English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Graças ao corte adrupto das taxas de juros engendrado pelo banco central, muitos economistas esperam que a economia volte a crescer, ainda que lentamente, a partir do próximo ano.Se essa política é tão boa, porque não é utilizada com mais vigor e freqüência?

2006-11-20 10:58:41 · 3 respostas · perguntado por rosanabillachi 2 em Ciências Sociais Economia

3 respostas

Vamos lá por partes.Uma taxa de juro alta torna o dinheiro mais caro e portanto não promove o investimento, logo não cresce a economia. No entanto, a explicação para uma taxa de juro alta, é fundamentada numa inflação também alta. Ou seja a demanda de produtos é maior do que a oferta dos mesmos, logo os preços sobem, as famílias endividam-se, as empresas fecham porque não têm dinheiro para repor Stokes cada vez mais caros, enfim, uma espiral nada consentânea com o crescimento da economia.
No entanto, para que seja possível a baixa da taxa de juro tem que, previamente, a economia dar sinais de querer recuperar. Sobretudo terá que haver uma estratégia de desenvolvimento que atraia investimentos reprodutivos e fortemente competitivos. Ou seja, a capacidade produtiva tem que mostrar que está a crescer de forma sustentada e apta a acompanhar a demanda reduzindo o processo inflacionista. Sendo assim, estabelecer-á um novo equilíbrio macro econômico impulsionando a economia para taxas de crescimento superiores.
No entanto é preciso ter cuidado para que uma baixa taxa de juro não promova um consumismo exagerado voltado para as importações, logo saindo divisas para ajudar a desenvolver as economias externas e endividando o país!
Há que equilibrar e estimular a capacidade produtiva interna, para que se garanta um crescimento sustentável e assim manter o " dinheiro barato", sem provocar inflação!
E isto não tem sido fácil na economia brasileira.

2006-11-20 11:42:30 · answer #1 · answered by R Campos 5 · 0 0

Não é usada por este motivo, ela não é tão boa assim, alem de não ser interessante para determinados grupos financeiros (Bradesco, Itaú etc.), pois só no ano de 2005, o governo pagou aos bancos de juros R$ 110 bilhões, portanto para determinados grupos não é muito interessante esta redução. O Banco Central vem reduzindo a taxa de juros há uma ano, a tendência é ela estacionar entre 12,5% a 13,5%, mantendo-se ainda como uma das mais altas do mundo, pois na outra ponta da redução tem algo que qualquer governo tem pavor de ter na sua conta, é o retorno de altas taxas de inflação.
Para saber mais:
http://br.geocities.com/sousaraujo/textos/selic.htm

2006-11-20 20:50:42 · answer #2 · answered by comandante 7 · 0 0

snão vai acontecer muita coisa, pois o único motivo de não crescermos é porque arrecadamos muito para pagar dividas e fazer reserva e nada para investimento, e ninguém cresce sem investimento

2006-11-20 19:02:01 · answer #3 · answered by Montilla 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers