O mercúrio é o único metal lÃquido conhecido - Você vai encontrá-lo em ligas como o amálgama, para uso odontológico.
O mercúrio é um metal lÃquido, cuja evaporação ocorre a partir de -12° Celsus, sendo que temperaturas por volta de 20° C, em locais com pouca ventilação, fazem com que o mercúrio – que é um elemento altamente volátil – tenha uma pressão de vapor suficiente para produzir altas concentrações de mercúrio no ar;
a principal via de penetração no organismo é a respiratória, sendo que 80% do mercúrio inalado é retido no organismo;
O mercúrio no sangue é rapidamente oxidado para Hg2+, um Ãon que se fixa nas proteÃnas e, através da corrente sanguÃnea, deposita-se em vários órgãos como o rim, o fÃgado, os testÃculos, a tireóide, as membranas do trato intestinal, as glândulas salivares, a medula óssea e o baço. Corno permanece na forma metálica por um espaço de tempo, ele consegue atravessar a barreira hemato-encefálica e alojar-se no Sistema Nervoso Central. Consegue também atravessar a barreira placentária atingindo o embrião/feto.
2006-11-20 07:13:55
·
answer #2
·
answered by Paulo G 5
·
0⤊
0⤋
Acrescento uma nota importante. O mercúrio é uma substância perigosa para a saúde. Seu vapor é muito tóxico e pode deixar seqüelas graves!!! Também não se deve entrar em contato com a pele pois causa irritação.
Antes de lidar com qualquer substância desconhecida, procure informações em fontes seguras, de preferência peça auxílio a alguém que já tenha experiência.
A comunidade do Y!R que me perdoe, mas não aconselho você a confiar somente no que ler aqui, procure também outras referências mais seguras.
.
2006-11-20 06:39:17
·
answer #3
·
answered by Andrzej 2
·
0⤊
0⤋
O mercúrio (em homenagem ao planeta Mercúrio. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida) é um elemento químico, símbolo Hg, número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 uma. À temperatura ambiente, o mercúrio encontra-se no estado líquido.
Devo acrescentar que este metal é o unico que pode ser encontrado no estado liquido.
Pertence ao grupo 2B (metais de transição), família do zinco, na tabela periódica. Sua temperatura de fusão é -38,87º C e entra em ebulição a 356,9ºC.
Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais pesados que o ar. É um produto perigoso quando inalado , ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias. É incompatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros metais.
Os elementos de transição ou metais de transição são definidos quimicamente da seguinte maneira:
Elementos que formam, ao menos, um ião que tenha uma orbital d incompleta com electrões.
Os lantanídios e actinídios , que são aqueles que apresentam, ao menos, uma orbital f incompleta, também são considerados de transição.
Destes elementos, aqueles que se encontram no bloco d são chamados de elementos de transição externa , ou mais freqentemente, de elementos de transição , e os do bloco f de elementos de transição interna.
Portanto, os elementos de transição são os do bloco d e os do bloco f, e estão situados na tabela periódica entre os elementos do bloco s e os elementos do bloco p, porém com algumas excepções.
As vezes são empregadas outras definições menos restrictivas, já que a intenção é agrupar os elementos segundo as suas propriedades físicas e químicas, variando conforme a classificação adoptada, além disso, alguns textos consideram elementos de transição apenas aqueles que pertencem ao bloco d
Elementos de transição externa ( ou somente elementos de transição ):
Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre.
Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata.
Terceira série de transição: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Elementos de transição interna:
Lantanídios: São os elementos que vão desde o número atômico 57 até ao 71 ( o escândio e o ítrio apresentam propriedades semelhantes a dos lantanídeos e, portanto, são estudados em conjunto ).
Actínídios: São os elementos que vão desde o número atômico 89 até ao 103.
As propriedades químicas de um elemento dependem em grande parte de como estão situados os seus electrões nos níveis de energia mais externos. Por isso, os elementos de transição apresentam certa semelhança entre si, ainda que se diferenciem dos lantanídeos e actinídeos.
Precauções
O mercúrio é transportado no estado líquido, código do A.D.R.: 8,66,c. Deve ser armazenado em locais frios, secos, bem ventilados, protegido da radiação solar e de fontes de calor e ignição. Deve estar fora do contato de ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco e cloro. Deve ser guardado em recipientes resistentes a corrosão e fechados hermeticamente. Pode ser armazenado em recipientes de aço inoxidável, plásticos, vidro e porcelana. Deve ser evitado armazená-lo em recipientes de chumbo, alumínio, cobre, estanho e zinco.
O mercúrio armazenado deve estar etiquetado com as frases R: R 23 ("Tóxico por inalação") e R 33 ("Perigo de efeitos acumulativos"). Também deve conter as frases S: S 1/2 ("Conserve sob chave e manter fora do alcance de crianças"), S 7 ("Manter o recipiente bem lacrado") e S 45 ("Em caso de acidente ou mal-estar, chame imediatamente o médico (se possível mostre-lhe a etiqueta)").
2006-11-20 07:48:29
·
answer #4
·
answered by ava 2
·
0⤊
1⤋