English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

axo importante cada um de nós olharmos pra dentro de si, pra
podermos avaliar como somos. É nos conhecer pra poder avaliar nossos erros, nossos preconceitos, enfim tudo aquilo
que a gente acha que nos incomoda ao nosso redor.

2006-11-18 08:00:57 · answer #1 · answered by aninha 6 · 1 0

Não é máxima, essa frase faz parte da filosofia Socrática ( de Sócrates, O Filósofo).

"Conhece-te a ti mesmo" significa que o conhecimento, a sabedoria está dentro do homem e não fora dele. A resposta a todas as perguntas do homem está nele mesmo, na sua alma...

Leia um pouco sobre a filosofia Socrática e descobrirá muito mais sobre o pensamento desse filósofo. Aqui na Internet muita coisa sobre ele.

2006-11-18 08:15:22 · answer #2 · answered by Adilson D 1 · 2 0

acho que a importacia esta contida no fato de fazermos um autoreflexão...conhecendo-nos...independente de fatos...

2006-11-19 06:53:11 · answer #3 · answered by Pennylane 1 · 1 0

É importante demais para todos nós.
Não há felicidade, alegria, equilíbrio, bom relacionamento entre(parceiro, conjuges, pai, mãe, irmãos, amigos,etcc..)quando não procuramos entender a nós mesmos, isso é, procura entender nosso EU Interior, nosso EGO.. Procurar saber e confidenciar-nos para nós mesmos ( diante de um espelho) por exemplo: quais são nossos medos, desejos, nossos pensamentos - mesmo àqueles nem tão bons assim - , o que pretendemos e desejamos SER, TER, quais os valores morais/intelectuais e espirituais pretendemos adquirir e consolidar em nós.
Que sentimentos mais prevalecem em nós: raiva ou perdão;
Amor ou ódio; inveja ou despreendimento; orgulho ou humildade; sexo com afeto ou sexo carnal, etc.....
Quando temos preguiça para fazer essa análise conosco diante de nós mesmos , não sabemos ao certo quem somos e nem o que queremos e daí dificilmente teremos nossa parcela de felicidade pois estaremos navegando no barco na ilusão da vida diante das coisas e pior ainda diante das pessoas.Estaremos sempre buscando alguém para que nos faça feliz em vez de entender que precisamos ser felizes para fazer outras pessoas também felizes. Temos que entender que "Ninguém nos faz feliz ou infeliz sem o nosso consentimento".
Não devemos procurar a outra metade, ou a cara metade como dizemos, pois se assim fizer estamos nos declarando uma pessoa partida ao meio que procura outra metade para se completar??? Se você está partida ao meio então como poderá se doar, ser e fazer outra pessoa feliz, se não se considera uma pessoa INTEIRA.Você então é só metade e jamais será feliz, alegre, terá sonhos realista em vez de sonhos irreais/iludidos fora de seu alcance normal.Criará assim expectativas, frustações, depressões, angustias e achará as pessoas vazias, tristes, enjoadas, falsas,etc...
Um abração pró cê.

2006-11-19 00:56:30 · answer #4 · answered by Ambiental 5 · 1 0

Pq so sei que nada sei.

2006-11-18 19:28:48 · answer #5 · answered by Nilde M 3 · 1 0

Rita vou lhe dizer uma um pouco mais profunda, que é "Para conheceres o mundo não precisas sair do seu próprio quarto".
Um abraço

2006-11-18 12:39:47 · answer #6 · answered by filosofo 6 · 1 0

Essa é uma máxima de profunda sabedoria, pois, frequentemente nos vemos a julgar e avaliar as pessoas e na maioria das vezes usamos um crivo muito pesado que nem nós mesmos conseguiríamos atravessar.
Conhecendo-nos a fundo poderíamos ser mais justos e não entraríamos emdisputas nas quais sairíamos derrotados por simples arrogância.

2006-11-18 09:56:39 · answer #7 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

má.xi.ma
(ss), s. f. 1. Axioma, conceito. 2. Sentença moral. 3. Princípio geralmente admitido em qualquer arte ou ciência. 4. Nota musical, com o valor de oito semibreves.
Queria saber por que deixa de ser uma máxima, se esta dentro do contexto acima?
Quando nos conhecemos a fundo, passamos a sentir o que os semelhantes provam, o que pretendemos para nós, é o que desejam nosso próximo.
"Esta renovada forma de perspectivar a prática pedagógica decorre de vários condicionalismos sociais, políticos, culturais e econômicos do nosso tempo. E é neste nosso tempo que, à luz de semelhante alteração pedagógico-educativa, ganha renovado sentido a velha (máxima) socrática "conhece-te a ti mesmo". (Entre aspas pertence a fonte).
Um forte abraço.

2006-11-18 08:53:17 · answer #8 · answered by RuyLFreitas 7 · 1 0

A máxima é o seguinte: As pessoas falam mal, criticam, ofendem, colocam em evidência todo o seu arsenal de discriminações contra pessoas de outra raça (japonês, negro, judeu, etc) , no cotidiano contra pessoas com dificuldade em aprender (burro), contra os gordinhos (baleia, etc), contra nordestinos (cabeça chata), contra pobres, contra torcedores de outros clubes, e outros adjetivos colocados a pessoas, fazendo fluir até mesmo sem perceber os seus medos e costumes que talvez estejam reprimidos por muitos fatores que a sociedade e a familia incutiu na formação do caráter dos seus membros.

Todos nós conscientes ou inconscientemente, somos assim, falamos dos nossos semelhantes, mas não olhamos para nós mesmo.,ou melhor não nos conhecemos, não sabemos que reação teremos diante de um fato ou necessidade.

2006-11-18 08:31:31 · answer #9 · answered by FTeles 5 · 1 0

Rita:

É auto-conhecer-se, o conhecimento de si mesmo diante da várias circunstâncias da vida no proceder, muitas vezes afirmamos que agimos de tal forma, mas ao se deparar com uma determinada situação provamos que não agimos como afirmamos, porém quando estamos verdadeiramente conscientes do nosso EU, sabemos exatamente como agimos ao ponte de provarmos com atitudes diante das oportunidades diversas.

A importância é fundamental, ter como referencia a melhoria, ou seja melhorar-se sempre.

Bjs,um abraço.

Carlos

2006-11-18 08:29:04 · answer #10 · answered by Carlos A 3 · 1 0

Porque conhecendo muito bem a nós mesmos, o que na minha opinião acontece só com raríssimas pessoas, deixamos de julgar os outros, e passamos a escutar mais do que falar.

2006-11-18 08:12:06 · answer #11 · answered by bruxa 1 · 1 0

fedest.com, questions and answers