English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se uma dondoca começar a comer titica de galinha ou deglutir a própria urina misturada a champanha francesa, sob pretexto de que faz rejuvenescer a pele, no máximo as revistas de futilidades dirão que ela é uma milionária excêntrica que está sempre em dia com a moda, e imediatamente outras dondocas passarão a imitá-la. Mas se um pobre beber seu mijo misturado à cachaça e tirar o gosto com rato frito ou bolinhos de baratas, logo dirão que se trata de um louco. Outra: se um milionário começar a jogar dinheiro pela janela e a se desfazer de seus bens materiais, a família imediatamente o interditará. Mas se um pobre passar a dividir com outros o pouco que mal dá para sua subsistência, seus pares dirão apenas que é um visionário, uma alma santa que ganhará o céu. Mais uma: se a mocinha pobre se apaixonar por um velho tb pobre, seu pai lhe dará uma surra ou a enfiará no hospício. Mas se uma jovem pobre se apaixonar por um velho ricaço, o pai a festejará por sua sensatez. Quem é quem, afinal?

2006-11-20 09:15:45 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

Ainda que não tenha lido o citado livro, pode fazer o seu comentário.

2006-11-20 09:21:54 · update #1

3 respostas

Em "O Alienista", Machado expõe de forma brilhante, com grande comicidade, a construção social da loucura.
Não é o "louco" que diz: "sou louco", mas a sociedade que rotula este ou aquele de "louco".
Machado mostra a relatividade do "ser louco", a partir das idéias insanas de Simão Bacamarte, que no auge de sua "loucura" coloca toda a cidade em um hospício.
A noção de normalidade e patologia mental é sempre relativa, levando-se em conta, obviamente, o bom senso. Isto significa, entre outras coisas, que o "louco" pode não ser tão "louco" quanto se imagina, e o "normal" pode estar à beira da loucura, já que, como diz Caetano em "Vaca profana": "de perto ninguém é normal".

2006-11-21 01:28:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Eu já li esse livro e gostei bastante.
Para mim, loucura é qualquer atitude desnecessária fora do comum que põe em risco a integridade física ou moral do "louco" ou das pessoas à sua volta.

Um abraço!!!

2006-11-20 09:21:51 · answer #2 · answered by Jadre Junior 7 · 0 0

Ia responder sua pergunta mas você complicou tudo.

2006-11-20 09:29:27 · answer #3 · answered by bia 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers