Aristóteles definia o homem como animal racional, ou seja, dentre os animais existentes no Mundo Natural, do qual o homem também faz parte, somente o homem é capaz de raciocinar, de fazer uso da razão.
A afirmação aristotélica diz respeito a teoria do conhecimento, que, desde Platão, justificava o bem ou o mal por meio do conhecimento ou desconhecimento humano.
O mal, para Aristóteles, é sobretudo ignorância, a virtude, por sua vez, é o conhecimento. Assim sendo, o homem poderia ser bom por meio do conhecimento da bondade, ser justo pelo conhecimento da justiça, e assim por diante.
2006-11-21 07:22:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque somos os únicos animais que temos consciência de nós mesmos.Á questão é se essas qualidades morais podem ser adquiridas, ou elas já estão "pré configuradas", na essência do ser.
2006-11-19 16:53:59
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Com essa frase, Aristóteles distingue o animal homem dos demais animais. Para ele, somente o homem "tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais".
2006-11-19 22:52:19
·
answer #3
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
Pensamos que sempre sabemos mais que as outras pessoas, que estamos com a razão mesmo sabendo que muitas vezes agimos incorretamente.
2006-11-19 21:00:17
·
answer #4
·
answered by Nilde M 3
·
0⤊
0⤋
Ela está bem nítida:
O que diferencia um ser humano do outro é a ética do bem e do mal, o homem justo do homem injusto e outras qualidades morais entre os homens.
2006-11-19 20:53:13
·
answer #5
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Minha amiga apesar de que Aristóteles querer dizer com estes argumentos que o ser humano é diferenciado dos demais por possuir estes argumentos eu não concordo, pelo simples fato que quando ele se refere a características ele esta falando de Caráter e caráter todos os elementos físicos, mentais e espirituais tem porque é nele o caráter que todos os planos existências incidem para se alterar ou modificar este caráter.
Mas quando ele fala de sentimentos entre o bem e o mal, ele esta completamente equivocado porque não se tem um sentimento em relação ao bem e ao mal e sim um sentido de percepção entre estas duas qualidades ou será que você copiou a frase errada, mas em todo o caso quero lhe assegurar também, porque isto esta errado em ser um sentimento é porque um sentimento ate os animais possuem iguais ao ser humano e o que se diferencia é justamente os outros seres não possuírem sentidos, mas não confunda sentidos com audição, tato, paladar e outros, mas sentidos de discernimentos das percepções existentes em um ser humano de raciocinar e inteligência. Outro detalhe não existe qualidades morais e sim valores morais, porque o plano das virtudes é constituído ou formado por três períodos que são qualidades, harmonia e amor. Desculpe-me porque minha intenção não é corrigi-la e sim só levar uma visão correta dos argumentos. Outro detalhe você deve ter percebido que escrevi que o bem e o mal são qualidades e não sentimentos ou valores, porque eles pertencem ao plano das qualidades. Espero que tenhas uma mente flexível para perceber os argumentos que escrevi e mesmos os grandes filósofos também se enganam nas formações dos planos existentes, mas também temos que admitir que às vezes são os que interpretam ou escrevem frases erradas do que eles filósofos quiseram dizer realmente, mas meu julgamento é só perante esta frase que não sei se ele Aristóteles escreveu ou se foi alguém interpretou errado, mas do modo que ela a frase esta escrita esta completamente equivocada nas suas percepções de discernimentos entre as diferenças dos seres existentes. Qualquer duvida sempre estarei à disposição, porque sou realmente filosofo e não assumo todos os argumentos escritos ou ditos como verdades absolutas, por ser um estudioso profundo nas composições dos planos existenciais no Universo e no ser humano.
Um abraço
2006-11-19 19:04:50
·
answer #6
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
Só o Homem tem Consciência.
2006-11-19 17:46:39
·
answer #7
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋
eu acho que isso é frase de cara que precisa dizer alguma coisa pra que a gente que é , 'simples', fique achando isso ou aquilo...
pra mim o cachorro precisa latir pra viver;
o canguru precisa pular pra viver;
a homem precisa falar pra viver...
entendi que ele fez a gente pensar um pouco mais...
pelo fato de pensarmos tanto acabamos como estamos.
o planeta nessa situação,"super desenvolvido"
grande m.e.r.d.a.
como diz a Rita Le: tudo vira *****! tudo vira *****!
eu acho que a principal característica do homem é, pensar tanto, que até chega a denconfiar que Deus não existe.
pra tá do jeito que tá,eu acho que seria melhor ser como os pombinhos,que voam naturalmente!
tchau!
2006-11-19 17:12:15
·
answer #8
·
answered by francisco98765432 4
·
0⤊
0⤋
Sendo esta a redação original, Aristóteles disse que as características capazes de diferenciar a individualidade do ser humano são o senso de justiça, a distinção do caráter moral e a capacidade de discernimento entre as intenções benéficas e maléficas.
2006-11-19 17:11:26
·
answer #9
·
answered by Willian - O Barão de Barcelos א 7
·
0⤊
0⤋
Acredito que ele queria dizer que os homens, em comparação com os animais, irracionais, tem o poder de julgamento e escolha. Enquanto os animais agem somente por instinto, o homem age de forma pensada e calculada.
2006-11-19 17:04:28
·
answer #10
·
answered by Nasthenka 2
·
0⤊
0⤋