A Bíblia foi impressa pela primeira vez por Guttemberg, quando o próprio inventou a imprensa. Foi o primeiro livro impresso no Mundo. Foi a primeira vez em que foi editada.
Antes disso, ela era escrita manualmente, e só o Clero tinha acesso. Lutero foi um dos primeiros a traduzir a Bíblia para o alemão e dar acesso a todos os fieis que rezavam em latim sem saber o que estavam fazendo. Isso deu excomunhão, divisões do estado, um pau da porr.a na época, não só por causa da tradução, é claro. Mais pelas lutas de poder dentro da igreja.
Já, a quem interessava a forma com que foi editada, difícil saber todos os nomes, pois os donos do poder, de lá para cá, foram muitos, em quase 2.000 anos. Quando o pilantra do Imperador Constantino resolveu "abraçar" a fé Católica e criou a Igreja Católica Apostólica Romana, lá pelo ano 300, DC - mil e cem anos antes da invenção de Guttemberg, já estava interessado em manipulá-la e usá-la como instrumento de manipulação de massas e de manutenção do poder.
De lá para cá, muita agua rolou por debaixo da ponte. O que Guttemberg editou, já estava consagrado a muito tempo. Pelo menos o texto principal.
O que as pessoas fazem hoje, (fizeram também no passado) não é reescrever o texto. É reinterpretar o texto, o que é outra coisa. É fazer o fiel "entender" (se é que se pode definir assim) o que interessa para os donos do poder, mesmo que contrarie o que se está escrito. É assim até hoje.
Muitos fiéis evangélicos forçam seus fieis a darem 10% dos seus ganhos, mesmo que a interpretação disto seja errônea.
Naquele tempo eles não tinham previdência social, impostos para a manutenção de Estado, etc. por isso precisavam dos 10%. Hoje, essa função cabe ao Estado, não aos chefes das 12 tribos de Israel. Cobrar esses 10% como uma das condições necessárias para ir para o Céu é que é pilantragem.
As Testemunhas de Jeová são contra a transfusão de sangue, interpretando à moda deles o " não beber sangue", que significa não matar ou se alimentar de sangue dos assassinados e não contra transfusões de sangue.
Como a maioria dos fiéis não lê porr.a nenhuma da Bíblia, qualquer groselha que o pastor disser que é verdade, o fiel toma como certo, isso em qualquer religião. Vamos nos explodir por justiça e amor a Alá e levar um monte de judeus junto? (o Alcoorão não prega isso) - mas o "trouxa" vai lá e faz.
Esse é um Grande Problema.
Um dos melhores instrumentos para combater os excessos da Bíblia é a própria Biblia, que com todos os contras, ainda é muito melhor que 99,9% dos seus pilantras representantes.
2006-11-20 08:29:44
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋