Oi,
Rio Janeirices
Você sabia que o estado do RJ também tem Folclore?
Rio de Janeirices, espetáculo musical para crianças e adultos sobre o Folclore do estado do Rio de Janeiro.
CIRANDAS DE PARATY – Baile popular que acontece na vila de pescadores de Tarituba, distrito de Paraty. Dança onde os homens sapateiam com tamancos de madeira e as mulheres rodopiam com suas saias rodadas. As cirandas são compostas de um conjunto de danças: “Chiba Cateretê”, “Flore do Mar”, Caranguejo”, “Ciranda” e “Tontinha”.
CANTIGAS E ESTÃRIAS – Nesta parte o público relembra cantigas e brincadeiras infantis, tais como “Se Esta Rua Fosse Minha”, “Sapo Jururu”, “Na Beira do rio”, etc.. Sempre acompanhado de flauta, violão e instrumentos de percurssão. Este quadro ainda tem a estória do mito popular em todo Brasil: “O Lobisomem”.
JONGO CAXAMBà – Dança de terreiro de origem negra, dança de versos e atabaques, de, ginga e requebrados. Esta dança acontece no morro de serrinha, na cidade do Rio de Janeiro e em Santo Antônio de Pádua, em nosso estado.
BOI PINTADINHO E MINEIRO PAU – Brincadeira do Boi do estado do Rio de Janeiro, que traz personagens e bonecos como: O toureiro, a mulinha, “Mariquita” (Uma mulheronad e 3 metros de altura) , Jaguará (com cabeça de cavalo e corpo de gente) e, é claro, o BOI. Este quadro vem acompanhado do “Mineiro Pau”, dança de bastões, com lindas variações rÃtmicas e coreográficas. O acompanhamento musical do quadro acontece com 2 cantadores, bumbo, pandeiro, tarol, viola de dez cordas e violão.
LEMBRANÃA DE CARNAVAIS – A história do carnaval carioca desde o século passado. O “Entrudo”, “Zé Pereira”, “Maxixe”, “O Abre Alas”, e outras marchinhas e sambas que animam o carnaval. Figuras tradicionais, como o bate bolam a melindrosa, o pierrot e a colombina, aparecem com muita brincadeira, confete e serpentina, contando a estória do carnaval até chegar à s escolas de samba, com passistas, porta-bandeira, mestre-sala e bateria.
Um abraço
2006-11-20 11:34:28
·
answer #3
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋