O nitrogênio é o elemento com maiores dificuldades na produção agrícola porque ele não é fixado no solo apenas pelo contato com a atmosfera, no ar existe 78% de nitrogênio N2 , 21% de O2 gás oxigênio e 1% outros gases, mas para esse nitrogênio disponível no ar poder se fixar ao solo depende da atividade das bactérias nitrificantes que vivem associadas com as raízes da plantas e vivem captando o N2 do ar e transformando em moléculas absorvíveis pelas plantas.
Na falta dessas bactérias naturalmente, principalmente por terem havido queimadas sobre o solo, o nitrogênio pode ser administrado ao solo sob a forma de uréia. A urina contém amônia e uréia, estercos em geral fornecem nitrogênio ao solo. Os adubos químicos são a mistura desses três elementos essenciais ao solo, NPK, N de nitrogênio P de phosphoro K de kalium (potássio em latim chama se kalium) e são formuladas fórmulas de adubos em proporções variadas conforme as necessidades desse ou daquele solo, por exemplo, N3 P2 K 1 = três partes do peso em nitrogênio (amômia, uréia) duas partes de fósforo, uma parte de potássio. A calagem também é muito importante na formação do solo agrícola, adição de Ca, cálcio aos solos ácidos para a correção da acidez do solo.
*As queimadas queimam bactérias importantes para a saúde do solo, sem ela o solo se perde aumentado a formação de desertos a chamada desertificação de áreas agrícolas degradadas.
*A agricultura orgânica é exatamente a única forma correta de cultivar o solo e conservar o ciclo do nitrogênio na natureza conservando a vida dessas bactérias associadas às raízes das leguminosas que possuem nódulos de bactérias associadas às raízes e mantendo o ciclo do N2 normal e o solo saudável, hígido, solo com saúde.
2006-11-20 23:44:37
·
answer #1
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
porque as plantas não conseguem fixar o nitrogênio atmosférico a não ser sob a forma de seus derivados como amônia, uréia, nitrito e nitrato.
2006-11-21 16:04:41
·
answer #2
·
answered by senrasoares 3
·
0⤊
0⤋