English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Agora, no final do ano estarei me formando em direito, logo vou me tornar advogada... meu pai, que é advogado, ano passado já comprou duas salas extras e já montou meu escritório junto com ele. Acontece que nós nunca tivemos uma relação muito boa, discutimos muito, ele é cabeça dura e eu muito franca. Eu não aceito as bobagens que ele fala, e isso o irrita. Ele não parece que confia muito em mim, nunca me dei apoio, nuna disse: "como você fez isso direitinho minha filha, meus parábens!". E agora ele vem com essa de trabalhar juntos.
Será que isso vai dar certo? o que eu tenho a perder se não der, vamos piorar nossa relação? devo continuar falando a ele cada coisa que eu não concordar, ou devo me calar e deixar ele pensar que tem a razão?

2006-11-20 02:31:36 · 20 respostas · perguntado por - Jana S. - 6 em Ciências Sociais Psicologia

20 respostas

É, conviver é uma arte, situação difícil a sua. Mas não desanime.
Como vc disse que é franca, chegou a hora de ser franca com vc mesma. Se vc acha sinceramente que essa parceria tem um mínimo de chance de dar certo, aposte! Derepente é a oportunidade de vcs se acertarem e quem sabe além de pai e filha e parceiros de trabalho se tornam amigos? Mas ser amigo é aceitar o outro como ele é. Vc vai ter que exercitar muito sua paciência. Pais acham que sabem tudo, que apenas ensinam. Alguns não admitem aprenderem com os filhos. È muito bom ser franca. Mas o segredo é saber quando é melhor falar ou calar. Algumas coisas não mudam mesmo, e se nãio prejudicam ninguém deixe como está. As pessoas só mudam quando querem mudar. E se vc quer conviver bem com elas faça ouvido de mercador. E olha, trabalhar com o pai, por mais difícil que seja seu gênio, é previlégio para poucos. È melhor tentar do que se arrepender de não ter tentado.Tente, vc pode se surprender. Não pense que trabalhar com um estranho vai ser muito diferente não. E como não dá pra escolher com quem queremos trabalhar...vc vai encontrar de tudo. Até chefes mais difíceis que seu pai.
Do fundo do coração: Boa Sorte!!!

2006-11-20 02:45:30 · answer #1 · answered by Alda Andrade 2 · 1 0

acho que vc deve ser autentica e quando não concordar com algo seja objetiva e diga a ele. se ele quer que trabalhem juntos e já te conhecendo é natural que saiba que isto vai acontecer. procure viver em harmonia. se você realmente for uma boa advogada, saberá contornar essa discordância, sem se omitir das críticas, mas sem criar um clima de atrito. este será teu grande teste. se conseguir o equilíbrio, com certeza será uma ótima advogada. está na hora de mostrar que aprendeu a fazer"direito". brincadeirinha.
reflita bastante e aproveite. confio em você.
um grande abraço e um beijinho carinhoso. ete.

2006-11-20 15:18:57 · answer #2 · answered by ete 5 · 1 0

Oi Jana,
Como é difícil a arte da convivência, né? Ainda mais para pessoas com temperamentos fortes. Me vi na mesma situação que a sua há uns anos atrás, mas não com meu pai e sim com meu marido. Como era difícil concordarmos em certos assuntos. Era sempre um querendo impôr sua opinião ao outro, ou achando que só o nosso ponto de vista era o correto. Nos magoamos muito até eu conseguir enxergar o óbvio, que mesmo não pensando igual a ele eu o amava muito, e que não adiantava ficar chateada. Aprendi que as opiniões dele, embora diferentes das minhas, não eram necessariamente incorretas. Só eram diferentes. Como é difícil a gente aceitar as diferenças. Pelo amor, aprendi a ser menos orgulhosa. Isso não significa se anular, apenas saber o momento correto de se calar e quem sabe também aprender um pouco com o outro.
Tenho certeza que seu pai e você, com todas as diferenças possíveis, se amam de verdade. Algumas pessoas têm maneiras muito próprias de demonstrarem seu amor. Acho que o seu pai, à sua maneira, está dizendo que te ama e que quer você ao seu lado.
Porque não tentar? Se não der certo, você poderá mudar e seguir independente.
De qualquer forma, muita sorte pra você!

2006-11-20 11:20:53 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Jana vejo que estás com um grande oportunidade de melhorar seu relacionamento com seu pai e tornar-se uma grande profissional.
Esse lado turrão que seu pai tem, não quer dizer que não lhe ama e não quer o melhor para você, veja que o fato de montar o escritório e te convidar ( entre aspas) para trabalhar com elê mostra que quer te ajudar. Estou quase certo que o plano dele é te preparar para em futuro próximo assumir toda a organização, até porque isto é natural.
Abra seu coração, tire o pensamento negativo de que vai dar errado, pense na experiência que você pode aprender com ele, acredito que ele deva ser um advogado de sucesso, logo isso não é de graça, certamente tem muito conhecimento, para te passar.
Advogar não é tão simples como parece, é um negócio que precisa ser trabalhado com muita habilidade, conhecer leis, não é tudo, precisa acima de tudo ser vendedor, conhecer as ¨nuances da profissão¨os ¨macetes¨, ter influência, tudo isso conta , para se ter sucesso.
Começe com ele e aos poucos voce ganhará espaço no mercado, conquistarás a confiança dele e do mercado, a sua independencia virá naturalmente.
Assuma o negócio com comprometimento, que vai dar certo, se por ventura der errado, você não perde nada, o risco é todo dele, mas não tenha dúvida que elê já pensou nisso.
Meus parabéns e boa sorte.

2006-11-20 11:08:19 · answer #4 · answered by vitorbrasilsp 4 · 1 0

O seu pai pode nunca ter lhe elogiada, mas o fato de ele querer que vc trabalhe junto com ele, evidencia que confia em vc, pois ele não colocaria a sua reputação em jogo.
Você deve aceitar e agradecer ao seu pai, o seu gesto, fazendo tudo para não
decepcioná-lo.
Para um advogado ou advogada em início de carreira é fundamental trabalhar com
alguém com banca já consagrada.
Para finalizar, tenha em mente que da discussão nasce a razão.

2006-11-20 10:57:04 · answer #5 · answered by nelnufer 4 · 1 0

Oi Jana, primeiramente que bom que já vai se formar, ainda mas sem o apoio de seu Pai , foi uma luta que você conseguiu sozinha e conseguiu almejar , felicidades.Na minha opinião acho que você devia tentar trabalhar junto com seu pai, assim daria uma oportunidade a relação de vocês, se mesmo assim continuarem brigando , você já ia tendo pelo menos alguns clientes , e assim já procura-va um escritorio para você sozinha.
Seja qual for sua decisão felicidades ok. espero ter te ajudado.

2006-11-20 10:53:28 · answer #6 · answered by Vera 2 · 1 0

Hoje em dia no mercado de trabalho é cada vez mais difícil achar alguém para nos ensinar...
Com seu pai você não terá esse problema... terá um pessoa para te ensinar e te ajudar nesse começo tão difícil que é o ramos de direito!
Aproveita essa chance....
Muitos adorariam estar no seu lugar!
OBS: Chefes "chatos" você vai encontrar em qualquer lugar que você vá trabalhar!

2006-11-20 10:49:41 · answer #7 · answered by Angélica 2 · 1 0

Se seu pai é assim é porque é o feitio dele.Não ligue.Parece-me que ele já deu provas suficientes que gosta muito de sí.Pagou-lhe os estudos,montou-lhe um consultório etc e acha que isso não é uma prova evidente de amor paternal?
Claro que é .Faça um esforço para o entender e para se entender com ele.Você tambem tem o seu feitio e tem dificuldade em mudar.se assim não fosse não discutia com seu pai quando discorda dele.Tentem entender-se.Tenham uma conversa de filha para pai,e vai ver que tudo se vai encaminhando para a normalidade possível e para melhor.

2006-11-20 10:46:30 · answer #8 · answered by Costa 7 · 1 0

Vai dar certo e muito certo!
As divergências profissionais são crescimentos.
No escritório serão apenas dois profissionais da área a trabalhar.
Nada tem a ver o laço parentesco.

2006-11-20 10:45:47 · answer #9 · answered by Rebasq 4 · 1 0

S eduas pessoas não se dão bem, por vezes o melhor é mesmo nunca haver muita proximidade e assim podem ser simpaticas uma para a outra, visto que não têm de se ver a toda a hora... Mas o seu pai deve ficar realmente muito chateado, agora que ja tem o seu escritorio montado, e se você não aceitar trabalahr com ele... è muito complicado... Procure faslar com ele e diga-lhe mesmo isso: "Pai, nós discutimos tanto, será que trabalhar juntos não vai piorar isso ainda mais?"

2006-11-20 10:44:36 · answer #10 · answered by Mariana V 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers