English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-20 11:08:54 · 10 respostas · perguntado por juliana 1 em Ciências Sociais Psicologia

10 respostas

Minha flor existe em qualquer canto do mundo discriminação racial, religiosas e outras, mas de ambas as partes, porque este é um argumento de evolução que vai ser superado a medida que o próprio povo entender os sentidos de união, valores e virtudes para poderem evoluir em sua realidades atuais.
Um abraço

Obs: O grande segredo de existir a evolução é justamente as diferenças existentes e não nas igualdades, porque nas igualdades não há nada para evoluir.

2006-11-21 10:11:32 · answer #1 · answered by filosofo 6 · 0 0

Por mais que se queira disfarçar, o racismo existente no Brasil provoca até uma atitude de negação da identidade por parte dos negros e os seus descendentes. Exemplos: o repúdio pelo seu próprio tipo físico, pelo seu cabelo, o abandono das tradições, o ocultamento da pratica das suas religiões tradicionais e a falta de interesse pelo conhecimento das suas raízes étnicas, entre outros.
Infelizmente, o sistema social brasileiro nunca deu aos negros o valor que merecem, até esquecendo-se que, não fosse o produto do trabalho escravo, o Brasil não teria se desenvolvido economicamente e, provavelmente, o seu território teria sido tomado e dividido entre vários países da "velha Europa".
Também, infelizmente, diante do preconceito, do desprezo e a forte pressão da sociedade, são milhões os negros que se rendem e chegam a perder o orgulho pela sua origem e pela sua raça.
Todos devemos fazer algo para acabar com essa discriminação racial, mas, principalmente os negros é que devem empenhar-se em NÃO RENEGAR DA SUA RAÇA, assumindo uma atitude de exaltação das suas características e qualidades, bem como reclamando, a todo momento, os seus direitos de cidadãos.
Essas ações ajudarão a promover o resgate da IDENTIDADE NEGRA. Um povo com identidade própria, ganha o respeito dos demais.

2006-11-21 04:55:09 · answer #2 · answered by Luis S 3 · 1 0

Ha demais e nao so no Brasil,mas no mundo inteiro, e nao e so com negro nao e com imigrante, com pobre.No Brasil so nao e discriminado quem tem dinheiro

2006-11-20 20:14:06 · answer #3 · answered by lua 5 · 1 0

Sim. Com leis e tudo mais, ainda existe discriminação no Brasil, pois as pessoas não tem consciência e julgam todos sem coração

2006-11-20 20:02:45 · answer #4 · answered by amandinha 2 · 1 0

Há sim. Vou justificar c/ uma matéria que vi há algum tempo na tv que demonstrava como no RJ os rest não tem garçons negros. E por aí vai...

2006-11-20 19:17:25 · answer #5 · answered by Ricardo 2 · 1 0

Se se refere à "discriminação racial", é visível no Brasil. Uma das maiores polêmicos é a tal cota para negros. Mas, se se refere à "descriminação racial", ou seja, " tirar o crime de", acho que a justiça tenta tratar todos com igualdade, embora grande maioria dos julgados sejam negros, prostituras e pobres.

2006-11-24 10:03:32 · answer #6 · answered by elisamakai 5 · 0 0

O que há verdadeiramente é preconceito social, sendo rico aqui no Brasil, seja preto ou branco tem uma vida previlegiada e olha os pobres de cima para baixo. Conheci um empresário negro e bem sucedido que não escondia sua aversão para com os operários, inclusive os negros.

2006-11-21 08:56:08 · answer #7 · answered by Justo 3 · 0 0

Embora não seja negro, penso seguidamente sobre esse assunto. Devido à nossa história, que inclui o triste capítulo da escravidão, é de se esperar que ainda haja traços de discriminação racial no Brasil. Contudo, penso que, nesse ponto, estamos bastante evoluídos, se compararmos com muitos países de primeiro mundo, como, por exemplo, os EUA. Aqui no Brasil, o racismo perdeu muita força e uma prova disso é a miscigenação. Todos temos sangue negro nas veias. Não há mais uma separação racial radical como há em outros países. Eu fui assistir a um filme norte-americano, se não me engano era "The White Guy", em que um cara branco namora uma moça negra e há diversas situações no filme que para nós não faz sentido. Quando eu vi, fiquei abismado em ver como a questão racial, para eles é mais significativa. Para nós, a maioria daquelas questões simplesmente não existem. Aqui a coisa é tão natural que nem notamos, por exemplo, quando há um casal multicolor na novela. E quando há, o enfoque nem é esse. Na mesma época em que assisti ao referido filme, estava passando aquela novela do Feitosa, lembram? Só me dei conta que ele era negro e estava namorando uma branca depois de ver o filme!!! A questão racial ali sequer foi abordada. E todos simplesmente torciam para que eles ficassem juntos. Outra coisa que percebo é que, nos filmes americanos, ainda há um cuidado em se colocar o negro como vilão. O excesso de cuidado revela justamente um preconceito velado. Aqui não. Escolhemos nossos vilões e nossos heróis independentemente da cor da pele, da cor do cabelo, da cor do olho, do que quer que seja. E, se por acaso, o vilão da novela for negro, ninguém vai dizer que o autor está sendo preconceiutoso. Só comentaremos o grande talento do ator, ou as maldades que ele fará. Claro que ainda há um grande caminho a trilhar. Afinal, faz um pouco mais de cem anos que a escravidão foi abolida. O negro ainda está conquistando seu espaço. Mas penso que, no Brasil, atualmente, o preconceito é muito mais em relação ao pobre do que em relação ao negro.

2006-11-20 22:17:23 · answer #8 · answered by cassio 2 · 0 0

Normalmente não há. Mas tem uma turminha aí que insiste em ficar tocando neste asunto, como se tivesse instigando o racismo. Deixem os brancos, negros, amarelos e verdes se virarem e parem com esta cobrança, ok?

2006-11-20 20:03:58 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

há sim... tanto de brancos para negros como de negros para brancos e esta soluções para combate-las, como cotas etc, etc só agravam o rascismo.

2006-11-20 19:15:14 · answer #10 · answered by Vital 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers