Mas sabemos que não é tão simples assim, e que muitos acabam se marginalizando por não terem o mínimo de apoio e condições de sobrevivência. Simplesmente não conhecem o outro lado da vida. Uma vez presos, acabam mergulhando de vez no mundo das drogas e do crime. Podemos ver pelo trabalho de várias ONGs que é possível transformar esses jovens em cidadãos desde que o estudo, arte e educação (que são coisas bem diferentes entre si) estejam ao seu alcance. Por outro lado, sabemos que na próxima esquina poderemos ser vítimas de um deles. Existe a necessidade imediata de nos protegermos, de acabar com os crimes por eles cometidos. Acredito que a única forma de lidar com essa realidade seria uma ação integrada do governo: escola, justiça e investimento, muito investimento - de preferência sem desvio de verbas - em projetos sociais.
2006-11-21 08:58:31
·
answer #3
·
answered by N Junio® 3
·
1⤊
0⤋
Acredito que não se pode tampar o sol com a peneira, Eles estão ai nas grandes cidades não se pode ignora-los para sempre. Devem ser punidos sim principalmente os que se cercam dessa realidade tipo "sou menor posso fazer oque quiser" São menores mas devem ser castigados sim, não pode se fazerem de vitimas sempre que estão prestes a serem punidos. Quem esta sendo punido por isso tudo somos nós mesmos. Pois se tem menor sem amparo é porque os nosso governantes não se interessam pelo assunto. E adivinha só, quem votou nos nosso governantes . Entaum a culpa é nossa
fizemos a cama entaum deitamos nela e nos adaptamos do jeito que dá.
Abração.
2006-11-21 08:51:19
·
answer #4
·
answered by Batata RS 3
·
1⤊
0⤋
Nem sempre é um abandonado. Sabia que cada vez mais aumenta o número de menores que cometem ato infracional e pertencem a classe média? Esses menores não são vítimas da sociedade, mesmo assim, optam pela criminalidade. Também existe o menor que o pai é bandido, o avô é bandido, a mãe é bandida e para ele, isso é normal! Acredito que nesse caso, é possível fazer alguma coisa antes desse menor tornar-se um infrator, as ferramentas da educação e do incentivo a arte são muito importantes.
Amparar ou punir? Punir é fundamental, não falo em punir dentro de um sistema absolutamente cruel e sem respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana, mas punir para que ele reconheça o erro e saiba das conseqüências dos seus atos.
Abraço.
2006-11-21 08:51:08
·
answer #5
·
answered by Felicidade 6
·
1⤊
0⤋
Cada caso deve ser analisado separadamente e não botar tudo num saco só,não se pode julgar um menor por ele morar num lugar de risco e dizer que ele teve más influências.Más influências todos tivemos, mas alguns tem mais inclinação aos crimes que outras pessoas,independente de sua classe social.
Nem todos são réus e nem todos são vítimas,cada caso é um caso diferente.
2006-11-21 11:09:21
·
answer #6
·
answered by Larc in Ciel 3
·
0⤊
0⤋
Porque vítima da sociedade, são vítimas dos pais, ou do governo, que não dá educação, pra que aja um controlhe a natalidade.
Nós da sociedade seja rica ou pobre já pagamos os impostos, para educação, saúde etc.
São reus
2006-11-21 11:03:46
·
answer #7
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Tem os que são vitimas da sociedade, que cresceram nas ruas, recebendo indiferença total de todos.
E tem os que vem de familia aparentemente estruturada, mas que na verdade não receberam educação nenhuma dos pais, foram tratados com indiferença, com presentes no lugar de carinho e orientação.
Esses dão os piores bandidos. São os que falam:- "sabe com quem está falando?". Os pais são os maiores culpados.
Em todos os casos acho que precisam de orientação e muita disciplina. Como são jovens, quero acreditar que tenham chance de se reabilitar.
Mas com o sistema penal brasileiro....sem chances
2006-11-21 11:01:59
·
answer #8
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Ambos. Não é pq ele foi induzido que deixa de ter uma parcela da culpa. Os pais de hoje tem que ensinar que nossas atitudes tem consequências e que mais cedo ou masi tarde vamos enfrentá-las.
2006-11-21 09:44:11
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade, o menor infrator é um produto da sociedade e gerado pelo abandono das pessoas, familias, instituições e ao final pelo próprio Estado. Por ser menor está na condição é um tutelado e ao mesmo tempo abandonado, não se encontrando em condições de se orientar ou auto-orientar, daí se torna uma pessoa que vive a margem da sociedade que ao mesmo tempo que o criou o repele. É uma questão muito complexa pois segregá-lo ou penalizá-lo pela violência que pratica é no mímino questionar a nossa sociedade!
2006-11-21 09:08:35
·
answer #10
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋
anethy, sua pergunta, me fez refletir, sobre este tema tão grave.
hoje tenho uma idéia diferente da que eu tinha ontem, semana passada um vizinho meu, teve seu filho de 15 anos, preso dentro da residência de outro vizinho, onde no dia anterior havia sido roubado alguns objetos.
este garoto de 15 anos, é o autor do furto no dia anterior, tanto que ele devolveu, na presença da policia, tudo que havia roubado.
até então sempre achei, ser um problema social, mas ao ver a frieza do garoto, em voltar um dia após, para roubar mais ainda, e analisar o fato de pai e mãe, não deixarem faltar nada dentro de casa, passei a ver com os seguintes olhos tal fato; o caráter mal, nasce com o individuo.
agora pensando assim, te respondo, é um fator agravante a nos, pessoas de bem.
quando se trata de um menor abandonado, precisamos, antes saber de pai e mãe, qual o motivo do abandono, vai que o motivo é uma peste, igual esta que presenciei!
2006-11-21 08:57:06
·
answer #11
·
answered by mario f 5
·
0⤊
0⤋