DEPENDE DO TAMANHO DA OBRA E DO QUE VOCÊ PRETENDE.
Com uma obra grande, o ideal é contratar todos eles, ou uma construtora que vai afinal de contas, contratar todos eles, só que se responsabilizará por tudo, e não você ficar cuidando de tudo.
Sua "obrigação" principal é a de fornecer os dados do projeto e pagar as faturas e a mão de obra direitinho, que o resto a construtora faz. Desde que tudo com o combinado entre vocês, é claro.
SOU ARQUITETO E DONO DE MARCENARIA
. Faço um pouco de tudo, mas é como lhe digo. Depende do tamanho da obra. Para construir uma garagem, (moro em sobrado) reforçar o muro do vizinho, pois meu terreno é mais baixo, pintar, mudar muro e algumas coisinhas, não precisa de licença nenhuma da prefeitura. Eu fui, por desencargo de consciência, SEM ME IDENTIFICAR COMO ARQUITETO, o fiscal passou lá, mas sem problemas, para ver se eu estava construindo o que realmente havia declarado. Com qualquer um se daria o mesmo. SEM PROBLEMAS E SEM BUROCRACIA.
A mão de obra de dois pedreiros resolveu.
Já, uma obra grande pode precisar de todos. Uma casa de praia, na encosta de um morro, num padrão de bom nível, vai precisar de um arquiteto para fazer um BOM PROJETO. (nesses casos engenheiro não serve - é mais limitado para isso) um bom engenheiro calculista, para calcular a ferragem das plantas, etc. Um decorador depois da obra acabada (pode ser o arquiteto também, se for decorador também - curioso não adianta) que vai te acompanhar nas visitas às lojas, escolher cores, tecidos, estofados, quadros, metais, etc... Precisa ter tempo para isso. Ficar um dia inteiro atrás de um pequeno detalhe, mas que vai dar um grande efeito visual ao projeto.
(SEM SER DECORADOR BURRO E FRESCO, DESSES QUE NÃO CONHECEM MUITO, MAS SABEM MAIS QUE O CLIENTE, A PONTO DE MANIPULÁ-LO - )(o burrão geralmente é arrogante e trabalha em cima da VAIDADE e insegurança do cliente) - porque nisso ele é bom) (Comunicação Visual tem regras e parâmetros lógicos, ainda que gosto tenha componentes culturais e de vida pessoal - mas são parâmetros calcados na física, na ótica, na biologia, como o emprego de cores, Teoria da Gestalt, Psicologia das Formas, Ergonomia, etc. sem amadorismos) (Harmonia e Equilíbrio são pura Física aplicada ao conceito visual.
Fazer um arranjo com quadros na parede é estudar seus tamanhos, massas, ângulos, somatória de forças, resultantes de um conjunto de partículas, da mesma forma se faria na Física, mesmo que o façamos intuitivamente. Nosso cérebro, inconsciente, vive calculando tudo. Nós é que não nos damos conta. Se eu jogo uma bola para você, seu cérebro calcula a distancia em que estamos, a velocidade da bola, o tempo que ela levará para vir de mim até você, sua posição no espaço, em que posição vai ter que colocar sua mão para apanhar a bola depois de "tantos segundos". Você não tem noção consciente dos cálculos. Ninguém tem, mas é assim que seu cérebro age, você acredite ou não.
Intuitivamente seu cérebro "sabe" que aquele arranjo de formas está matematicamente equilibrado, mesmo que não saiba conscientemente o porque . O Equilibrio é que te dá essa sensação de BELEZA. (Seu cérebro solta as endorifnas, (do prazer) quando você aprecia essas relações de equilíbrio)
Um "cara" bom de Física, Geometria e Matemática, ainda que trabalhe de forma intuitiva, tem mais chances de fazer um bom trabalho decorativo que o "só intuitivo". (as cores, texturas e formas possuem peso ou sensação de peso psicológico, e podem ser calculadas matematicamente ou intuitivamente)
Já o Mestre de Obras, é o Grande responsável pelo andamento dos trabalhos, já que o Arquiteto, o Engenheiro e o Decorador não podem ficar o dia inteiro fiscalizando cada prego e tijolo que o pedreiro coloca. É ele o "sargentão" que dirige a obra em conformidade com as plantas. Se o "cara" erra o que está no desenho, depois ter que derrubar e desmanchar, é prejuízo para todos. Tempo perdido, material e dinheiro. O Mestre tem que ser bom, honesto, assumir os prejuízos referentes à sua responsabilidade se houverem, porque erros na construção Civil é o que nunca falta.
De resto, você precisa analisar sua Obra. Cada caso é um caso. Eu te dei mais ou menos um apanhado geral, resumidíssimo para suprir conhecimento, mas extenso para o Yahoo Respostas.
O Resto, você vai ter que aprender perguntando muito e pesquisando.
Boa Sorte.
2006-11-20 02:35:39
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋