English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O regime socialista uma linda ideologia e não prega a ditadura e repressão. Mas, todos os países q adotaram o regime se tendenciaram pela repressão e limitação da liberdade do pensamento. Por que o verdadeiro socialismo ainda não existiu, ainda continua utópico? O que deu errado? China. Coreia, Cuba, URSS... pq a verdadeira essência do socialismo não se concretizou nessas nações?

2006-11-20 03:54:16 · 11 respostas · perguntado por Bella 4 em Artes e Humanidades História

11 respostas

Acho que o motivo é o egoismo humano. Ninguém quer abrir mão de sua riqueza em prol de outras pessoas.Se uma pessoa tem duas casas. Numa ela mora e a outra está fechada, para ser usada de vez em quando. Para levar eventual amante. Essa pessoa não abre mão de sua casa extra para uma família que esteja ao relento. Ela resiste, protesta. É preciso tirar a força, aí é que entra a repressão, a falta de liberdade. Se as pessoas fossem realmente cristãs e amassem seu próximo, o socialismo existiria sem revolução, nem repressão. É mais ou menos isto.

2006-11-20 04:08:10 · answer #1 · answered by Marília de Dirceu 7 · 2 1

Como você citou a URSS, China e outros , devo esclarecer que nestes países o socialismo marxista pregava a ditadura do proletariado através do partido único e a repressão a qualquer manifestação pequeno burguesa , o que abre um leque enorme de repressão , ficando a caracterização destas manifestações a cargo de burocratas do partido. Conceberam-se outras formas ambíguas de Socialismo democráticos como em alguns países Europeus , as chamadas Sociais democracias , onde a exemplo do Brasil , são economias capitalistas , baseadas na iniciativa privada, e no direito a propriedade , porém com um alto grau de intervenção do Estado , visando a propiciar o chamado estado do bem estar social. Porém mesmo nestes países a vaca também está indo para o brejo , pela baixa competitividade e pelo gigantismo das funções do Estado. O que chamam de essência do Socialismo , é muito mais propício a se conseguir em uma Sociedade liberal democrática. Aliás aconselho a que você leia Capialismo e Liberdade de Milton Friedmam .

2006-11-20 04:44:54 · answer #2 · answered by Claret. 6 · 2 0

Olá !

Gostei da sua pergunta !

Esse é o fator político mais importante do mundo moderno.

Gostaria de salientar que existe um país aonde o socialismo é uma realidade invejável, chama-se França !

Socialismo democrata !

Democracia em países influenciados diretamente pela economia americana e principalmente em desenvolvimento, são vitimados pela força desigual do poder econômico, servindo apenas como instrumento do capitalismo selvagem em que ao adotarem de maneira absoluta as regras da suposta liberdade da democracia, passam por cima dos menos afortunados como tratores de esteira, determinam o destino de nações inteiras para a manutenção das suas próprias regalias.

2006-11-20 04:07:13 · answer #3 · answered by Paul Zèp. 4 · 2 0

Simples, o socialismo é uma boa política pra quem não possui nenhum bem material, ou possui o necessário para sobreviver. A maioria dos integrantes de uma sociedade não desejaria abrir mão do que possui por uma sociedade mais igualitária. Dessa forma, o socialismo, se colocado em discussão cai por terra, ou seja, não existe outra forma de implantar o socialismo em uma nação se não pelo autoritarismo e imposição.

2006-11-20 05:15:49 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Porque o Socialismo como você o descreve é uma ideologia intelectual ufanista e utópica que permite ilações incríveis sobre o mundo perfeito que seria se todos fossem iguais. A ordem de dividir o que se tem com quem precisa fica bonitinha no papel e nos debates regados a chopp em botequins freqüentados pela inteligentzia local. Toda cidade tem seus grupelhos discutindo os rumos da humanidade.

Mas a verdade cruel é que não está na alma das pessoas dividir tudo o que se tem. Ninguém gosta que lhe digam o que fazer. Como a Economia é desprovida de orientação ideológica, trata apenas de números, produção, e etc, quando implanta-se um regime que desconhece a teoria de escassez, para ver se a coisa dá certo começam a dizer quem tem que plantar o quê, onde tem que plantar, quem tem que morar onde e com quantas famílias, e assim por diante. A Economia em vez de ser ditada pelas regras do mercado e da livre iniciativa para a ser um programa centralizado de ação governamental. Aí, óbvio, tem que ser na marra senão ninguém obedece. Acaba aí a democracia (governo pelo povo) e passamos a ter uma ditadura.

E quem não sem lembra das filas nos países da URSS para comprar sapatos e etc? Das limitações impostas na China para a quantidade de filhos que um casal poderia ter?

Em todos os países citados as pessoas tentam fugir, escapar de um jeito ou de outro. Não conheço registros de gente nadando de Miami até Cuba para viver no Eldorado Socialista Latino Americano. Muuuito pelo contrário.

Agora, existem países que implantaram regimes de governo republicanos ou monárquicos, baseados no parlamentarismo, apoiados em forte Constituição que garante direitos de liberdade a todos e que tem em suas práticas governamentais um viés socialista. O foco na distribuição inteligente de renda, no acesso de todos às escolas, à segurança, aos serviços médicos de qualidade, à alimentação, etc.

A coisa funciona. É só não querer dizer que no meu quarto e sala vão ter que morar mais duas famílias. Aí eu brigo!

2006-11-20 04:17:50 · answer #5 · answered by Ricardo 6 · 1 0

Não prega? e o que é o controle da impressa? da forma de expressão? das economias privadas? Todas as formas parte da premissa que o governo é quem sabe distribuir. E para isto ele precisa controlar tudo. Se tem que controlar como não ser ditatorial???

2006-11-20 04:04:35 · answer #6 · answered by Blue Guy 3 · 2 1

Oi Peter, Nâo. E é claro que você tem razão. O mais engraçado é ler o que determinados discipulos escrevem fazendo-se de desentendidos ... precisam de oleo de peroba...hehehe Um abraço,

2016-12-17 13:09:51 · answer #7 · answered by kleid 3 · 0 0

Olha colega, sinceramente, acho que vc não conhece o marxismo. A doutrina do senhor Karl Marx é sim antidemocrática, autoritária e violenta em essência. Fundamenta-se no antagonismo de classes, prega a tomada do poder pela via violenta e a instauração da "Ditadura do Proletariado" com o aparelhamento do Estado a favor dos interesses de um só partido. Todos os regimes que despontaram como realidade política dessa doutrina são exatamente tiranias de classe. Não há no marxismo nenhum compromisso com a democracia e as liberdades individuais do ser humano. Não se tem no "Socialismo" nenhuma perspectiva de tranqüilidade fora dos ditames do partido que detêm o monopólio do poder e que o exerce por meio da violência pura e simples, não tenha ilusões.
O "Socialismo" não fracassou por que foi uma tentativa mal-sucedida, o "Socialismo" é exatamente aquilo que vc viu na Rússia, e nos países do leste europeu. É o que se tem ainda hoje na China com seus massacres da Praça Tiananmem, em Cuba com seus prisioneiros políticos trabalhando como escravos cortando cana nos campos de reeducação o dia inteiro, ou mesmo na Coréia do Norte onde camponeses morrem de fome mas na mesa do "Grande Líder" Kin Jong Il, que nunca plantou um único pé de arroz, come-se do bom e do melhor. Isso é o "Socialismo" e não é utopia, é realidade, é o aqui e o agora em sua "essência" sendo realizada na prática e na vida de milhões de pessoas sendo tratadas como material descartável.
Todos os países europeus desenvolvidos que construíram políticas de proteção e valorização do trabalhador, como Inglaterra e França, nada tiveram ou têm a ver com a doutrina marxista; nesses países o respeito às liberdades individuais, o compromisso com a pluralidade partidária e as eleições livres possiblitaram a conquista do que se chama "Social-Democracia," algo totalmente distinto do "Socialismo" de Marx.
Por isso não tenha dúvida, ou você escolhe o Socialismo ou escolhe a liberdade e a democracia. Eu fico com esses dois últimos, não é o ideal, mas é o que se tem de melhor até o momento.

Um abraço,

Clayton.

2006-11-27 13:51:12 · answer #8 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 0

Prega sim, pois o período de transição até o comunismo é a ditadura do proletariado, assim eles entendem que o conceito de democracia não é o burguês, mas sim o domínio do povo, representado lógico, pelos dirigentes....

2006-11-20 04:22:58 · answer #9 · answered by Advicer 7 · 0 0

A CORINTHIA E PAUL TE RESPONDERAM BEM DISPENSAM MEU COMENTARIO

2006-11-20 04:16:15 · answer #10 · answered by barbara_barbarelabarbie 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers