Rio, corrente de água que se desloca de um nível mais elevado até outro mais baixo. A grande maioria dos rios deságua no mar ou em um lago, embora alguns desapareçam porque suas águas se infiltram na terra ou se evaporam na atmosfera.
Na Terra há mais de 1.400 milhões de km3 de água que são continuamente reciclados e transformados pelos oceanos, a atmosfera, a biosfera, os solos e as rochas da geosfera.
O ciclo hidrológico inicia quando a água dos mares e oceanos se evapora até a atmosfera. A água atmosférica retorna à Terra em forma de precipitações de chuva, granizo ou neve. A quantidade de água que chega ao solo depende de vários fatores, porém, em geral, as terras elevadas recebem mais água que as baixas; a maioria dos rios nasce nas montanhas. As plantas, sobretudo as árvores, captam parte das precipitações que voltam a evaporar diretamente, mesmo antes de chegar ao solo. A derrubada das árvores e sua substituição por cultivos (desmatamento) aumenta a velocidade e a quantidade de água de chuva que chega ao terreno, com a conseqüente erosão dos solos e o risco de inundações. Ver Cadeia trófica.
Os rios apresentam três áreas características que modelam a paisagem: a ação erosiva predomina próximo à nascente, na cabeceira do rio; em seu curso médio ocorre o transporte dos materiais arrancados do trecho superior; e em seu curso baixo, esses sedimentos são depositados formando novas terras.
A maioria dos rios não transporta areia suficiente para formar um delta; em vez disso, desembocam no mar através de estuários.
Os rios, e suas planícies de aluvião, estuários e deltas, tiveram um papel central na história, visto que influenciaram na agricultura, no transporte, na indústria, no despejo de dejetos e nos assentamentos humanos. De fato, os rios Tigre e Eufrates transformaram a Mesopotâmia no berço da civilização.
Inicialmente, os rios atraíram a população, pois proporcionavam o abastecimento seguro de água e ricos solos agrícolas. Podia-se viajar pelos rios e explorar novas regiões, ou usá-los para o transporte de produtos.
Os rios são utilizados como escoadouros para os dejetos da agricultura e da indústria. No entanto, todos os rios têm um limite de capacidade de assimilação de águas residuais; se esse limite for ultrapassado, ocorrerá a eutrofização das águas e a ruptura das cadeias tróficas. Ver Contaminação da água.
2006-11-20 05:11:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Um rio é uma corrente natural de água que flui com continuidade. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente.
A maioria dos rios são utilizados para transporte, chamado transporte fluvial. Em seu curso, dependendo do tamanho e volume das águas, e profundidade, navegam navios, barcos, barcaças e outras embarcações menores. Ressalte-se que há rios com corredeiras e quedas d'água que impedem a navegação, bem como há rios navegáveis em apenas parte de seu curso d'água.
A travessia aérea dos rios dá-se por intermédio de pontes, construídas sob os mais diferentes estilos arquitetônicos. Mas na água, a travessia dá-se através de ferry-boats, balsas, jangadas, caíaques e outras pequenas embarcações.
Em rios de baixa profundidade somente é possivel navegação com lanchas com hélices, algumas chamadas de aero-barcos.
O POVO USA O RIO COMO MEIO DE TRANSPORTE PORQUE PELO RIO É MAIS FACIL TRANSPORTAR GENTE E COISAS PESADAS DO QUE POR TERRA
QUANDO NAO TEM ESTRADA, MELHOR USAR O RIO DO QUE FICAR SUBINDO MORRO E DESTRINCHANDO FLORESTA
Com o aumento da população mundial e ocupação desenfreada para industrialização e moradia de terrenos ribeirinhos, surgiu um problema grave no meio ambiente: a poluição fluvial, que pode provocar danos irreversíveis ao rio, provocando a morte e até a extinção por completo de espécies de peixes.
Isso somado à clássica iniciativa nociva de aterrar pântanos e banhados gera a cada temporada de chuvas, nas margens de rios e próximo a elas, o problema da enchente, que desabriga muitas famílias repetitivamente a cada ano.
O POVO SUJA O RIO PORQUE NAO TEM ATERRO SANITARIO , NAO TEM ONDE JOGAR O LIXO OU NAO TEM COMO ARMAZENAR OS DETRITOS CAUSADOS PELA INDUSTRIA, DAI JOGAM TUDO NO RIO PQ O RIO LEVA E ESCONDE A NOJEIRA DELES
O rio é além de tudo, fonte de alimento, por conta dos peixes, camaroes e outros que podem ser pescados. PORQUE O POVO TEM QUE COMER PRA ISSO QUE PESCA
e tambem o rio é fonte de agua limpa pra que a gente possa tratar e usar no dia a dia
PORQUE O QUE VOCE FAZ NO VASO SANITARIO PRECISA DE DESCARGA E SEM AGUA NEM VOCE IRIA AGUENTAR
respondido?
2006-11-20 04:34:36
·
answer #2
·
answered by Turmoil 4
·
0⤊
1⤋
pra ser alojamento de traficantes principalmente se ele vir antes de fevereiro....
2006-11-20 04:34:03
·
answer #3
·
answered by Ken 2
·
0⤊
1⤋
para nadar trazer energia elétrica,,,,para beber água etc..............
2006-11-20 04:33:26
·
answer #4
·
answered by †† мเร†เ¢ ω๏ℓƒ †† 3
·
0⤊
1⤋
Para que servem as suas veias e artérias? Os rios fazem a mesma coisa com relação à terra.
Eles distribuem a água, mantém os solos úmidos, irrigam, realizam o equilíbrio térmico, etc.
CURIOSIDADE: Desde que os rios começaram a ser estudados, o nível médio de todos eles está diminuindo, ou seja, com o atual andar da carruagem, daqui há algum tempo muitos rios secarão por completo, como o que já ocorre no sertão nordestino
2006-11-20 04:30:38
·
answer #5
·
answered by Escatopholes 7
·
0⤊
1⤋
mil e uma utilidades> vc bbe agua do rio > toma banho , agua do rio, ta vivo agua do rio
2006-11-20 04:30:29
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Para ser contaminado e poluído.
O "por que?" eu não sei...
2006-11-20 04:27:11
·
answer #7
·
answered by Jos2010 6
·
0⤊
1⤋
Para diversas coisas! Captação de água, lazer, regulação térmica, potencial elétrico, fonte de alimentos...
2006-11-20 04:19:25
·
answer #8
·
answered by Thiago D 3
·
0⤊
1⤋