Sintomas de Deficiência de Nutrientes
Nitrogênio: inicialmente, ocorre clorose uniforme nas folhas velhas podendo atingir as outras folhas conforme a gravidade da deficiência. Além da clorose (perda da coloração verde típica) devido a menor quantidade de cloroplastos que tende a mudar a cor verde para amarela e se continuar a deficiência pode chegar a necrose (morte do tecido vegetal) que proporcionará a queda dessas folhas, observa-se a redução do tamanho das folhas novas e alguns casos de deficiência aguda pode ocorre a seca dos ramos conhecida como Dieback. O período seco aumenta a severidade da deficiência por esse nutriente, pois a redução da umidade afeta diretamente a mineralização da matéria orgânica que a principal fonte desse nutriente.
Fósforo: os primeiros sintomas ocorrem nas folhas velhas, pois a mobilidade desse nutriente na planta é rápida. Nem sempre o primeiro sintoma de deficiência é percebido, pois a perda de brilho das folhas velhas evolui para manchas amareladas que passam para a cor pardo vermelhas e depois tornam marron arroxeadas conforme a severidade da deficiência. Associado com a morte prematura das folhas mais velhas.
Potássio: inicia-se com clorose nas margens das folhas mais velhas que com severidade da deficiência transforma em necrose, a parte central das folhas é pouco afetada entretanto essas folhas são facilmente destacadas. Podendo provocar desfolhamento do cafeeiro que contribui para má formação do fruto (frutos menores, chochos, etc) que proporciona perda de qualidade e redução na produtividade. Em certos casos, observa-se a morte dos ramos (morte descendente dos ramos). Essa deficiência é observada em solos raso (menos de 50 cm de profundidade) e não utiliza irrigação durante o período seco.
Cálcio: clorose nas folhas mais novas, iniciando nas margens e evoluindo para o centro da folha assim pode atingir a folha toda. Pode ainda apresentar pequenas áreas necróticas (cor escura indicando tecido morto). Conforme a severidade da deficiência pode causar morte da gema terminal e deformação de folhas recém lançada.
Magnésio: apresenta clorose amarelo claro mo tecido internerval (parte da folha que fica entre um e outra nervura da folha), passando de amarelo claro para amarelo avermelhado, embora que as nervuras mantêm verde. Em caso de deficiência acentuada observa-se necrose nas pontas das folhas. Esse sintoma é iniciados nas folhas mais velhas e com o agravamento da deficiência pode atingir nas folhas mais novas.
Enxofre: clorose nas folhas mais novas, encurtamento de internódios e desfolhamento.
Boro: ocorre em solos ácidos e pobre em matéria orgânica onde os sintomas mais típicos são: paralisação do crescimento dos ramos; morte de gemas terminais na ponta dos ramos e excessiva brotação no ápices das plantas que forma um aspecto de leque; folhas ficam deformadas (menores, retorcidas com bordas irregulares); abortamento de flores e morte das pontas das raízes.
Zinco: redução dos internódios, roseta de folhas nas pontas dos ramos, folhas pequenas, estreitas, de aspecto coriáceo e quebradiças; frutos menores e redução na produção.
Manganês: ocorre em solos onde foi aplicado dose excessiva de calcário e os sintomas típicos são: folhas com margens amareladas que evolui para o amarelecimento completo e folhas mais velhas caem com facilidade como também os frutos na fase cereja. Adubação de zinco em excesso pode proporcionar deficiência de managêns.
2006-11-22 05:50:08
·
answer #1
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
1⤋
O sintoma visual da deficiência de K em plantas superiores é a clorose dos bordos da folhas mais velhas seguido por necrose. Por ser bastante móvel nos tecidos vegetais, as folhas velhas se comportam como "fonte" de K para as folhas mais novas, que por sua vez, se comportam como "dreno" por isso os sintomas típicos se apresentam nas folhas mais velhas. A clorose é seguida por necrose devido ao acúmulo de putrescina nos tecidos deficientes em K.
Dica: Os sintomas de deficiencia de cada elemento irá dependaer da mobolidade relativa do nutriente no tecido vegetal. N, P, K e Mg, de forma geral, são móveis nas plantas, seus sintomas se apresentam em folhas novas. Em contra partida, Ca, S e os micronutrientes, de forma geral, são imóveis ou pouco móveis, resultando em sintomas de deficências visuais em folhas mais novas.
2006-11-23 13:27:07
·
answer #2
·
answered by eu 2
·
0⤊
0⤋
O potássio ajuda as raizes desenvolverem melhor e deixam as plantas mais fortes para se protegerem das doenças. Corresponde à cinza de madeira.
2006-11-22 09:48:46
·
answer #3
·
answered by Adenir S 4
·
0⤊
1⤋
As frutas ficam azedas ou apodrecem no pé.
.....
2006-11-21 11:10:00
·
answer #4
·
answered by Zé 7
·
0⤊
1⤋