outra pergunta difícil
ainda estou lendo sobre os dois lados da moeda
as informações são muito mais abundantes contra
e certamente houveram abusos e tudo mais
Mas, há um outro lado que estou começando a conhecer
e ainda não tenho opinião formada, nem estou tão informada para poder responder
2006-11-20 11:14:25
·
answer #1
·
answered by chocada 5
·
0⤊
1⤋
A população não lutou contra a ditadura militar, aceitou passivamente; da mesma forma que está aceitando agora a incompetência do governo atual. Com muita indiferença. Infelizmente.
2006-11-20 11:41:45
·
answer #2
·
answered by EBAS 6
·
2⤊
1⤋
E quem disse que o povo lutou contra alguém na ditadura militar.
2006-11-20 11:14:26
·
answer #3
·
answered by GIRA_TRICOLOUCO 7
·
2⤊
1⤋
a população não lutou contra a ditadura militar ; até "apoiou" a revolução ! . já escuteí de "mais velhos" coísas do tipo : no tempo dos "militares" não havia a criminalidade como existe hoje ! . no tempo dos militares era "assim" ; era "assado" etc ... até com certo "saudosismo" ! . quem lutou foram guerrilheiros de esquerda .
2006-11-20 11:11:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
há População na verdade não fez nada
2006-11-23 21:00:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Diante de tanta asneira, um pouco de história é bom:
Primeiro: O plano de tomar o poder nasceu entre os grandes empresários desse país aliados com o bloco multinacional. O governo Jânio Quadros foi a última tentativa dessa elite de estabelecer-se no poder através de uma prática de governo populista. Viram na presidência de João Goulart e na intensa mobilização política do período, com a participação de vários setores e entidades da sociedade civil clamando por reformas, uma ameaça a seus interesses. Foi o grande empresariado nacional que fundou o complexo IPES/IBAD, que atuava através de uma ampla campanha ideológica implementando uma histeria nacional anti-comunista, seja através da grande mídia (quase toda ela membra do IPES-Instituto de pesquisas e estudos sociais: Folha de SP, Estadão, TV Tupi, jornal O Globo, Correio da manhã etc.), ou de folhetos, livros, publicações, filmes etc, financiados pelo IPES. Uma campanha voltada tanto para o conjunto da sociedade quanto especificamente para as classes produtoras, procurando justamente criar uma consciência de classe no meio empresarial. O IPES tb atuava politicamente através do embaixador estadunidense Lincoln Gordon e no congresso através de lobbies junto a inúmeros deputados e senadores e foi o principal responsável pelo isolamento político de Jango. Foi a articulação do IPES com a Escola Superior de Guerra (vários Generais da ESG faziam parte do IPES, o mais influente deles era Golbery do Couto e Silva) que fez do exército o braço armado do IPES e agiu no momento oportuno dando o Golpe.
Segundo: é mentira que a ditadura só atacou estudantes militantes comunistas, de 64 a 68 ela praticamente acabou com todo o movimento sindical existente, foi seu primeiro alvo. Com o AI-5, a repressão "democratizou-se" e passou a atacar a todos que abrissem ou não a boca contra o governo. Não precisava muito para ser preso. Houveram casos de prisões, por exemplo, de pessoas que andavam com vídeos dos "irmãos Marx", cineastas comediantes ignorantemente confundidos com Karl Marx pela polícia.
Terceiro: é correto que alguém seja preso por suas convicções políticas? O fato de minimizarem a ditadura dizendo que só sofreu com ela quem era de esquerda mostra o tipo de sociedade autoritária que ainda hoje vivemos. Os mesmos fascistas que alegam isso em favor da ditadura tem coragem de falar em democracia. É muita cara de pau!
Quarto: Falar em "plano comunista de tomada do poder", "caos anárquico" etc, seria cômico se não fosse trágico. Quem tomou de assalto o poder do país não foram comunistas nem anarquistas. Aliás, grande parte da esquerda apoiava o presidente democraticamente eleito João Goulart (ex-vice de Jânio, mas naquela época votavasse pra vice). Que baseava sua plataforma de governo em reformas de base que seriam feitas democraticamente através do congresso. Quem deu o golpe não foi Jango e está historicamente comprovado que não havia nenhum plano golpista por este ou por seus aliados. Quem deu o golpe foi o grande empresariado desse país, aliado com os militares. Vide a primeira parte dessa resposta. Jango, ao contrário do que propagava a elite do país através do complexo IPES/IBAD, não tinha nada de comunista ou socialista. Jango defendia, nas palavras dele, um "capitalismo mais humano". E defendia que uma reforma agrária aumentaria o número de proprietários do país, aumentando a consciência em torno da propriedade privada.
Quinto: A guerrilha urbana não é CAUSA da ditadura militar, é uma de suas CONSEQUÊNCIAS. Num governo em que não há espaço legal e democrático para a divergência, a única saída pra quem deseja lutar por justiça é literalmente lutar por justiça. Num regime em que a barbárie é legalizada, é preciso atuar ilegalmente para derrubá-lo. Os guerrilheiros lutavam pela libertação de seus companheiros e pela derrubada da ditadura, são verdadeiros heróis. Havia de fato um sentido utópico na guerrilha, mas, repito, era a única forma de lutar pelo que se acreditava uma vez que os espaços democráticos estavam fechados. Não haviam guerrilheiros antes da ditadura e não houveram depois. Guerrilhas só surgem em regimes autoritários.
Sexto: A economia cresceu absurdamente. Mas na mesma proporção que a miséria. É a história do bolo que deve crescer para depois ser repartido... Foi pros confeiteiros se empanturrarem que a ditadura governou, não para a maioria da população. Pra esses era porrada mesmo.
2006-11-20 20:51:10
·
answer #6
·
answered by Fernando 2
·
1⤊
1⤋
A população não lutou; algumas pessoas, jovens,lutaram e muitos morreram. Nessa luta quem não morreu foi torturado e em muito casos, exilado. Mas com o passar do tempo, os próprios ditadores começaram a perceber a necessidade da mudança. É tão verdade que alguns foram chamados de traidores da revolução.
2006-11-20 11:16:19
·
answer #7
·
answered by Doutor Satille 5
·
1⤊
1⤋
O povo foi a rua e pediu diretas já e deu resultado.
2006-11-20 11:45:56
·
answer #8
·
answered by siri 4
·
0⤊
1⤋
Na verdade os fatos ocorreram como expôs Leonardo P, os militares tomaram o poder para conter a anarquia que se instalou no país e impedir a implantação do regime ditador vermelho que estava prestes a ocorrer, a população não lutou contra a ditadura, era um ânseio do povo o retorno da paz e da ordem.
Cresci e passei minha adolescência nesta época e posso te afirmar com segurança que foi o melhor período do país, tínhamos segurança, cada cidadão cuidava de sua obrigação e respeitava as instituições. O Brasil era sertão até então, em todos os cantos do país foram construídas rodovias asfaltadas, rede água e esgoto, iluminação elétrica, rede telefônica, organizado os rebanhos com distribuição de reprodutores aos pecuaristas para aprimorar a raça, desenvolvimento da agricultura, construção de escolas ( na minha cidade, quando chovia, os professores mandavam os alunos do grupo escolar correrem para casa, pois a escola podia cair sobre os alunos), expandiram os cursos de segundo grau que só existiam nas grandes cidades, criaram órgãos para desenvolver as regiões mais atrasadas, enfim, o grande desenvolvimento e as grandes obras do país foram os militares que fizeram, senão seríamos um grande sertão até hoje, foi inacreditável a transformação do país neste período.
A ditadura só foi ruim para os agitadores e baderneiros vermelhos. Mesmo depois da implantação da ditadura, nos primeiros anos de 1964 a 1969, os militares tomaram o poder e tentaram colocar ordem no país pacificamente, no entanto, pessoas como Mariguela, Grenhald, Russef, Zé Dirceu, Garcia, Genoíno, acobertados pelo padres vermelhos como Frei Beto, não paravam de praticar atos de terrorismo, com atentados, assaltos, bombas, assassinatos, sequestro, então os militares para conter este terrorismo baixaram o AI5 e passaram a cassar estas pessoas que agitavam e cometiam crimes.Os militares apenas torturaram para conseguir informações e conter a bandalheira praticada por pessoas deste tipo.Os comunistas que não cometiam crimes, que eram intelectuais e apenas propagavam idéias, foram afastados e mandados para o exílio, entre eles, FHC, Jose Serra, Caetano Veloso.
Houve censura porque era necessário para evitar a propagação da agitação. Podíamos votar e escolher nossos representantes para todos os cargos, menos para presidente, governador, prefeitos de grandes cidades, um senador e alguns deputados federais, estes eram eleitos pelo colégio eleitoral, indicado pelo congresso nacional, exatamente, para manter a ordem no país, não era visando tirar nossa liberdade, mas sim preservar a nossa liberdade para o futuro e impedir a implantação do comunismo (ditadura vermelha).
Para a população ordeira, nunca houve retaliação, apenas proteção, nós tinhamos liberdade de falar o que queriamos e expor nossas idéias em público, de nos locomover para onde queríamos e fazer o que queríamos, eles somente coibiam as agitações, badernas e criminalidade, para estas pessoas eles não serviam. O povo tinha respeito pela hierarquia, governo, valores e instituições, por isto cada um cuidava de sua obrigação. Os militares também se preocuparam com o desenvolvimento de todas as regiões e a geração de empregos, davam assistência social para os mais necessitados, mas estes eram poucos, porque o povo trabalhava.
Portanto, estas histórias fantásticas de torturas, assassinatos e perseguições, ocorreu somente em relação a criminosos que tiravam a paz social da população pacífica e colocavam o futuro do país em risco.Tenho saudades deste período, a segurança era total, podíamos dormir com as janelas e portas abertas, que nada acontecia, os bandidos e vagabundos tinham medo dos militares e não se criavam, o povo vivia melhor, gostávamos do país e tínhamos nacionalismo, havia ordem e progresso.
2006-11-20 14:10:52
·
answer #9
·
answered by sues 3
·
0⤊
2⤋
Tive o privilégio de ter vivido e militado contra os terroristas bolchevistas durante esse momento da história recente de nosso país. Foi o povo que pediu em passeatas que o desgoverno Jango tivesse um fim , pois ele já havia condecorado o terrorista e assassino Che Guevara. Os comunistas só aguardavam a hora de poder dar o golpe e "depor" Jango e instalar no Brasil um governo pró soviético, porém os militares se opuseram derrubamdo o" Kerenski" brasileiro ( Jango ) e assumindo o poder em nome do povo. Inconformados com a perda de tão importante oportunidade de assumir o poder e transforma o Brasil em uma grande cuba, os comunistas passaram para a tática de enfrentamento militar, gerando o que foi chamado de revolução. Há uma confusão proposital nesse episódio. 1) Os militares assumiram o poder 2) foram os comunistas que iniciaram uma revolução atacando bases militares e matando civís e soldados. Durante os primeiros cinco anos do período militar o Brasil experimentou grande crescimento, não faltavam empregos nem havia vilência urbana, a não ser a violência causada pelos guerrilheiros, entre eles a Dilma Russef (assaltante de Bancos, assassina) José Dirceu, ( sequestrador assaltante e assassino) José Genoino ( Assaltante, sequestrador, terrorista e delator). Depois do quinto ano no poder, para poder governar ,os militares iniciaram uma perseguição aos terroristas, prendendo-os e eliminando-os em nome do bem e da ordem, afinal era uma guerra e estes eram os soldados inimigos.
Ninguém da população ordeira e operosa foi ferido, a não ser pelas bombas covardementecolocadas pelos terroristas em elevadores, bancos, repartições públicas e transporte coletivo, o que vitimou centenas de pessoas. Essa é a verdade, se você quiser acreditar erm outra versão tenha a certeza que é falsa. A polulação jamais lutou contra o regime militar, só o apoiou.
2006-11-20 11:52:44
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋