English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pq mesmo sem sabermos o que temos sempre tem alguém que diz , se por exemplo tu tá com uma micose, vem alguém e diz: ah isso é vírus, uma bactéria, um fungo. Os fungos são os mais falados, mas o que diferencia um do outro?

2006-11-18 13:00:14 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Biologia

7 respostas

*Fungos: por exemplo, os que aparecem, аs vezes, sobre a superfície do pгo ou do queijo. Algumas vezes, os fungos são usados de forma voluntária para produzir alguma característica de sabor ou aroma apreciado do ponto de vista gastronômico, como o caso do queijo Camembert

* Vírus: a diferença entre os vírus e as bactérias é que os primeiros não crescem nos alimentos, apenas os usam como transporte. Para crescer e multiplicar, os vírus precisam de uma célula viva. Assim, uma pessoa pode ingerir um alimento que esteja contaminado e, em seguida, o organismo dessa pessoa, será o meio propício para que o vírus se desenvolva.


*Bactéria é um organismo unicelular, procarionte, que pode ser encontrado na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino monera. Microrganismo constituído somente por uma célula sem um verdadeiro núcleo celular nem organelos membranosos. Apesar de algumas bactérias não causarem doenças, e serem usadas na indústria alimentícia na elaboração de certos alimentos, como o iogurte, leite fermentado, etc, a maiorias dos casos de intoxicação alimentares são causados por bactérias ou pelas toxinas que elas liberam.

Espero ter ajudado....

2006-11-19 04:34:27 · answer #1 · answered by Joicedijo 4 · 0 1

Os vírus São seres acelulares, se reproduzem apenas dentro das celulas vivas, sendo, portanto parasitas-intra celulares obrigatórios, não apresentado metabolismo próprio.

As bactérias possuem uma estrutura simples e usam os mais variados tipos de nutrição. Medem menos de 1 mm.

Os fungos são todos heterótrofos, saprófitas, ou parasitas, ou ainda simbiônticos. São lêvedos, bolores, cogumelos, orelhas-de-pau e champignons.

Uma diferença bem visível é que as bactérias São seres procariontes e pertencem ao Reino Monera, enquanto os fungos são eucariontes, heterotrofos, multi-celulares, e não possuem tecidos verdadeiros e pertencem ao Reino Fungi.

E quanto aos vírus, eles não fazem parte de nenhum dos Reinos existentes. Eles não pertencem a nenhum dos Reino pq os Reinos classificam os seres procariontes e eucariontes e os vírus São seres acelulares.

2006-11-18 13:30:42 · answer #2 · answered by HY_FLY 2 · 2 1

Assim
Os fungos são eucariontes(eles tem o núcleo envolvido por uma membrana)
Eles apresentam umas estruturas chamadas hifas,que formam uma massa chamada micélio,por isso são diferentes das bactérias,que são procariontes(o nucleo delas ta misturado no meio da célula) e unicelulares,são uma célula só.

Quando a gente fala de micose,sempre vai ser fungo,pq MICO vem de fungo.
E os vírus são estruturas beeeeeeeeeeeem menores que as bactérias,tanto é que em microscópio normal a gente não enxerga os virus.

Normalmente a gente define uma doença pelos seus sintomas,e aí a gente já pode dizer com um pouco de certeza o que a pessoa tem e o que causa aquilo =]
Mais sempre que for micose é fungo!

2006-11-19 06:27:51 · answer #3 · answered by Luaazinha! 2 · 0 0

Eu estudei um pouco disso e vou falar o q eu sei, naum vou copiar de nada da internet, ok...
Virus: São os unicos seres vivoc acelulares, ou seja, nao contem celululas, ele é um parasita obrigatorio, pois precisa estar dentro de um ser vivo para poder reproduzir-se...

Bacterias: Bactéria é um organismo unicelular, procarionte, que pode ser encontrado na forma isolada ou em colônias.Microrganismo constituído somente por uma célula sem um verdadeiro núcleo celular nem organelos membranosos.

Fungos: Eu esuqci o q sao os fungos... rsrsrs, qdo lembrar eu te falo...

2006-11-19 01:15:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Vírus - são seres vivos, sem classe morfológica, que promovem doenças ( viroses). Contêm DNA ou RNA dentro de uma cápsula protéica.
Bactérias - São seres vivos, com classe morfológica, que promovem ou não doenças. Podem ter vários formatos.
Fungos - são vegetais, benignos ou malignos, promovedores ou não de doenças. Fungos promovem alergias

2006-11-18 23:41:55 · answer #5 · answered by elisamakai 5 · 1 1

Diferença de reino!!
o fungo faz parte do reino FUNGI
As bacterias fazem parte do reino MONERA se eu naum me engano
e os virus sao um rolo!! mtos acreditam q os virus naum sao vivos, pois para identificar um ser vivo ele deve possuir celulas, coisa que os virus naum tem! entaum ele eh um caso a parte e naum é classificado como um ser vivo!!

2006-11-18 15:31:11 · answer #6 · answered by bruno_ccdc 3 · 0 0

Bactéria é um organismo unicelular, procarionte, que pode ser encontrado na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino monera. Microrganismo constituído somente por uma célula sem um verdadeiro núcleo celular nem organelos membranosos.

Descobertas por Anton van Leeuwenhoek em 1683, as bactérias foram incialmente classificadas entre as plantas; em 1894, Ernst Haeckel incluiu-as no reino Protista e actualmente as bactérias compõem um dos três domínios do sistema de classificação cladístico. Vulgarmente, utiliza-se o termo "bactéria" para designar também as archaebactérias, que actualmente constituem um domínio separado. As cianobactérias (as "algas azuis") são consideradas dentro do domínio Bactéria.

As bactérias são normalmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas ao microscópio electrônico), com dimensões máximas tipicamente da ordem dos 0,5 a 5 micrómetros. Uma excepção é uma bactéria (Epulopiscium fishelsoni) isolada no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2 e 0,7 mm.

O estudo dos diferentes microrganismos, tais como bactérias, fungos, vírus e parasitas, é da responsabilidade da Microbiologia.




Os fungos são um vasto grupo de organismos classificados como um Reino pertencente ao Domínio Eukaryota. Estão incluídos neste grupo organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Foram já descritas umas 70.000 espécies, mas talvez existam até 1,5 milhões de espécies, sendo que a maioria ainda está a ser identificada e descrita pelos micologistas (Hawksworth, 1991; Hawksworth et al., 1995). O Reino Fungi sofreu mudanças substanciais no arranjo dos vários taxa nas últimas décadas, especialmente a partir do momento em que técnicas para comparar características bioquímicas (tais como RNA ribossômico e DNA) se foram tornando mais sofisticadas. A filogenia apresentada aqui segue a de Bruns et al. (1991, 1993) para os Eumycota (fungos verdadeiros) e reconhece quatro divisões: os Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota.

Os fungos ocorrem em todos os ambientes do planeta e incluem importantes decompositores e parasitas. Fungos parasitas infectam animais, incluindo humanos, outros mamíferos, pássaros e insectos, com resultados variando de uma suave comichão à morte. Outros fungos parasitas infectam plantas, causando doenças como o apodrecimento de troncos e aumentando o risco de queda das árvores. A grande maioria das plantas vasculares têm associações simbióticas com fungos, a nível da raiz, ao que se dá o nome de micorrizas. Esta associação ajuda as raízes na absorção de água e nutrientes.

Alguns fungos, tais como: Shiitake, Porto Bello, Champignon, shimeji, Maitake e Mexican Corn Smut, são utilizados como alimento; outros são extremamente venenosos.




Vírus é um micro-organismo que pode infectar outros organismos biológicos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (bactérias e cianofíceas). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA) cercada por alguma forma de cápsula protetora consistente de proteína, ou proteína e lipídio. Das 1.739.600 espécies de seres vivos, os vírus representam 3.600 espécies.

O primeiro vírus a ser descoberto foi o do "mosaico do tabaco", após os trabalhos de Dimitri Ivanovski e de Martinus Beijerinck.

2006-11-18 13:12:44 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers